Saiba como escolher o modelo ideal de computador para sua empresa

Os avanços tecnológicos transformaram o mercado de trabalho em diversos segmentos.  Independente do modelo de negócios, praticamente todas as empresas e profissionais utilizam algum aparelho ou sistema digital para auxiliar em suas atividades, sendo o computador o item mais utilizado.

Sendo assim, as empresas precisam estar cada vez mais preparadas e capazes de oferecer boas máquinas aos seus funcionários, pois sem elas, o desempenho dos mesmos, e por consequência, de toda a organização, podem ser profundamente afetados.

O processo para escolher o modelo ideal de computador para a sua empresa deve ser feito com muito cuidado e eficiência, tentando sempre conciliar um equilíbrio entre qualidade e custo. Neste artigo, vamos mostrar alguns critérios que ao serem adotados, podem te ajudar neste processo.

1. Verifique as principais necessidades dos funcionários

Antes de buscar por modelos de computadores no mercado e fazer cotações de preço com fornecedores, é preciso saber as principais necessidades que os funcionários da empresa irão realizar com essas máquinas.

Algumas profissões, como designer gráfico e editor de vídeos, necessitam usar programas pesados, que exigem máquinas com processadores e placas de vídeo mais potentes e maior espaço de memória.

Em contrapartida, profissionais da área administrativa geralmente utilizam mais planilhas ou softwares de gestão, sendo possível optar por modelos de computadores menos robustos, desde que sejam capazes de desempenhar essas funções.

2. Defina o sistema operacional que será utilizado

O Windows é atualmente o sistema de software mais utilizado no mundo, mas o Mac OS da Apple e o Linux também são boas opções, sendo em alguns casos mais recomendados em algumas atividades.

Além disso, alguns programas ou sistemas de gestão são exclusivos de um respectivo software. Dessa forma, é preciso ficar atento em qual modelo se encaixa melhor as atividades do seu negócio. De nada adianta comprar novos iMacs para os seus funcionários se eles utilizam um sistema de gerenciamento de dados que só pode ser usado no Windows, por exemplo.

3. Mobilidade é algo necessário?

Geralmente, desktops possuem um custo mais atrativo quando comparados com notebooks que possuem as mesmas especificações. No entanto, ao optar por esse modelo de máquina, será necessário investir em alguns acessórios como monitores, mouses e teclados, o que irá influenciar no investimento final. Além disso, essas máquinas têm a necessidade de sempre estar ligadas à tomada, fazendo com que tenham um gasto de energia elétrica mais elevado. 

Os notebooks, por outro lado, mesmo com o custo um pouco mais elevado, poupam esses gastos e ainda oferecem mais mobilidades para os seus funcionários durante reuniões, viagens e até mesmo no home office, atividade que se popularizou nos últimos meses devido à pandemia.

Se você ainda está em dúvida se deve escolher um desktop ou notebook, clique aqui e veja quais são as vantagens e desvantagens de cada um dos modelos e escolha aquele que é mais adequado para a rotina de trabalho.

4.    Saiba negociar com fornecedores

Assim como em qualquer negócio, saber negociar com o seu fornecedor é essencial. Dessa forma, você pode conseguir preços mais atrativos, gastando menos para ter as máquinas que você precisa para o seu negócio.

Lembre-se, você e demais funcionários da empresa irão usar os computadores todos os dias, para fazer diversas atividades necessárias. Por isso, é preciso sempre estudar as melhores opções de modelos disponíveis no mercado antes de fazer uma compra.


Conheça as opções oferecidas em nosso site. Oferecemos os melhores modelos de desktops e notebooks, além de diversas opções de periféricos e acessórios para facilitar o seu dia a dia de trabalho.