5 maneiras de se manter conectado e próximo dos amigos durante a pandemia

Não está sendo nada fácil lidar com o distanciamento social e com o longo período de quarentena que estamos enfrentando por conta da pandemia de coronavírus.

Porém, para aqueles que sempre fizeram questão de compartilhar qualquer momento, felizmente existem muitas ferramentas modernas que podem amenizar a saudade e tornar o período de isolamento um pouco mais divertido. Alguns recursos permitem simular uma vida compartilhada, mesmo sem sair de casa.

Aqui vão algumas soluções criativas às quais você pode recorrer para amenizar a saudade.

1. Netflix Party: juntos, porém separados

Assistir a filmes e séries juntos e poder comentar cada uma das cenas é algo complicado de se fazer quando as pessoas não estão no mesmo cômodo. Porém, é claro que alguém pensaria em uma solução para isso: uma extensão do Google Chrome chamada Netflix Party.

A ideia é simples: quando for começar a assistir um conteúdo no serviço de streaming, ative a extensão. Isso fará com que a exibição seja sincronizada com outra conta de usuário. Assim, mesmo em residências diferentes, ambos podem assistir ao mesmo tempo um filme ou série, deixando os comentários para o WhatsApp ou qualquer outro serviço de troca de mensagens.

2. Spotify Social Listening: ouvindo o mesmo som

Outro recurso similar, mas voltado para quem gosta de ouvir música é o Spotify Social Listening. Ele cria uma fila de reprodução de músicas e as compartilha com múltiplos usuários. Isso permite que um grupo de amigos tenha uma lista única de canções, podendo editar a playlist alterando a ordem ou incluindo novas músicas.

Ainda não é possível sincronizar o mesmo ponto da música para todos, como em uma rádio, mas essa é a experiência mais próxima de compartilhamento musical que você pode ter com as pessoas que estão distantes. Vale lembrar que é preciso ter contas separadas no Spotify para que o recurso funcione.

3. Faça videoconferências

As videoconferências se tornaram uma febre durante o período de quarentena e não é por acaso. Elas são a forma mais simples – e mais recomendada – de não perder o contato com os amigos, mesmo sem sair de casa. A boa notícia é que existem diversos serviços como esses, a maioria deles gratuitos.

Em um artigo anterior, falamos sobre 5 serviços e apps para fazer videoconferências online. A lista inclui o Zoom, o Google Meet, o Microsoft Teams e até mesmo o Facebook Messenger e o WhatsApp como alternativas para conversar em vídeo a distância. Cada um dos serviços tem limitações e características específicas.

4. Conheça quem são os seus vizinhos

Aqueles que moram em grandes cidades sabem que muitas vezes a correria do dia a dia não nos permite nem sequer conhecer os nossos vizinhos. A solução para isso pode estar em uma rede social: a Nextdoor. Ela permite que você conheça outros usuários cadastrados que morem próximos a você.

O serviço foi lançado em 2011 nos Estados Unidos e aos poucos vem sendo expandido para outros países. Quem sabe essa não seja a oportunidade de encontrar pessoas próximas que estejam precisando de ajuda ou mesmo de fazer novas amizades virtuais?

5. Grupos do Facebook: encontre pessoas com gostos similares

Por fim, uma última sugestão mais simples e prática pode ter passado despercebida para você durante esse período de quarentena: os grupos do Facebook. Eles são a forma mais simples de conectar pessoas com gostos similares em qualquer parte do mundo.

Basta pesquisar pelo termo desejado para se surpreender: há grupos sobre praticamente tudo. Ao encontrar um que seja do seu agrado, interaja com os participantes e aprenda ainda mais sobre os seus assuntos preferidos. Essa é realmente uma forma divertida de aproveitar a distância.