Como ajudar seus filhos a serem produtivos no modelo de ensino híbrido

Parece já ter ficado para trás a época em que crianças, jovens e adultos precisavam sair de casa todos os dias para assistir às aulas em escolas e universidades. 

O ensino híbrido, que mudou a rotina de pais, professores e alunos, veio para ficar. Também conhecido como ensino semipresencial, ele mescla o modelo tradicional de educação (off-line), onde estudantes e mestres interagem presencialmente, com a mediação do processo de ensino-aprendizado sendo feita a partir do uso de tecnologias digitais (on-line).

Confira a seguir as vantagens e desvantagens desta metodologia de ensino para o aprendizado de seu filho.

Pontos positivos

Um dos ganhos que essa novidade traz ao aluno é o aumento da sua autonomia e engajamento. Isso ocorre porque nas aulas on-line a relação entre professor e estudante acontece de maneira mais natural e menos autoritária, com o profissional assumindo uma postura de facilitador entre o conteúdo e os aprendizes. 

Há também uma vantagem para crianças e jovens mais tímidos, que podem enviar dúvidas via chat e serem respondidos tanto pelo educador quanto pelos colegas. Isso aumenta o senso de coletividade, a colaboração e proporciona uma aprendizagem ativa na classe.

As aulas on-line permitem ainda que os professores planejem atividades reflexivas nas quais os alunos poderão mostrar o que aprenderam utilizando uma estratégia mais familiar com o uso de vídeos, podcasts e jogos. Isso representa o fim da medição do aprendizado exclusivamente através de provas escritas e apresentações orais. Dessa maneira, a criatividade é estimulada.

Por fim, outro ponto positivo é que os educadores podem dividir a turma em pequenos grupos a fim de identificar dificuldades individuais de aprendizado, considerando o ritmo e a maneira de aprender de cada um. Isso oportuniza um processo de ensino personalizado para cada turma.

Pontos que ainda podem ser desenvolvidos

Uma das desvantagens destacadas pelos alunos são os reduzidos momentos de interação com os colegas. Se no ensino tradicional o intervalo entre as aulas era o momento mais esperado justamente pela ampla oportunidade de contato interpessoal, no modelo híbrido o relacionamento se tornou mais distante e com menos possibilidades de troca. Desse modo, boa parte das experiências não curriculares, como a hora da brincadeira ou as conversas entre os grupos de melhores amigos, não têm espaço no dia a dia do estudante, o que traz prejuízos ao seu desenvolvimento social, emocional e motor. 

Além desse fator, é preciso lembrar que para que as aulas a distância funcionem, alunos e professores precisam ter à disposição internet estável e equipamentos como computadores, notebooks, tablets ou celulares que suportem os aplicativos ou plataformas de vídeo utilizados pela escola. Portanto, esse é mais um investimento que a família e a instituição de ensino precisam fazer ao implementarem esse modelo de educação.

Outro item muito importante para que as aulas on-line sejam um sucesso é a webcam. Um equipamento de qualidade, com áudio e vídeo funcionando perfeitamente aumenta a interação entre aluno e professor, fortalecendo o vínculo entre eles e facilitando o aprendizado. 

Mais um ponto desfavorável é que o ensino remoto demanda uma atenção muito focada do aluno, o que torna o processo de ensino-aprendizagem mais cansativo e deixa o nosso cérebro sobrecarregado, pois ele precisa constantemente assimilar as imagens 2D exibidas na tela do computador e convertê-las em figuras 3D a fim de entender o cenário e o contexto apresentado.

Por último, é importante citar que no caso da criança ou do jovem precisar compartilhar o mesmo espaço com o restante da família durante as aulas on-line ele corre o risco de não conseguir se concentrar de maneira adequada em virtude de ruídos ou interrupções, o que afeta sua atenção e capacidade de concentração.

Para evitar essa situação, o ideal é que seu filho tenha um local próprio para estudar. Uma mesa e uma cadeira adequadas evitam dores nas costas e no pescoço e ainda permitem que ele realize suas atividades com mais conforto. 

Confira em nosso site ou nas lojas físicas produtos que podem ajudar a potencializar os estudos em casa. São diversos itens com condições facilitadas!

Colaborando com o desempenho escolar do seu filho

Além de estar atento ao processo de aprendizagem do seu filho, verificando se existem dúvidas que ele precisará sanar com o professor na próxima aula, por exemplo, deve-se também observar as reações emocionais que ele apresenta. Falta de estímulo, preocupação, insegurança e agitação são sentimentos comuns em crianças e jovens durante a transição das aulas presenciais para o formato híbrido.

Para saber mais, confira mais algumas dicas:

1 – Organize-se!

Ajude seu filho a programar a rotina para os dias de ensino remoto, onde há mais tempo livre, mas também para os dias em que o ensino será presencial, exigindo o deslocamento até a escola. Para isso, estimule sua organização e o exercício da disciplina para seguir o plano traçado. E não esqueça de inserir na rotina dele momentos de lazer e descanso, que são importantes para a assimilação do conteúdo estudado. 

Se necessário, você pode montar um material onde ele possa anotar aquilo que precisa ser revisado, as dúvidas que surgiram, os exercícios e trabalhos que devem ser entregues e as matérias que possui mais dificuldade para se dedicar mais nos próximos dias.

2 – Estudar de manhã ou à tarde? 

Cada um de nós possui um horário de maior rendimento. Ajude seu filho a descobrir qual o horário ótimo dele. Para isso, estimule que ele estude em horários diferentes e note em qual deles apreendeu mais informações.

3 – Corpo são, mente sã, estudos em dia! 

Não esqueça de orientar seu filho a programar pequenas pausas quando ele for estudar por um longo período. A cada 1 hora é possível parar 20 minutos para escutar música, caminhar, assistir vídeos na internet ou distrair a mente e oxigenar o cérebro. Isso potencializa a memória!

A alimentação balanceada, exercícios físicos e o descanso são também fatores indispensáveis para quem quer se sair bem nos estudos. Por isso, não descuide da comida e do sono ao longo da semana.

4 – Seja curioso

Uma dica importante é orientar que seu filho busque informações sobre o tema que será tratado nas próximas aulas antes de elas acontecerem. Assim, ele poderá aproveitar esse momento de interação para sanar dúvidas com o professor.

O ensino híbrido é um desafio recente para a grande maioria dos pais. Por isso, atenção, paciência e carinho são indispensáveis para que crianças e jovens tenham um excelente desempenho escolar diante de tantas mudanças. É a hora de ser parceiro do seu filho e de vocês buscarem soluções juntos!