Desktop ou notebook: como escolher o modelo ideal para usar em casa ou no escritório?

A portabilidade de um notebook é um grande atrativo na hora de escolher um computador, mas em contrapartida a tela menor desagrada alguns usuários. Assim como ocorre com qualquer produto, há vantagens e desvantagens ao optar por um desktop ou notebook.

Se você ainda tem dúvidas sobre qual seria o melhor investimento para o seu perfil, é hora de entender quais são as principais características de cada um deles. Desempenho, custo de manutenção e recursos extras são alguns dos fatores que você precisa considerar antes de optar pelo seu novo produto.

As principais vantagens dos notebooks

É inegável que a principal vantagem de um notebook é a portabilidade. Isso significa que em casa você pode levá-lo para qualquer cômodo; e no escritório, você pode levar o equipamento para reuniões, sejam elas internas ou externas. Mesmo que a energia elétrica acabe (ou que você esteja distante de uma tomada), ainda assim é possível utilizar o computador por algumas horas.

Outra vantagem diz respeito a alguns periféricos que já estão contemplados no pacote. Itens como mouse, teclado, monitor, webcam e caixas de som já fazem parte do notebook – ainda que você possa adquirir outros à parte –, mas não há a necessidade de comprá-los para utilizar o equipamento: é só conectar e começar a trabalhar.

As principais vantagens dos desktops

Os desktops costumam ter preços mais acessíveis quando comparamos máquinas com especificações técnicas similares. A diferença de preço já foi maior no passado, mas hoje ainda há uma ligeira vantagem para os desktops. 

Além disso, a possibilidade de customizá-los é outro fator interessante. Você pode atualizar um PC adquirindo mais memória RAM ou trocando o processador, algo que é inviável em um notebook. Para quem deseja montar máquinas mais potentes, recorrer a um desktop pode ser uma maneira de gastar menos sem abrir mão de especificações técnicas robustas.

Outros fatores que podem ajudá-lo a escolher o equipamento ideal

A escolha de um PC deve levar em consideração o perfil de uso da máquina. Se você pretende trabalhar com projetos gráficos, por exemplo, optar por um monitor maior acaba sendo mais produtivo. Nesse caso, tenha em mente que sua opção pode ser um notebook e um monitor extra ou um desktop com dois monitores.

Já em relação à postura diante do computador, um notebook sem acessórios pode ser mais desconfortável para uso prolongado. Enquanto em um desktop você terá mouse, teclado e monitor ajustados de maneira ergonômica, em um notebook nem sempre isso acontece. A solução é recorrer a acessórios com um suporte para notebook ou teclado e mouse independentes.

Falando em teclado, há mais um item que frequentemente passa batido, mas que muitos usuários sentem falta: as teclas Num Lock, aquele teclado numérico, na lateral direita do teclado. Nos teclados de notebook ele não está presente, o que pode ser um incômodo para quem considera esse atalho uma solução prática.

Por fim, considere ainda o custo e a forma de manutenção. Quando seu monitor estraga, por exemplo, é possível substituí-lo por outro e continuar usando o PC. No caso de um notebook, qualquer componente danificado inviabiliza o uso do equipamento durante o período em que ele estiver na assistência técnica. 

Pelo fato de um notebook ser um produto de corpo único (fechado), o acesso para manutenção e as peças compatíveis são mais limitadas, o que encarece o produto. Por outro lado, isso se justifica dada a liberdade que temos para levar o equipamento para qualquer lugar, sendo possível utilizá-lo no carro, na cama ou onde você bem entender.

.....

Na Contabilista você encontra uma linha completa de notebooks e acessórios para desktops, como teclados, mouses e suportes.  Consulte as nossas ofertas e renove sua linha de equipamentos.