10 atividades para fazer com seu filho nas férias!

Férias são uma ótima oportunidade para aproveitar com a família, especialmente se você possui filhos pequenos. Durante o ano, é difícil encontrar muito tempo para que todos possam estar juntos e ter um bom tempo de comunhão.

O período de descanso é ótimo para relaxar, mas também pode ser usado para estreitar os laços com os seus pequenos. Sem falar que evita que eles fiquem entediados. Além de mantê-los ocupados, algumas atividades podem estimular o aprendizado e a descoberta de novos talentos.

Pensando nisso, preparamos este artigo contendo sugestões de quais atividades fazer com os seus filhos neste período de férias.

1. Cozinhar

Que tal unir uma atividade divertida com algo que precisa ser feito todos os dias? Inclua seus filhos no preparo das refeições das suas férias. Você pode pedir a ajuda deles na separação e preparo de ingredientes, desde que isso não coloque em risco a segurança deles, é claro. Com toda certeza eles vão se sentir importantes e terão curiosidade em realizar essas novas tarefas.

Você pode usar a sua imaginação e criatividade, e brincar com eles de restaurante. Também vale a pena preparar pratos temáticos, ou então os alimentos que eles mais gostam.

2. Desenhos e pinturas

Quase toda criança gosta de desenhar e de pintar, especialmente na companhia de outras pessoas. Um benefício desta opção é o seu baixo custo. É necessário apenas alguns papéis, tinta para pintura ou canetinhas e lápis de cor e pronto, está feita a diversão!

3. Noite de filmes

Com a popularização dos serviços de streaming, é possível fazer uma “sessão de cinema” em casa. Apague as luzes, faça uma pipoca e veja com as crianças algum filme que eles gostem. Apesar de não ser a mesma experiência do cinema, seus filhos vão gostar de ter esse momento em família.

4. Desfile 

Incentive as crianças a caprichar nos figurinos, e entre junto na brincadeira. Tente criar trajes temáticos, como faroeste, super heróis ou anos 80. Também capriche na maquiagem e nos penteados, para deixar o dia ainda mais divertido.

5. Volte a ser criança

Esconde-esconde, pega-pega, amarelinha, pipa, bolinha de gude, futebol de botão. Aposto que você gostava de fazer essas brincadeiras quando era mais jovem. Que tal apresentá-las para os seus filhos? Além de ver eles se divertirem de forma simples, você pode voltar a ser criança ao realizar essas e outras brincadeiras que marcaram a sua infância.

6. Jardinagem e plantação

A jardinagem é uma das formas de estimular o contato com a natureza, aprender sobre os ciclos de vida das plantas e promover a consciência ambiental. Em jardins ou hortas, você pode ensinar as crianças a preparar os vasos ou canteiros para o plantio, adubar o solo, semear e acompanhar o crescimento das plantas ou alimentos e até mesmo a fase de colheita. 

7. Organize o quarto

Limpar e organizar o quarto não é uma tarefa muito divertida, mas pode dar aos seus filhos um maior senso de responsabilidade sobre as suas coisas. Além disso, é importante verificar quais são os itens, brinquedos e roupas que eles não usam mais, e separá-los para doação. Assim, é possível ensiná-los na prática a ajudar o próximo e serem mais altruístas.

8. Acampe dentro de casa

Um acampamento dentro de casa é uma ótima opção para viver uma “aventura” com os seus filhos, especialmente se sua casa tiver um quintal ou jardim. Sendo possível, faça as comidas na sua churrasqueira, para simular um acampamento como os dos filmes.

Caso sua casa não tenha tanto espaço, use sacos de dormir na sala, ou então monte uma cabana com cadeiras e lençóis. O que vale é se divertir com os filhos.

9. Peças de teatro

Que tal fazer uma atividade divertida que pode aguçar ainda mais a criatividade e imaginação das crianças? Realizar uma peça de teatro é ótimo para dar boas risadas, e ainda estimula seus filhos a aprenderem mais sobre cultura e oratório. Quem sabe um talento ou uma paixão artística não é descoberta?

10.  Leitura e criação de histórias

Outra ótima dica para estimular a inteligência dos seus filhos é separar um tempo para leitura e criação de histórias. Escolha assuntos que eles gostem, e leia com eles. Caso eles já sabem escrever, busque incentivar eles a criarem suas próprias narrativas. Além de ser divertido, isso irá deixá-los mais inteligentes e preparados para a volta às aulas.

E quando as férias acabarem?

Antes disso acontecer, é necessário preparar os filhos para um novo ano escolar. Nesse sentido, a compra da lista de material escolar é essencial para iniciar o novo ano letivo com tudo! E que tal contar com um bom auxílio nesse momento? Acesse o nosso site e garanta toda a lista de material escolar em um só lugar, com possibilidade de parcelamento de até 10x sem juros!