Volta às aulas: 07 dicas para preparar seu filho para a rotina escolar

O período de férias está acabando, e com ele, um novo ano escolar irá iniciar. Apesar do retorno à escola simbolizar o encontro com professores, colegas e amigos, é comum que algumas crianças relutem em voltar para a rotina. Afina., quem não gosta de aproveitar as férias, não é mesmo? 

Esse ano trará ainda mais desafios. Apesar do mundo dar sinais de recuperação em relação a pandemia, cuidados ainda precisam ser tomados. Algumas escolas ensaiam a volta normal das aulas, enquanto outras ainda irão adotar o modelo híbrido, com rodízio de alunos.

Todas essas mudanças poderão afetar as crianças, que em alguns casos podem sofrer até mesmo com estresse e ansiedade. Para que isso não aconteça, é fundamental tomar algumas atitudes neste período pré volta às aulas. Por isso, separamos essas dicas que podem te ajudar a lidar com os seus filhos enquanto eles se preparam para a rotina escolar.  

 

1.     Saiba o que seus filhos estão sentindo

Seus filhos não veem a hora das aulas chegarem para poder reencontrar os amigos, ou estão tristes porque as férias estão acabando? É muito importante conseguir estabelecer uma boa comunicação com eles, para saber como eles estão se sentindo em relação às mudanças que estão por vir.

Você com certeza deve se lembrar de como era na sua época. Geralmente, há sempre um certo nível de expectativa e ansiedade em relação ao primeiro dia de aula. Busque tratar isso com os seus filhos, mostrando que eles sempre terão o apoio necessário da família.

 

2.     Converse com professores e funcionários da escola

Como a escola do seu filho está se preparando para a volta às aulas? Quais medidas estão sendo tomadas em relação a pandemia? Haverá mudanças em relação aos anos anteriores? Conseguir separar um tempo para conversar com os professores e demais funcionários é fundamental.

Dessa forma, você poderá ajudar o seu filho a se preparar melhor para o retorno, evitando que ele seja pego de surpresa por possíveis mudanças impostas pelo colégio.

 

3.     Enfatize os cuidados que devem ser tomados com a higiene

Apesar da volta à normalidade estar cada vez mais próxima, a pandemia ainda não acabou e medidas devem ser tomadas para se proteger contra o Covid-19. O uso de máscaras é obrigatório nas escolas, mas é importante ressaltar a importância do uso desse acessório com os seus filhos.

Além disso, disponibilize álcool em gel em pequenos frascos para que eles possam levar para a escola, além de incentivar o uso de outros cuidados de higiene, como lavar as mãos com frequência e evitar aglomerações, especialmente nos intervalos.

Isso é mais fácil de ser feito com os filhos que já são pré-adolescentes ou adolescentes. Agora, para as crianças pequenas, você terá que ter um maior jogo de cintura. Busque na internet vídeos interativos e músicas que incentivem os pequenos a se cuidar.

 

4.     Ajuste o horário de ir dormir  

Outro desafio que os pais enfrentam nos primeiros dias de aula de seus filhos é o de fazer eles acordarem no horário, especialmente quando a aula é de manhã. Por isso, incentive seus filhos a dormirem mais cedo nos dias que antecedem a volta às aulas. Além de evitar possíveis atrasos na hora de chegar no colégio, eles estarão mais dispostos e com maior foco nas aulas se tiverem uma boa e longa noite de sono.

 

5.     Organize o material escolar

Crianças no geral amam comprar material escolar, e você pode utilizar isso como uma forma de fazer seus filhos se animarem com a volta às aulas. Deixe que eles escolham quais lápis, canetas e cadernos eles desejam utilizar neste ano letivo, desde que isso esteja de acordo com o proposto pela escola, é claro.

Também é importante encontrar opções de boa qualidade de caibam no seu bolso. Como dica, recomendamos você dar uma olhada nos materiais escolares disponíveis em nosso site. Lá você encontrará ótimas opções para os seus filhos por um bom custo-benefício e ainda tem a possibilidade de parcelar em até 10x sem juros. Bacana, né?

 

6.     Fique atento aos sinais

Em alguns casos, as crianças podem não se sentir à vontade para explicar algumas situações ou sentimentos. Por isso, é preciso estar de olho nos sinais que os seus filhos estão dando em relação ao colégio.

Seu filho se anima para ir para a escola, ou fica muito triste e pede para faltar a aula? Ele não gosta de comentar sobre como foi a rotina no colégio? Está apresentando sinais de ansiedade, tristeza, medo ou raiva? 

Caso tenha percebido isso, busque conversar com o seu filho e com os responsáveis pelo colégio imediatamente.

 

7.     Não cobre tanto

Mudanças na rotina das crianças precisam ser feitas é será necessário prepará-los para a volta às aulas, mas cuidado para não exagerar nisso. Muita cobrança pode acabar aumentando a ansiedade e nível de estresse dos seus filhos.

O ideal é que o preparo seja feito de forma leve e se possível, divertida. Busque uma forma de fazer toda a preparação ser mais descontraída e use-a para se aproximar dos seus filhos.