Confira 07 dicas para desenvolver sua inteligência emocional

No cenário atual, os avanços tecnológicos constantes fizeram com que os aspectos técnicos fossem supridos pela inteligência artificial e machine learning, situação em que a máquina aprende a fazer funções específicas.

Com as máquinas tendo suas funcionalidades aperfeiçoadas para a rotina de trabalho, a empresa passou a procurar no funcionário o desenvolvimento de habilidades comportamentais, também conhecidas como soft skills.

Entre as soft skills mais importantes, está a inteligência emocional. Quando trabalhada, esta habilidade faz com que sua carreira evolua, trazendo equilíbrio entre a vida pessoal e o sucesso profissional.

Mas o que é essa soft skill que pode trazer tal equilíbrio, promoções no trabalho e uma melhor qualidade de vida? Confira conosco a seguir.  

O que é inteligência emocional?

Avaliando pelo conceito da psicologia, a inteligência emocional é a capacidade de administrar suas próprias emoções e usá-las ao seu favor. Também envolve o fato de não deixar que as emoções prejudiquem suas ações.

A inteligência emocional também abrange a capacidade de compreender as emoções de outras pessoas à sua volta, construindo relações saudáveis, adquirindo uma melhor qualidade de vida. 

Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional (SBIE) e da Associação Brasileira de Inteligência Emocional (ASBIE), Rodrigo Fonseca, a inteligência emocional é dividida em pilares que devem ser desenvolvidos para o aperfeiçoamento da soft skill. São eles:

Autorresponsabilidade

A capacidade de assumir a responsabilidade parece fácil na teoria, porém na prática tende a ser difícil, principalmente em momentos de pressão. Aceitar a responsabilidade por todas as coisas que acontecem na vida, seja o sucesso, fracasso, erros ou acertos, é o primeiro passo para controlar suas emoções.

Percepção das Emoções

Passar a reconhecer e avaliar as emoções humanas, tanto as próprias quanto das pessoas ao redor, percebendo os sentimentos que a trazem consigo e sabendo agir da forma adequada na situação.

Gerenciamento das Emoções

Seguindo o passo anterior, ter maior controle sobre suas emoções, conscientizando sua resposta emocional diante de cada ação do dia a dia, adequando-as e evitando explosões de raiva e desespero, por exemplo.

Foco

Ter foco em algo que está fazendo é determinante para que esta ação seja realizada em perfeição. O foco está ligado diretamente ao resultado e vai além da concentração, se estendendo aos aspectos positivos das pessoas e situações.

Ação

Por fim temos a ação. Diante de todos os pilares que envolvem a análise, este determina o agir, que fará enfrentarmos o medo, a tristeza e a raiva. Como resultado da ação com a inteligência emocional, encontrará a felicidade e o prazer, gerando resultados e concretizando sonhos.

O que significa ter domínio de sua inteligência emocional?

Ter domínio da inteligência emocional é ter em prática todos os pilares descritos anteriormente, sendo capaz de perceber suas emoções, as identificando e compreendendo seus gatilhos, para então saber como lidar com elas.

E falando de emoções, saiba que vão muito além da tristeza, raiva, medo e alegria. Estudos debatem entre 27 a quase 50 emoções existentes, porém muitas são simplesmente identificadas como os quatro exemplos citados.

Com a limitação de identificação dos sentimentos derivada da falta de prática da inteligência emocional, os sentimentos podem ser confundidos, tendo sua solução errada. Numa situação de angústia após um trauma, identificando a emoção apenas como tristeza, encarar tal momento será mais difícil. Apesar de haver tristeza sobre o acontecimento, a emoção expressa vai além disso.

Desenvolver a identificação das emoções fará com que você compreenda os gatilhos de cada uma, fazendo com que saiba como lidar em cada situação. A partir deste momento, você terá dominado a inteligência emocional, tornando sua vida mais leve e otimista, alcançando todos seus objetivos.

07 Dicas para desenvolver sua inteligência emocional

Sabendo de como a inteligência emocional é capaz de guiar com harmonia sua vida pessoal e profissional, vamos ver algumas dicas que fará com que você tenha controle sobre as emoções, assim desenvolvendo sua inteligência emocional.

1. Avalie seu comportamento e suas reações

Comece a se auto-observar. Em momentos no trabalho como em reuniões ou em tarefas, na rua se divertindo ou se deslocando, em casa com os filhos ou sozinho, observe a si e perceba cada reação e emoção que expressa nestes momentos.

Você passará a perceber como é mais efetivo em ações que gosta de fazer, enquanto as que não tem prazer em concluir demoram muito tempo além do necessário.

Desenvolvendo este sentido, você irá compreender melhor suas ações e se tornar mais sociável e ativo. 

2. Compreenda suas emoções

É nessa dica que a gente aprende a não mandar tudo pro ar e depois colher as consequências. Há diversas técnicas que vão fazer você manter a calma durante uma crise, começando por simplesmente parar e respirar fundo contando até dez.

Bolinhas para apertar na hora da raiva ou até mesmo levantar e ir tomar um ar evitam ações desastrosas em momentos de raiva, fazendo você voltar ao estado normal.   

3. Se comunique melhor

Saber se expressar vai além de apenas falar e gesticular bem, é garantir que a pessoa compreendeu de forma efetiva o que você quis transmitir. Uma comunicação truncada gera estresse e entendimentos adversos, o que pode gerar conflitos desnecessários. Pratique uma comunicação limpa e efetiva, se coloque no lugar do ouvinte para avaliar se a fala será compreendida por todos.

4. Controle a impulsividade

Pessoas que não controlam seus impulsos normalmente são taxadas de “cabeça quente”, “explosivo”, “impaciente”, etc. Possuem baixa tolerância à frustração, o que pode fazê-la mudar de humor repentinamente. Além disso, elas agem de acordo com seus interesses, e podem se deixar levar pelo momento. 

Em contrapartida, os indivíduos que têm controle efetivo dos impulsos, possuem a capacidade de pensar primeiro antes de tomar uma atitude, o que fornece um “espaço mental” para que as alternativas sejam colocadas na balança e que as opções sejam avaliadas, de modo que suas ações e expressões sejam razoáveis. Isso contribui para que as tomadas de decisões sejam sábias e que seus comportamentos sejam adequados. 

5. Conheça seus limites

Elencar suas forças, fraquezas e limites fará com que você avance em suas conquistas superando os desafios com sua determinação. Também fará você observar suas limitações e como o trabalho do outro contribui para o bem de um todo, complementando a equipe. 

No entanto, estabeleça seus limites éticos, formando seus pilares e valores inegociáveis, pois determinará quem você é. Respeitar a si próprio é um dos principais passos da inteligência emocional.

6. Tenha empatia

Tente compreender como o outro se sente e o que tal ação significará. Agir com empatia e entender o outro fará com que você crie conexões com as pessoas. Enxergue o todo ao invés de apenas o que está na sua frente. Converse, ouça, avalie o que o outro vive para que possa compreender e respeitar o próximo. 

7. Seja resiliente

Problemas sempre existirão, afinal, ninguém é perfeito. Aprenda a conviver com isso e entenda que para todo problema há uma solução. Depois que o problema já tomou conta, não adianta entrar em crise! Tenha calma, supere os obstáculos e siga em frente. 

Passe a praticar a inteligência emocional e tenha um maior controle das emoções que rodeiam sua vida. Para mais conteúdos como esse, continue acompanhando o blog da Contabilista!