Planner: como usar para se organizar?

Os planners são uma ótima ferramenta de planejamento e produtividade, bastante úteis para quem deseja ter mais foco e organização no dia a dia. 

Por meio deles você poderá tirar os seus planos do papel, organizar tarefas e compromissos e até realizar o seu controle financeiro. Por isso, ao escolher o seu, não compre apenas pela capa, mas avalie o modelo que faz mais sentido para às suas necessidades e sua rotina. 

Que essa é uma ferramenta que transforma a vida de muitas pessoas, a gente já sabe. Por outro lado, muitas pessoas, mesmo adquirindo um planner, sentem dificuldade ao gerir tarefas e não sabem como se organizar. Assim, decidimos listar algumas dicas simples que podem te ajudar no planejamento da sua rotina.

Escreva tudo

A primeira grande dica antes de iniciar um planejamento é listar tudo o que você precisa ou deseja fazer. Não tenha medo! Liste suas metas, escreva as atividades que você precisa cumprir no dia a dia e agende seus compromissos. 

Quando escrevemos o que precisamos fazer, liberamos espaço na cabeça para se concentrar naquilo que realmente importa: a execução. Ou seja, colocando essa dica em prática, as chances de você cumprir os seus objetivos são maiores! 

Divida grandes tarefas em pequenas partes

Ao dividir uma grande tarefa em pequenas etapas, é possível visualizar o cenário como um todo e entender o volume de coisas que precisam ser programadas. Ao estabelecer uma meta anual, você pode dividi-la em objetivos mensais e tarefas em cada semana, por exemplo. 

Saiba quais são as suas prioridades

Após organizar seus objetivos mensais e definir as tarefas da semana, faça sua lista de atividades diárias por grau de prioridade: alta, média ou baixa. 

Para deixar seu planner mais visual, você pode escolher canetas coloridas ou marcadores para identificar as prioridades. Dessa maneira, você garante que o essencial vai ser feito primeiro. 

Valorize o seu tempo

Se você usar as noites de domingo para planejar a semana que está por vir, com certeza sua rotina passará a ser mais tranquila e descomplicada. Além de listar suas tarefas, você pode planejar as refeições da semana, por exemplo. Dessa forma, você não precisará ficar pensando no que irá preparar na hora da fome e economizará tempo indo ao mercado apenas uma vez.

Também é muito importante que em sua rotina você reserve um tempo para si mesmo, seja para assistir a sua série favorita, meditar, praticar exercícios ou fazer algo que você goste. Seu tempo é valioso e você merece aproveitá-lo da melhor forma possível! 

Evite distrações

Nós podemos até tentar, mas sabemos que não conseguimos fazer muitas coisas ao mesmo tempo. Ao iniciar o seu dia, esteja concentrado na sua lista. 

Quando começar uma tarefa, vá até o fim. Evite ficar indo e voltando entre uma atividade e outra e, se possível, deixe o celular de lado. Você vai perceber que estar concentrado torna o seu dia ainda mais produtivo. 

Marque o que já foi feito

É importante que o seu planner esteja com você a maior parte do tempo, em um local onde você possa consultá-lo várias vezes ao longo do dia. Se possível, mantenha-o aberto na semana atual e crie o hábito de marcar as atividades que já foram realizadas. 

Isso ajuda a manter o controle da organização, além de nos trazer a sensação de que estamos evoluindo com os nossos planos. Apesar de simples, é um detalhe pode fazer toda a diferença na sua rotina. 

Coloque sua criatividade em prática

Que tal deixar seu planner com a sua cara? Decore as páginas com adesivos ou washi tapes, cole fotos, desenhe... Use e abuse da sua criatividade! Assim como estar em um espaço agradável nos ajuda a ter energia para realizar os compromissos, ter um planner lindo e decorado também nos dá mais motivação para cumprir as tarefas. 

.....

Não importa o modelo de sua preferência, na Contabilista você encontra o planner ideal para a sua rotina e organização. Encontre na loja mais próxima de você ou compre pelo site e receba em casa