Volta às aulas: como economizar na compra de material escolar

O início do ano letivo é quase sempre motivo de festa para os pequenos, mas, muitas vezes, se torna um momento de preocupação para os pais, afinal comprar os itens presentes nas listas de materiais escolares nem sempre é algo fácil e barato.

O cenário fica ainda mais complexo quando precisamos atentar para preferências e demandas específicas das crianças e dos adolescentes, por isso, para aulas presenciais e à distância, é recomendado sempre levar em consideração algumas dicas para que essa compra não pese tanto no bolso.

Tendo isso em mente, a pergunta que fica é: dá para economizar ainda mais na hora de comprar os materiais escolares? Sim, com certeza economizar mais é possível. Confira algumas dicas:

1. Verifique o que você já tem em casa

Esta, com certeza, é a dica número um na hora da economia, afinal, quando você já tem algum item ele simplesmente não precisa ser comprado. Confira, então, se produtos básicos como lápis, canetas, borrachas, tubos de cola, estojos e mochilas ainda estão em boas condições de uso e podem ser aproveitados. Deixar de gastar dinheiro com itens que não precisam ser comprados é sempre uma escolha inteligente.

2. Antes de ir às compras, faça uma lista

Quando você chega a uma loja, inclusive se ela for virtual, é interessante ter em mãos uma relação de tudo aquilo que é realmente necessário. Além disso, muitos pais optam por não levar os filhos no momento da compra, evitando assim adquirir itens por impulso ou em quantidades exageradas.

3. Não deixe para a última hora

Para garantir que você irá encontrar uma grande variedade de produtos e conseguir aproveitar melhor as promoções, é importante que você se planeje para realizar a compra da lista escolar com antecedência. Dessa forma, você evita filas e aglomerações nas lojas. Mas lembre-se: se você é uma pessoa que opta pela comodidade e praticidade no dia a dia, é possível garantir toda a lista de material escolar no site da Contabilista e receber os itens no conforto do seu lar!

4. Faça pesquisas de preço

Esta dica, embora seja batida, continua sendo muito importante. Produtos básicos, como cadernos, canetas, mochilas, fichários e lancheiras, têm valores diferentes conforme as lojas escolhidas, por isso é interessante que você compare preços antes de encher o carrinho. 

A Contabilista conta com uma categoria dedicada exclusivamente a materiais escolares, e tem o cuidado de preparar muitas promoções para o período de volta às aulas, garantindo os melhores preços ao consumidor e com condições facilitadas de pagamento.

5. Estabeleça um valor máximo para gasto

Quando você tem um valor máximo planejado, fica mais fácil não gastar além do necessário. Analise a sua situação financeira e estabeleça um limite realista para o seu orçamento – ater-se a ele é fundamental.

6. Busque livros em versão online ou em sebos

Dependendo do colégio onde seu filho estuda, é possível que a lista de material escolar tenha também alguns livros didáticos ou de literatura. Neste caso, é interessante buscar exemplares usados em sebos ou digitalizados, como uma alternativa ao livro novo.

7. Preserve os materiais

É importante que você ajude seu filho a cuidar bem de todos os materiais comprados para que eles não estraguem facilmente e durem um pouco mais. Nesse sentido, recomendamos encapar cadernos e livros, guardar réguas dentro de cadernos ou pastas, tampar bem canetas, canetinhas e tubos de cola etc.

8. Itens para aulas remotas

É muito comum, dependendo da instituição de ensino, que algumas aulas tenham atividades virtuais. Por isso, é interessante conversar com a escola do seu filho e ver se ele terá aulas remotas. 

Em alguns casos, os pais precisam providenciar produtos eletrônicos como celulares, tablets, calculadoras e computadores. Se essa for a situação, pesquise o valor desses itens com antecedência e opte por aparelhos resistentes e duradouros. 

Caso não seja possível comprar esses aparelhos, o ideal é buscar um esquema de revezamento com o que você já tem em casa, de modo que todos consigam assistir às aulas e fazer as atividades necessárias. 

Comprar materiais escolares pode ser um verdadeiro desafio, mas com as dicas acima você consegue planejar este momento com mais cuidado e optar por produtos com melhor custo-benefício, garantindo que a conta não extrapole seu orçamento e atendendo às preferências do seu filho em relação a marcas e temas.

Faça seu orçamento com a Contabilista e veja como nossos preços e condições estão de acordo com as suas necessidades. Temos uma variedade imensa de produtos, marcas e promoções. Você só tem a ganhar!