Agenda 2021: como escolher o modelo ideal de agenda ou planner para o próximo ano

Por mais que smartphones e tablets sejam capazes de substituir agendas e planners com softwares similares, ainda há uma grande parcela de consumidores que prefere a versão em papel. 

Não se trata apenas de um hábito enraizado na nossa cultura, mas sim de uma solução que oferece múltiplas possibilidades. O simples ato de colocar lembretes no papel nos ajuda a memorizar as informações e a refletir sobre os itens do planejamento. E fim de ano, você já sabe: é hora de pensar na agenda do ano seguinte.

Basta abrir o site da Contabilista ou ir até uma loja física para perceber que existem dezenas de modelos, com preços e características bastante distintas entre si. Neste artigo, citamos alguns aspectos para você ficar de olho na hora de buscar sua agenda ideal.

Agenda ou planner: qual é a diferença?

Muitos consumidores associam as agendas aos planners, mas na verdade são dois produtos distintos. As agendas costumam disponibilizar uma página para cada dia, enquanto os planners fazem essa divisão por semanas. Cada um dos produtos têm a sua utilidade. 

As agendas são consideradas produtos de uso pessoal: você pode levá-las para qualquer lugar e pode fazer suas anotações de maneira mais detalhada. Já um planner é perfeito para ficar sobre a mesa do escritório, podendo até mesmo ser compartilhado como uma equipe para reuniões e eventos em comum.

E os fins de semana?

Como costumam ser os seus finais de semana? Eles são dias dedicados ao descanso, e você não quer ver nada de trabalho pela frente, ou são dias nos quais eventualmente sua agenda pode ficar cheia? Se a sua resposta for a segunda opção, então fique atento à forma como os finais de semana são mostrados.

Para economizar páginas e deixar a agenda mais fina, alguns modelos dividem o sábado e o domingo em uma mesma página. Se para você esses dias são menos cheios, fica a seu critério escolher qualquer uma das opções. Porém, se você costuma anotar muitas atividades nesse dia, faça questão de um modelo com um dia por página.

Agendas permanentes: vale a pena investir nelas?

As agendas permanentes são aquelas que não identificam o ano em que estamos. A partir de 1º de janeiro você deve marcar qual é o dia da semana correspondente e seguir esse fluxo nos dias seguintes. Nesse caso, normalmente elas oferecem um dia por página como opção de layout. 

Há vantagens e desvantagens nessa escolha, dependendo do seu ponto de vista. A desvantagem é o fato de ter uma agenda menos personalizada com relação a feriados nacionais. As vantagens são o custo geralmente mais acessível e a oportunidade de padronizar o modelo para o ano seguinte, já que nem sempre um modelo disponível em um ano segue no mercado para o próximo.

Como será o uso da sua agenda?

Pequenas anotações ou textos mais extensos? Acabamento lateral em espiral ou encadernação brochura com cola e costura? Observar os aspectos de tamanho e funcionalidade são decisões completamente pessoais. Há quem prefira modelos maiores, do tamanho de um caderno universitário, enquanto outros optam por agendas “de bolso”.

Observe ainda as estampas de capa e o material de acabamento. Uma agenda com perfil executivo pode ser mais agradável aos seus olhos do que uma com referências à vida universitária. Trata-se de uma questão de gosto pessoal, por isso observe o maior número possível de modelos antes de se decidir por alguma.

Design: a cada ano, novidades

Ainda que alguns estilos de agenda tenham sido consagrados pelo uso executivo, todos os anos vemos modelos novos no mercado. Seja no design de capa, na diagramação das páginas internas ou mesmo nas informações adicionais disponibilizadas, se você buscar certamente encontrará um modelo inédito todos os anos.

Como se trata de um produto de uso pessoal, é importante que a agenda reflita a sua personalidade. Pense da seguinte forma: esse é um item para o qual você usará todos os dias nos próximos 365 dias. Vale a pena optar pelo produto que seja capaz de proporcionar a melhor experiência de usabilidade, ainda que ele custe um pouco mais.

.....

Não importa o modelo de sua preferência, você encontra os melhores modelos de agenda na Contabilista. Encontre lojas mais próxima de você acesse a nossa loja online.

Tags: agenda