4 tecnologias que auxiliam a equipe de compras

Inteligência artificial, Internet das Coisas, Cloud Computing e Big Data. São muitas as novas tecnologias que podem ser aplicadas ao setor de compras para tornar esse trabalho mais eficiente, produtivo e estratégico.

Um estudo realizado pelo The Hackett Group em 2018 apontou que 38% das organizações entrevistadas estão se transformando digitalmente – e 95% dos entrevistados, entre os que estão e não estão nesse processo, acreditam que isso é algo que vai acontecer.

Que as empresas terão que investir em tecnologia para evoluírem nos próximos anos é fato. A dúvida que permanece é: com tantas alternativas no mercado, quais delas valem a pena ser consideradas? Aqui, listamos algumas opções que podem auxiliar a sua equipe de compras.

1. Soluções de e-commerce B2B

Assim como os consumidores buscam nas lojas online mais comodidade e maior oferta de produtos, o mesmo se aplica às empresas. Os departamentos de compras já perceberam isso e é cada vez maior o número de empresas que recorrem a soluções de e-commerce B2B.

Empresas como a Contabilista, por exemplo, oferecem condições e ferramentas específicas para empresas e que podem facilitar bastante a compra de material de escritório. É o caso de um ferramenta que permite que filiais, sob uma mesma conta, façam direto seus pedidos sem precisar esperar a matriz, um modelo híbrido entre centralização e descentralização das compras.

2. Softwares ERP

ERP é um sigla para Enterprise Resource Planning, que em português significa “Planejamento de Recursos da Empresa”. Softwares como esse auxiliam os gestores a tomarem decisões a partir da análise de dados de consumo ou de projeções de médio e longo prazo.

inovações equipes de compras

Quando integrado com estoques, por exemplo, os profissionais de compras com acesso a ERP podem ter um maior controle sobre as quantidades pedidas, sobre o valor médio dos itens adquiridos e até mesmo sobre a relação entre qualidade e durabilidade dos produtos. Tudo que puder ser mensurado é passível de análise em busca de maior eficiência.

3. Serviços de automação e inteligência

A automação de tarefas é um dos caminhos encontrados para tornar o setor de compras mais eficiente. Certos pedidos de uso contínuo podem ser automatizados, evitando retrabalho todos os meses. A plataforma da Contabilista, por exemplo, oferece essa possibilidade.

Alguns itens cadastrados na plataforma podem ser validados todos os meses, compondo um “kit básico” de pedidos da empresa. Nesse caso, a partir de um contrato, o comprador garante a manutenção do preço unitário de um item por um determinado período. 

Em empresas menores, em que geralmente número de pessoas disponíveis para essas tarefas é menor, é possível agilizar de forma considerável os trabalhos.

4. Internet das Coisas e Big Data

Dentro dos conceitos de Internet das Coisas (IoT) e Big Data cabem muitas possibilidades. Em termos específicos podemos falar da gestão de estoques por RFID, na qual a simples entrada e saída de produtos de um armazém pode ser informada automaticamente para um banco de dados único.

tecnologia equipes de compras

A partir das aplicações de IoT são gerados dados que podem ser analisados pelos profissionais de compras de maneira que eles possam compreender melhor os investimentos que a empresa faz. 

Comprar em maior quantidade itens de qualidade inferior ou em menor quantidade itens de qualidade superior? Questões como essa podem ser respondidas a partir da análise de métricas de desempenho cruzadas com a relação custo-benefício dos itens.

.....

Como você pôde perceber, existem muitas maneiras de agilizar o departamento de compras da sua empresa, tornando-o mais produtivo e reduzindo os custos operacionais do negócio. Grande parte disso passa pela escolha de fornecedores capazes de atender às suas demandas, ofertando variedade de itens e eficiência na entrega. 

Com mais de três décadas de atuação, a Contabilista se posiciona hoje com uma das principais soluções nesse sentido, colocando-se como uma parceira de empresas que busquem por meio das inovações tecnológicas maneiras de melhorar o seu desempenho.

Consulte-nos e conheça quais são as possibilidades que podemos oferecer para o seu negócio.