5 vantagens de realizar a compra online de material de escritório

As compras online de material de escritório já são uma realidade para uma grande parte dos brasileiros. Não se trata de dizer adeus às lojas físicas, mas sim de compreender que as lojas online trazem hoje uma série de vantagens para os consumidores em muitas ocasiões. Se a sua empresa ainda não considera essa metodologia de compra, conheça alguns benefícios do e-commerce que podem ter impacto positivo no seu negócio.

1. Maior detalhamento sobre os produtos

Pela internet é muito mais fácil ter acesso a todas as especificações técnicas de um produto, dados que muitas vezes nem mesmo as embalagens informam externamente. Por essa razão, costuma-se dizer que a escolha de produtos online é mais consciente.

Os consumidores, de fato, comparam item a item as especificações técnicas antes de optar por um produto ou outro. Como resultado, há maior assertividade nas compras. Se o que você procura é informação, dificilmente encontrará um detalhamento maior sobre os seus itens fora do mundo virtual.

2. Disponibilidade 24 horas x 7 dias

As lojas físicas têm hora para abrir e fechar, mas as lojas online permanecem abertas ininterruptamente. Essa maior disponibilidade de tempo pode ser um ponto positivo para o comprador, pois permite que ele pesquise e escolha os produtos no horário que for mais conveniente.

Há a possibilidade, inclusive, de fazer compras nos finais de semana e em horários alternativos, como no meio da madrugada. Algumas lojas disponibilizam atendimento 24 horas para tirar dúvidas, mas na maioria dos casos esse serviço complementar só está disponível em horário comercial.

3. Acessibilidade

A principal vantagem das lojas online é a acessibilidade. Você pode acessá-la a partir de qualquer dispositivo – seja um smartphone, um tablet ou um PC – e em qualquer lugar. Tudo o que você precisa é ter acesso à internet.

O simples fato de não ser necessário se deslocar até um ponto físico já faz com que o usuário poupe bastante tempo. Além disso, isso permite ampliar possibilidades nas compras, pois lojas mais distantes, de outros estados, também podem ser consideradas nas pesquisas.

4. Produtos com custo mais baixo

Nesse quesito há pontos positivos e negativos que as lojas online podem repassar para os consumidores. Os custos operacionais de manutenção de uma loja online costumam ser menores do que os de uma loja física – e isso pode resultar em itens com preço final mais baixo.

Por outro lado, há o custo do frete, que pode aumentar o valor final da compra. Todavia, na maioria dos casos, mesmo com os custos de transporte adicionados, o valor final tende a ser mais atrativo. O consumidor entende esse pagamento extra, se necessário, como uma taxa pela comodidade de receber o item em casa ou na empresa. 

5. Facilidade de comparar preços

funcionária do setor de comprar de uma empresa comparando preço de produtos online no escritório

Se você tivesse que ir até 10 lojas físicas para fazer um comparativo de preços, quanto tempo levaria? Provavelmente bem mais do que fazer o mesmo trabalho via internet. Há sites especializados em comparar preços que mostram o valor de um mesmo item em diversos lugares ao mesmo tempo.

Portanto, em questão de minutos é possível optar pelo local mais barato ou com melhores condições de entrega. Esse facilitador pode fazer com que você economize uma boa quantia no final do mês, reduzindo os custos operacionais na sua empresa.

Como organizar as compras do escritório?

Está decidido a fazer de forma online as próximas compras de materiais e insumos para a sua empresa ou escritório, mas não sabe como se organizar para isso? Fique tranquilo! Separamos algumas dicas que podem ajudar você e a sua equipe neste sentido.

Faça um bom planejamento

Um planejamento de compras para o escritório é dividido em duas etapas. Na primeira, é necessário listar todos os itens que devem ser adquiridos e suas respectivas quantidades. Na segunda, é necessário fazer orçamentos para verificar quais fornecedores possuem as melhores condições de preço, qualidade dos produtos e prazos de entrega.

Integre as diversas áreas do seu negócio

Como é possível observar, essas duas etapas não são tão fáceis ou rápidas de serem feitas, e dependendo do tamanho da sua empresa, podem necessitar de informações e apoio de diversos departamentos. Por isso, nada melhor do que fazer uma integração entre os setores que demandam por esses produtos e serão responsáveis por adquiri-los.

É necessário que o departamento de produção informe o que precisa ser comprado, o de compras procure pelas melhores condições de mercado e o financeiro aprove os valores que serão gastos. Se não houver comunicação entre esses setores, sua próxima compra poderá se tornar uma confusão e uma grande dor de cabeça;

Trabalhe com os melhores fornecedores

funcionária do departamento de compras negociando melhores condições com fornecedores

O planejamento de compras dependerá não somente das ações tomadas pela sua empresa, mas também pelas ações dos fornecedores que você escolher. Por isso, selecione no mercado empresas que possuem boa reputação para serem os seus parceiros de negócio.

Se possível, busque trabalhar com uma quantidade pequena de fornecedores. Assim, você pode negociar melhores preços e condições de entregas ao fazer grandes compras, sem falar que não precisará monitorar as ações de diversas empresas para saber se elas estão cumprindo com o combinado.

Trabalhe com produtos de qualidade

Já ouviu aquele ditado que diz que o barato sai caro? Ele é verdade quando o assunto é compras para o escritório. Por isso, a qualidade deve ser um dos requisitos principais na hora de escolher um fornecedor durante o planejamento de compras.

Incentive o uso consciente do material

Sustentabilidade e uso consciente de produtos são quesitos cada vez mais necessários no nosso dia a dia, e no escritório isso não pode ser diferente. Por isso, incentive seus colegas de trabalho a usar materiais somente quando necessário, não exagerando no seu consumo. Por exemplo, ao invés de gastar com copos plásticos, incentive cada colaborador a trazer sua própria garrafa para armazenar água. O meio ambiente, e o financeiro da sua empresa, agradecem.

Sua empresa já faz compras online de material de escritório? Quais itens foram decisivos para que você passasse a adotar esse método de compras? Compartilhe a sua experiência com compras online nos comentários. 

Sua empresa já realizou alguma compra com a Contabilista? Conheça a nossa loja online!

Fonte(s): 

Costa Atacado e Prenova.