Como escolher o papel toalha ideal para a sua empresa?

Escolher e comprar os insumos para a higiene e limpeza de uma empresa nem sempre é uma tarefa fácil. Com muitas opções no mercado, o papel toalha é um dos itens que deve ser escolhido cuidadosamente para que se adeque às necessidades de cada negócio.

Além de trazer maior conforto, eficiência e agilidade na hora de secar as mãos ou limpar alguma sujeira, o uso do papel toalha traz outros benefícios que o fazem ser a melhor opção. Neste artigo, vamos conhecer mais sobre esse produto e quais critérios utilizar para adquirir a opção ideal para o seu estabelecimento.

Por que o papel toalha é a melhor opção?

O papel toalha é um dos itens mais utilizados por empresas e estabelecimentos comerciais, já que ele oferece muitas vantagens em relação a toalhas de pano ou secadores de ar.

Por ser descartável, o uso do papel toalha reduz drasticamente o contágio de bactérias, germes e vírus entre indivíduos. Estudos mostram que o uso do papel toalha é muito melhor neste quesito do que o próprio secador, que em muitos casos acaba aspirando todas as impurezas do ar e despejando-as em nossas mãos.

Além disso, o uso do papel toalha é muito mais prático e cômodo do que os demais itens. Não é nada legal precisar secar as mãos em uma toalha totalmente úmida, muito menos precisar ficar um tempo considerável esperando o secador secar as nossas mãos com aquele barulho alto. Em contrapartida, basta puxar um pedaço de papel toalha, e em poucos segundos, a higienização e secagem correta será feita. 

mulher usando papel toalha

Preço não é sinônimo de economia!

O preço não deve ser o ponto principal para a escolha do papel toalha, pois a qualidade e eficiência de uso do papel mais barato podem ser baixas, sendo necessário utilizar maior quantidade para a secagem das mãos. Dessa maneira, escolher um papel toalha com valor agregado maior, com mais qualidade e eficiência, pode significar maior rendimento e economia.

Mas por onde começar?

Além do preço, outros aspectos importantes devem ser considerados no momento de decisão de compra do papel toalha. Começando pelo segmento de atuação da sua empresa. Em alguns ramos específicos, existe uma legislação que estabelece padrões mínimos, por exemplo, em restaurantes é necessário que o papel seja produzido com fibras virgens, de acordo com RDC 216 da ANVISA

Tipos de papel toalha

Basicamente, há dois tipos de papel toalha no mercado, o interfolhado e o bobina. Vamos conhecer as diferenças entre esses produtos e qual deles se adequa ao seu modelo de negócio. 

Papel Toalha Interfolhado

É indicado para empresas de pequeno e médio porte, onde o fluxo de pessoas seja leve. As folhas individuais, quando associadas ao uso de dispenser são liberadas de forma gradativa, evitando múltiplo contato e proliferação de microrganismos. Ideal para consultórios, academias, escritórios e comércios. 

papel toalha interfolhado

Papel Toalha Bobina

É indicado para uso em locais com alto fluxo de pessoas ou consumo. O rendimento é proporcional ao poder de absorção e resistência. Não há necessidade de abastecimento constante e deve ser associado ao uso de dispenser. Ideal para indústrias, instituições de ensino, shoppings, supermercados e aeroportos.

papel toalha bobina

Quantidade de folhas

O papel toalha de folha simples é composto por apenas uma folha, sendo a opção mais barata do mercado. Porém, dependendo da gramatura, podem até causar prejuízo, pois muitas folhas serão necessárias para secar as mãos.

homem secando as mãos com papel toalha

Já o papel de folha dupla, por sua vez, possui duas camadas e é bem mais resistente que o de folha simples. Essa é a opção mais escolhida pelas empresas, por apresentar um ótimo custo-benefício.

Considerado um produto mais premium, o papel de folha tripla costuma ser mais macio e proporciona alta absorção, reduzindo assim o consumo de folhas. É indicado para estabelecimentos que querem causar uma excelente impressão para seus clientes e funcionários.

Fibras virgens, celulósicas ou recicladas? Entenda a diferença!

Um papel toalha se distingue não somente pelo seu modelo ou quantidade de folhas, mas também pelo tipo de fibra usada em sua fabricação. As três mais comuns são:

  • Celulose Virgem: Fabricado com matéria prima virgem. Essa é a opção mais recomendada, pois esse papel tende a não esfarelar, ser mais resistente e apresentar uma qualidade melhor durante o uso.
  • Fibras Celulósicas: Feito com a apara que sobra na produção do papel de celulose virgem.
  • Fibras Recicladas: Feita com material que foi usado pelo menos uma vez em outro processo (seja apara das fibras celulósicas, folhas sulfites, revistas, jornais e outros materiais).

E atenção! A cor do papel geralmente está ligada à matéria-prima utilizada na fabricação. Por isso, as classificações “branco” se aplicam aos papéis produzidos com 100% fibras virgens, enquanto “creme” são feitos com papéis reciclados, que por sua vez, possuem uma qualidade inferior e tendem a esfarelar nas mãos com maior facilidade. 

mulher puxando papel toalha de qualidade do suporte

O que é gramatura?

Como mencionado anteriormente, outro ponto que merece atenção na hora de escolher qual papel toalha usar para a sua empresa é a gramatura. Basicamente, ela se refere a “grossura do papel”, sendo calculada pela sua espessura X densidade.

Vale ressaltar que a gramatura em si não determina a qualidade do papel. Produtos fabricados com 100% de celulose virgem podem trabalhar com gramaturas mais baixas devido à sua qualidade. Já os papéis reciclados, devido à falta de homogeneidade das aparas das quais se constituem, tendem a ter uma gramatura maior, para compensar a falta de resistência à absorção da água.

Agora que você já sabe tudo sobre papel toalha, ficou mais fácil decidir qual é a melhor opção para a sua empresa. Em nosso site, você encontra diversos modelos de papel toalha,dispensers e outros itens de higiene e limpeza de ótima qualidade. Se preferir, entre em contato por telefone ou WhatsApp com nossa equipe de consultores e solicite um orçamento: (41) 3330-8000.

Fonte(s): 

Dama Profissional, Guaira Clean e Higiclear.