Como lidar com a ansiedade no período de volta às aulas?

A ansiedade na volta às aulas é um sintoma característico que afeta muitas famílias. De um lado, estudantes que precisam dormir mais cedo e dividir as brincadeiras com os estudos e de outro pais que passam a ter a sua agenda diária ainda mais apertada sentem as mudanças.

Entretanto, passar por esse período sem sustos ou de forma mais tranquila é possível. As adaptações na rotina não devem ser deixadas para a última hora. Programe-se para que, pelo menos duas semanas antes, você e seus filhos possam estar prontos para o recomeço do ano letivo.

Como lidar com crianças pequenas

Se você é pai de crianças que vão começar agora a ir para a escola ou ainda que estão em seus primeiros anos de ensino, é possível que a ansiedade deles seja um pouco maior. No primeiro caso, a angústia e ansiedade são maiores por parte dos pais nos dias que antecedem o início das aulas.

Acostumados a terem seus filhos sempre por perto, a sensação de ficar longe deles durante boa parte do dia certamente não é das melhores. Ajuda bastante conhecer melhor o ambiente no qual a criança ficará. Opte por escolas cuja infraestrutura seja adequada e com funcionários que inspirem confiança.

Nos dias que antecedem o início das aulas você também pode visitar o local para conhecer mais detalhes e se sentir mais familiarizado. Isso o ajudará a entender que esse nada mais é do que um processo natural e que não há motivos para sofrimento.

Já do ponto de vista das crianças, a ansiedade se manifesta de forma mais intensa na primeira semana. Após os primeiros dias de aula, a criança compreende que ficar longe dos pais por um período todos os dias passará a fazer parte da sua rotina. A ansiedade se dissipará à medida que ela perceber que a escola é um ambiente agradável e divertido, mas você precisa estar à disposição para conversar com ela e tirar suas dúvidas especialmente nos primeiros dias.

Volta às aulas e fim da rotina de férias

Depois que as crianças crescem, ficar longe dos pais por um tempo na escola deixa de ser um problema. Porém, a ansiedade se revela especialmente por conta das mudanças na rotina das férias. Em geral, no período sem aulas a alimentação é menos regrada, tanto em qualidade quanto em horários. Além disso, a criança dorme e acorda mais tarde.

Por essa razão, é importante estabelecer uma nova rotina que possa ir se adaptando gradativamente à medida que a volta às aulas se aproxima. Nas duas semanas anteriores, observe os horários de almoço, de jantar, de dormir e de acordar. Separe ainda o material escolar do ano letivo, organizando os itens junto com eles.

As mudanças na rotina também devem ser incorporadas ao dia a dia dos pais. Aqueles que levam os filhos à escola antes do trabalho, por exemplo, também terão que se programar para acordar mais cedo. Já os que se programam para buscá-los na hora do almoço ou no fim do dia devem negociar com seus chefes horários mais flexíveis para que não sejam prejudicados no trabalho. 

Diálogo é sempre o melhor caminho

Independentemente da faixa etária do seu filho, o diálogo é sempre o melhor caminho. Antes do início das aulas e essencialmente nas duas primeiras semanas, converse com ele todos os dias sobre a rotina na escola. Tente compreender as coisas que ele gosta, as coisas que não gosta e por quais motivos ele pensa assim.

Algumas crianças se sentem inibidas nos primeiros dias de aula e essa ansiedade impacta negativamente tanto no rendimento escolar quanto no cotidiano. Sem a devida orientação ou aconselhamento elas podem ficar mais agressivas ou irritadas. As escolas costumam contar com profissionais preparados para identificar esses quadros, mas é papel dos pais compreender o que está acontecendo e dialogar.

Ajustes precisarão ser feitos na rotina de todos, é claro, mas lembre-se que sempre é mais difícil para as crianças compreenderem os motivos por trás de cada uma das escolhas. Esteja presente para justificar as regras e para fazer com que elas compreendam o lado bom da fase da vida que estão vivendo.

Fonte(s): Carta Capital, Canção Nova, Psicologias do Brasil e Exame.