3 motivos para usar uma plastificadora no seu escritório

Está pensando em adquirir uma plastificadora para o seu escritório ou negócio? Em muitos casos, contar com um equipamento próprio é muito mais vantajoso do que precisar ir em uma gráfica ou papelaria para plastificar seus documentos.

Muitos escritórios e empresas precisam lidar com um alto volume de documentos e demais papéis no seu dia a dia. Dessa forma, protegê-los é essencial, e nada melhor do que plastificá-los para garantir que tanto as informações contidas como o papel em si sejam preservados ao longo do tempo.

Pensando nisso, criamos este artigo para mostrar como este dispositivo funciona e quais as principais vantagens obtidas com o seu uso. Vamos lá!  

Para que serve uma plastificadora?

Também conhecida como máquina de plastificar ou laminadora, uma plastificadora pode ser definida como um dispositivo especializado em envolver plástico em papéis ou outros tipos de materiais.

mulher plastificando materiais hospitalares esterilizados

Através deste processo, que é feito por meio de pressão e calor, é possível ter uma melhor conservação dos itens que são plastificados, evitando arranhões, sujeiras, umidade, rasuras e demais danificações que podem prejudicar a visualização ou a validade do item em si.

Uma plastificadora funciona usando uma película de plástico que se parece com uma pasta para armazenar documentos. O documento ou item a ser plastificado é inserido dentro dessa espécie de pasta, e em seguida, inserido no dispositivo.

Devido à alta temperatura e a pressão da máquina, ocorre uma ligação entre a película e o item, fazendo com que o plástico se grude a ele. Vale destacar que já existem plastificadoras “frias”, que são ideais para a plastificação de itens que podem ser danificados com o calor intenso.

O que plastificar?

Como mencionado acima, não são apenas documentos e arquivos em papel que podem ser plastificados. Mesmo que você não lide com grandes quantidades de papéis no seu trabalho, há muitos casos onde vale a pena contar com uma plastificadora própria, especialmente se o seu escritório ou negócio precise lidar com um desses itens abaixo:

Crachás

Se você e os seus funcionários precisam utilizar crachá e cartões de ponto no dia a dia do escritório, nada melhor do que plastificar esses documentos para garantir a sua maior preservação. Dando mais vida útil a esses itens, você pode economizar tempo e dinheiro que seriam gastos na produção de novos.

Cardápios e menus

Possui um restaurante? Então você sabe que é comum os cardápios se deteriorarem com facilidade. Afinal, diversas pessoas os usam todos os dias. Para garantir que os seus clientes não fiquem sem poder ver o menu de opções, ou então tenham que usar um material que já está visualmente gasto ou rasgado, nada melhor que usar uma plastificadora.

cardápio plastificado

Fonte: Encaplast.

Placas de aviso

Usar placas de aviso é extremamente importante para evitar acidentes ou então informar os funcionários sobre saídas de emergência ou regras que devem ser seguidas. Ao plastificar essas placas de aviso, você garante não somente a sua preservação, mas também a melhor visualização das informações que devem ser lidas ou vistas.

Visual boards

Se você utiliza visual boards que tenham imagens, frases ou recortes que devem ser usados no dia a dia do trabalho, plastificá-los é uma boa opção para garantir que eles sejam conservados e que nenhuma informação seja comprometida ou perdida.

Portfólio

Para publicitários e demais profissionais da área criativa, a criação de um bom portfólio é essencial para a prospecção de novos clientes. Que tal plastificar estes documentos para garantir a sua conservação e uma melhor imagem do material que está sendo mostrado?  

Motivos para ter uma plastificadora própria  

Agora que você já conhece os principais casos de uso de uma plastificadora, pode estar em dúvida se vale a pena investir na compra de uma máquina própria ao invés de usar um serviço terceirizado. Basicamente, adquirir uma plastificadora para o seu escritório ou empresa oferece três vantagens:

1. Economia de dinheiro

A primeira vantagem é a financeira. Por mais que seja preciso investir ao comprar uma plastificadora própria, você irá economizar no longo prazo ao não precisar pagar pelos serviços de uma gráfica ou papelaria.

2. Economia de tempo

Além de não precisar gastar com os serviços de outra empresa, ter uma plastificadora própria garante que você não perca tempo indo até uma gráfica ou papelaria para plastificar os seus documentos e arquivos.

3. Sem riscos de perdas e atrasos

Ao depender de um terceiro, é possível que haja atrasos e até mesmo o extravio de alguns itens que devem ser plastificados. Dependendo da importância desses itens, isso pode gerar uma tremenda dor de cabeça. Ao ter uma plastificadora própria, as chances de isso acontecer são praticamente nulas.

Fico interessado em comprar uma plastificadora? Então temos uma ótima notícia para você. Em nosso site, você encontrará diversas opções de ótima qualidade por preços que se encaixam no seu bolso. Clique aqui e confira!

Fonte(s):

Escritório Total, Menno e Tilibra Express.

Fonte da imagem de destaque:

Guia 55.