Estudar online: 5 dicas para ser mais produtivo no estudo a distância

A pandemia de coronavírus fez com que as aulas fossem suspensas na maior parte do Brasil. Se em algumas instituições a decisão foi por esperar até que a situação se normalize para retomar os estudos, em outras a adoção do ensino a distância foi a solução encontrada para que as aulas não parem.

Embora a modalidade EAD esteja presente na vida de um número cada vez maior de pessoas, para muitos estudar em casa e online ainda é uma novidade. Por isso, é natural que em um primeiro momento surjam algumas dificuldades de adaptação e até mesmo a produtividade caia.

Felizmente, tudo é uma questão de hábito e há como contornar esse problema. Neste artigo, apresentamos cinco dicas que podem ajudá-lo a se tornar mais produtivo quando se trata de estudar a distância.

1. Prepare um ambiente adequado para o estudo

Por que conseguimos estudar em uma biblioteca ou sala de aula e não conseguimos em casa? Simples, grande parte disso se deve à quantidade de distrações que a nossa residência oferece. Em home office, é muito fácil se deixar levar pela TV ligada, pelos jogos no PC ou pelo sofá convidativo para uma soneca no meio da tarde.

A solução é preparar o ambiente para o estudo. Tenha um conjunto de mesa e cadeira confortáveis, desligue as distrações e estude em um ambiente bem iluminado e arejado. Se possível, coloque fone de ouvido para minimizar ruídos ou ouça música instrumental para não se distrair com as letras.

2. Estabeleça uma rotina

Embora o ensino a distância presuma que você pode estudar em qualquer horário e em qualquer lugar, estabelecer uma rotina é fundamental para se tornar mais produtivo. Quando você estuda sempre no mesmo local e no mesmo horário, cria um hábito e torna mais fácil a adaptação da sua rotina e do seu organismo a essa atividade.

Portanto, disciplina é palavra-chave para quem estuda online. A partir de um horário definido, avise os seus amigos e familiares que não quer ser incomodado naquele intervalo de tempo. Ainda, desligue o celular ou qualquer outro dispositivo que não será utilizado durante as aulas. Tenha foco no limite de horas estabelecido.

3. Pomodoro: use técnicas de estudo e concentração

A técnica Pomodoro, criada nos anos 80, é uma metodologia na qual se cria pequenos períodos de estudo, com intervalos, para tornar a aprendizagem mais produtiva. Por exemplo, em um período de duas horas, estabeleça que para cada 25 minutos de estudo você fará uma pausa de cinco minutos.

Quando estudamos mais do que 30 minutos tendemos a perder a concentração com facilidade. Por isso, as pausas permitem que retomemos o fôlego antes de continuar, mantendo um nível de concentração mais alto. Aplicativos gratuitos como o Be Focused e o Tomato Timer podem ser de grande valor para esse tipo de controle. 

4. Realize atividades práticas

Assistir às aulas e ler os livros é fundamental para adquirir conhecimento. Entretanto, a melhor maneira de fixar o conteúdo é se colocando à prova, por meio de exercícios. As metodologias de ensino online privilegiam a realização de atividades como uma forma de desenvolver o conhecimento, mas muitos deixam esse aspecto em segundo plano, o que é um erro.

Independentemente da matéria que estiver sendo estudada, faça simulados, responda questões ou escreva resumos sobre o tema. É somente quando aplicamos o conhecimento que notamos uma melhora significativa na fixação daquilo que foi exposto através de outros métodos. Use canetas coloridas para fazer anotações e aproveite o contraste entre as cores para criar uma memória visual.

5. Não se isole: estabeleça contato

Por último, mas não menos importante, lembre-se que embora a dedicação aos estudos online seja uma tarefa predominantemente solitária, você não está sozinho. Não fique com dúvidas e faça todas as perguntas que desejar ao professor. Interaja com os colegas em fóruns de discussão e chats, se houver.

Por fim, não se limite ao material fornecido pela instituição de ensino. Busque conteúdos complementares em outras fontes, como livros e sites especializados, e amplie seus conhecimentos. Lembre-se que as aulas e a bibliografia recomendada são apenas um ponto de partida e uma referência para as avaliações.