5 dicas para você conservar as cadeiras do seu escritório

Se existe um item ao qual você deveria prestar muita atenção em seu escritório é a sua cadeira. É nela que você vai passar a maior parte do seu dia, portanto ela precisa ser confortável, ergonômica e durar bastante, ainda que ela custe um pouco mais caro. Trata-se de um investimento que vale muito a pena. Mas quais dicas para conservar as cadeiras você poderia seguir?

Existem várias delas que vão desde a escolha do modelo até a maneira como você as utiliza no dia a dia. Deixar uma simples manutenção para depois, por exemplo, pode fazer com que a vida útil dela seja menor do que poderia ser. Sendo assim, listamos aqui cinco dicas para você escolher a melhor cadeira para o seu escritório e mantê-las sempre limpas e conservadas.

1. Fique de olho no peso máximo

Toda cadeira deveria vir acompanhada de um manual de instruções ou ao menos de um folheto com informações básicas sobre elas. Ao comprar um produto como esse um uma loja de materiais de escritório, verifique qual é o peso máximo suportado pela cadeira. Esse item é de extrema importância, pois colocar sobre ela mais peso do que o recomendado pode fazer com que elas estraguem com mais facilidade.

Assim, se o fabricante indica que o peso máximo recomendado é de 100 quilos, procure respeitar essa determinação. Da mesma forma, evite utilizá-las como meio de transporte de outros objetos – elas não são carrinho – e também não fique em pé sobre elas. Além do risco de causar acidentes, você pode quebrar alguma peça forçando-a desse jeito.

2. Mantenha distância de líquidos e objetos cortantes

Pode parecer óbvio, mas ainda existem muitas pessoas que manuseiam objetos cortantes próximo das cadeiras. O resultado, como você pode imaginar, são pequenos furos, cortes e rasgos causados por tesouras, estiletes e até mesmo chaves. Esses revestimentos, embora resistentes, são delicados a movimentos mais bruscos. Uma chave do bolso com a ponta para fora pode ser suficiente para um pequeno furo.

Da mesma forma, evite que líquidos das mais variadas espécies possam chegar perto da sua cadeira, caso contrário o tecido poderá ficar manchado. Sucos, refrigerantes, cervejas ou alimentos com molhos, como ketchup e maionese, podem representar um caminho sem volta para a sua cadeira caso se espalhem pelo tecido.

3. O Sol não faz bem para os móveis

Puxar uma cadeira para se sentar no Sol parece uma ideia agradável, não é mesmo? Pode ser bom para a sua pele, mas não é nada bom para as cadeiras, especialmente aquelas com forrações de couro. O contato direto com o sol causa manchas esbranquiçadas nas cadeiras, além de danificar o tecido de revestimento.

Com o passar do tempo, isso resulta em rachaduras e também no ressecamento do material. Outro mito recorrente é o de que colocar as cadeiras no sol eliminam ácaros e fungos. Isso é parcialmente verdade, pois funciona para aqueles que estão na superfície. Contudo, os microrganismos que estão nas camadas internas se proliferam ainda mais.

4. Use somente materiais de limpeza indicados

Para garantir a conservação das cadeiras, é preciso que elas sejam limpas com uma certa frequência. Entretanto, se você não utilizar os materiais corretos, pode ser que o resultado seja ainda pior. Sendo assim, aqui vão algumas dicas nesse sentido. Se tiver a oportunidade, impermeabilize a sua cadeira, isso vai evitar manchas mais profundas.

O modo ideal de limpá-las é usando um pano umedecido com água e sabão neutro. O mesmo se aplica também aos pés, aos braços e às rodinhas. Evite a todo custo usar produtos abrasivos, como alvejantes, e escovas com cerdas duras, pois eles podem danificar o revestimento, o couro e o tecido da cadeira. Faça esse procedimento de limpeza pelo menos uma vez por mês.

5. Durabilidade: vale a pena pagar mais

Como já mencionamos no início desse artigo, a cadeira do escritório é um local no qual você vai passar pelo menos oito horas do seu dia. Dessa forma, assim como o colchão que você utiliza, ela precisa ser muito confortável. Por isso, comprar um modelo mais simples e mais barato pode não ser a melhor das escolhas.

É preciso que o modelo em questão seja durável. Por isso, procure saber se a cadeira em questão tem uma construção sólida e reforçada, do que são feitos os materiais de revestimento, qual é o peso máximo que ela suporta e quais são as dicas que o próprio fabricante dá com relação à sua limpeza.

Pense nela não apenas como um item decorativo, mas também como um item que precisa proporcionar conforto e ergonomia. Sua saúde está em jogo quando você se senta em uma cadeira. Passar muitas horas sentado em uma peça desconfortável pode gerar problemas em suas costas, na sua coluna e no pescoço. Portanto, não economize nesse item.