Como fazer a limpeza do escritório?

Trabalhar em um escritório limpo e asseado pode garantir melhores condições para o desenvolvimento das atividades. Assim, independentemente de você trabalhar em um ambiente com muitas pessoas ou mesmo atuar em um home office, esse é um aspecto que de forma alguma deve ser negligenciado. Aprender a como fazer a limpeza do escritório corretamente é o primeiro passo.

Nesse artigo, vamos abordar algumas dicas que vão desde os conselhos mais simples – e talvez óbvios para alguns – até os pequenos detalhes que muitos deixam de lado, mas que com o passar do tempo podem causar uma impressão ruim. Levando as nossas dicas em consideração, certamente você vai trabalhar em um ambiente muito mais agradável.

Não descuide dos cantos

Quando a limpeza não é feita de forma eficiente, é fácil notar um certo ar de descuido. Um dos pontos onde isso é mais ressaltado é nos cantos. Ali, sem sombra de dúvidas, não é simples de se fazer a limpeza, mas isso não significa que esse é um trabalho que possa ser deixado de lado. Recomendamos que a limpeza nos cantos e em pontos menos acessíveis seja feita com a mesma frequência, pois quanto mais poeira se acumula, mais difícil fica para as próximas faxinas.

É bem possível que você vá precisar de itens especiais, como pincéis de limpeza, aspiradores de pó com bicos intercambiáveis e panos úmidos ou secos para conseguir deixar tudo brilhando. A dica é nunca deixar para depois: faça tudo com capricho em todas as vezes para garantir os melhores resultados.

Atenção às estações de trabalho

Qual é o local onde você vai passar a maior parte do seu tempo? Acertou se você respondeu "a sua mesa". Ela é o item mais essencial para o seu trabalho e, por conta disso, é o local em que você deve dar maior atenção. Uma mesa bagunçada, com papeis a serem jogados fora e com poeira, além de ser ruim para o trabalho, transmite a sensação de que você é uma pessoa desleixada.

Programe-se para fazer uma limpeza mais caprichada pelo menos uma vez a cada quinze dias. Isso significa tirar tudo de cima da mesa, passar um pano com álcool nela e reorganizar os itens. Mesas de madeira podem ainda receber uma aplicação de lustra-móveis. Em intervalos menores, tire o pó com um pano e pelo menos uma vez por semana cuide para reorganizar os itens.

Limpeza do computador: ela também é essencial

Algumas pessoas se assustam ao tentar limpar o computador por não saber ao certo como proceder. Porém, o acúmulo de poeira no teclado e nas saídas de ar é uma das causas mais frequentes de problemas nos produtos. Por isso, é importante que você saiba como limpar um PC até mesmo para aumentar a vida útil dele.

Para a tela, um pano com álcool isopropílico é a melhor escolha. Evite materiais abrasivos. No gabinete do PC, use uma aspirador portátil para sugar o excesso de poeira nas saídas de ar. Já no caso do teclado, desconecte-o do computador, sacuda-o e use o mesmo aspirador portátil para puxar poeiras ou restos de alimentos do meio das teclas.

Tapetes e carpetes: por que você precisa cuidar muito bem deles

O excesso de poeira é uma das principais causas de problemas respiratórios e muitas vezes podem resultar até mesmo em afastamentos do trabalho. Ambientes com tapetes e carpetes estão mais propensos a terem acúmulo de poeira do que locais com piso de alto tráfego e, por essa razão, a atenção deve ser redobrada na hora da limpeza.

O hábito de bater os tapetes muitas vezes é de pouca utilidade, uma vez que o que acontece é apenas o espalhamento da poeira. O ideal é que com uma certa frequência eles sejam mandados para uma lavanderia especializada. Já no caso do carpete, use a vassoura para soltar o pó e depois um aspirador de pó para sugar os excessos. Por fim, cortinas do tipo persiana também devem ser limpas, de preferência com um pano úmido.

Compre produtos de limpeza adequados

É importante que você leia atentamente o rótulo dos produtos de limpeza para descobrir se eles podem ou não ser usados no seu escritório. É comum vermos cadeiras, mesas e paredes danificadas por conta de uma escolha ruim do produto de limpeza. Evite produtos caseiros ou aqueles que tenham um cheiro muito forte.

Sempre que for fazer uma limpeza, abra bem as portas e as janelas para que haja ventilação. Por fim, tenha um espaço no seu escritório para guardar todos os itens. O mau acondicionamento pode fazer com que certos itens estraguem ou percam a sua eficácia. Além disso, esses utensílios devem ficar longe dos olhos dos visitantes. Conte com a Contabilista para adquirir produtos limpeza e segurança para seu escritório com um excelente custo/benefício!