Como cuidar do material escolar para durar mais tempo

Embora as listas de material escolar mudem de um ano para outro, em geral há muitos itens que se repetem. Assim, aqueles que sabem como cuidar do material escolar levam uma ligeira vantagem, pois economizam com itens que podem ser reaproveitados nos anos seguintes.

No entanto, esse é um cuidado que deve ser ensinado aos seus filhos – afinal, são eles que irão manusear os produtos no dia a dia. Quando falamos de itens menores, como uma caneta ou uma borracha, pode ser que a economia seja pouco significativa, mas certos materiais, como compasso, colas coloridas ou coisas do gênero podem sim representar uma redução nas despesas se forem bem cuidados.

1. Converse com os seus filhos

Como já mencionamos, por mais que você saiba o que fazer para que o material escolar dure mais, são os seus filhos que vão utilizá-los no dia a dia. Portanto, é com eles que você deve conversar e explicar como fazer um bom uso dos produtos. Mostrar o valor de cada item, comparando-os com brinquedos, por exemplo, é uma ótima maneira de fazê-los compreender a importância de não desperdiçar.

Além disso, você pode recorrer aos danos ao meio ambiente causados pelo descarte de materiais ainda em condições de uso – as peças plásticas demoram mais para se decompor na natureza. Transforme esse momento em uma oportunidade para dar a eles uma lição da qual eles se lembrarão por toda a vida.

2. Faça uma lista de cuidados que devem ser tomados

Alguns cuidados extras podem fazer com que os seus materiais durem mais. Por exemplo, lavar as mãos antes de manusear livros e cadernos faz com que eles fiquem menos sujos. Usar os dois lados das folhas também evita o gasto desnecessário de papel. Guardar os cadernos na mochila sempre fechados ajuda a mantê-los conservados por mais tempo.

A inclusão de um estojo dentro da mala também ajuda. Guarde canetas, lápis, lapiseiras e borrachas dentro dele e evite que esses itens fiquem soltos ou perdidos dentro da mochila. Por fim, prefira uma mochila do tipo impermeável. Em dias de chuva, seus materiais ficarão protegidos e não estragarão com facilidade.

3. Encape livros, cadernos e dicionários

Outra medida que ajuda bastante na conservação dos materiais escolares é encapar livros, cadernos e dicionários. Antigamente, as escolas costumavam exigir que os alunos fizessem isso, de forma que os materiais ficassem esteticamente mais bonitos. Com o tempo, esse pedido foi caindo em desuso, mas seu princípio permanece sendo interessante.

Você pode envolver os seus filhos nessa tarefa e eles poderão aprender uma nova habilidade manual. Usando papel autoadesivo transparente, você verá que materiais encapados duram muito mais. No caso dos livros, quando eles não tiverem mais uso poderão ser vendidos ou doados para outros alunos.

4. Mantenha os itens organizados dentro da mochila

Por mais que os seus filhos cuidem dos materiais escolares, quando eles são colocados dentro da mochila estão sujeitos às sacudidas naturais do dia a dia. Se eles não estiverem bem acondicionados, podem se estragar com mais facilidade. Evitar que isso aconteça é bastante simples.

Crie uma lógica de organização dos itens e procure mantê-la sempre que for guardar os materiais. Livros e cadernos devem seguir uma ordem específica e os bolsos laterais também devem ser utilizados. Evite carregar pesos desnecessários e faça a limpeza interna da mochila pelo menos uma vez a cada 15 dias.

5. Crie um espaço próprio para a criança estudar

Por fim, outra dica que ajuda bastante na organização é criar um espaço próprio para a criança estudar. Muitos pais não se atentam a esse detalhe e os filhos acabam estudando na mesa da cozinha ou no sofá da sala. Isso faz com que os materiais escolares se espalhem pela casa, se percam e se desgastem.

É de suma importância que a criança se habitue a estudar em um local adequado. Mesa própria, cadeira compatível com o seu tamanho e boa iluminação. Esses fatores podem estimulá-la a passar mais tempo com estudando e auxiliam a solidificar bons hábitos de cuidados com os materiais e de estudo em casa.