O que é um planner? Descubra para que serve e por que você deveria usar

Você sabe o que é um planner? É bem provável que você já os tenha visto por aí, mas não deve estar associando o nome ao produto. Os planners, no passado, eram conhecidos como cadernos de planejamento, mas o nome na versão em inglês acabou ganhando maior destaque.

Nos últimos anos, esse item vem ganhando destaque novamente junto ao público. Hoje, muitas pessoas migraram para as agendas digitais, mas ainda há quem não abra mão de ter um companheiro em papel para anotar os compromissos. Os planners vêm para resolver esse problema, funcionando não como uma agenda convencional, mas como um quadro de planejamento para carregar consigo sempre.

Por que usar um planner?

São muitas as razões que podem ser apontadas para que você passe a usar um planner. Primeiramente, considere que o simples fato de anotar itens do seu planejamento em uma folha de papel é uma espécie de terapia. Planejar atividades diárias, semanais ou mensais se torna mais simples quando você tem uma visão do todo.

E não é só isso. Pessoas mais criativas podem encontrar formas diferentes de expressar os seus pensamentos nos quadrinhos correspondentes às datas. Esse tipo de material é perfeito para quem quer manter o controle de hábitos de alimentação ou de saúde, check-lists ou mesmo simples observações e anotações.

Qual a diferença entre planner e agenda?

A principal diferença está no propósito de cada um desses materiais. Enquanto as agendas têm um layout mais clássico, mais espaço para inclusão de informações e foco em dispor um dia por página, para que você tenha informações detalhadas na data em que procura, os planners dispõem de vários dias em uma mesma página e são mais indicados para simples notas, comentários e lembretes.

Em outras palavras, podemos dizer que o uso que se faz de um planner é mais personalizado do que o de uma agenda. Nesse caso, dá para subdividir os espaços em diversas áreas, como finanças, trabalho e vida pessoal e manter tudo organizado. Os ganhos de produtividade podem ser consideráveis se você utilizar esse recurso da maneira correta.

Você não precisa de um calendário para ter um planner

Esse talvez seja um dos pontos-chave para você compreender a ideia de um planner. Enquanto uma agenda é estruturada sobre um calendário — dias, semanas e meses —, um planner pode ser organizado de outras formas. Por exemplo, se você faz um curso que tem 30 aulas, cada novo quadrinho pode servir para anotar o que você aprendeu naquela aula. Assim, não importa quanto tempo dure a tarefa, você poderá ter uma visão evolutiva dela com muita facilidade.

Esse conceito é muito adotado em empresas, mas na forma de um quadro na parede. É comum vermos fluxogramas e quadros Kanban ilustrando etapas de um processo – e isso funciona muito bem para a organização das tarefas. A ideia do planner é trazer esse conceito para a sua vida pessoal, permitindo que você tenha mais tempo para aproveitar, sem misturar horários ou bagunçar a sua vida.

Escolha o seu planner e comece 2019 com o pé direito

Na Contabilista, você encontra diversos modelos de planner. Em geral, esses cadernos são um pouco mais finos — cerca de 96 folhas — e mais leves. O que muda entre eles é o design. Há modelos com uma formatação mais clássica e outros com páginas diagramadas de formas mais criativas.

Vale a pena conhecê-los em detalhes e fazer o teste: será que um planner pode ser capaz de transformar a maneira como você se organiza? A chegada do novo ano é o melhor momento para fazer esse teste. Imagine, por exemplo, presentar os seus colaboradores com um planner para 2019? Certamente essa é uma lembrança que estará com eles o ano inteiro.