Como se manter calmo mesmo durante períodos de crise

Se você está enfrentando dias difíceis em razão da pandemia de coronavírus e das incertezas que esse cenário apresenta para o futuro, não desanime: você não está sozinho. Em tempos de crise, é normal que mesmo as pessoas mais equilibradas se sintam afetadas de alguma forma, afinal somos humanos.

Entretanto, há uma grande diferença entre ser atingido por um problema e reagir a ele. E, em linhas gerais, a maneira como você lida com as adversidades é um dos fatores determinantes para o seu estado de espírito em situações mais complicadas. Porém, como exercitar a inteligência emocional e manter a calma em momentos ruins?

Preparamos um guia rápido com algumas dicas que podem ajudá-lo a encontrar equilíbrio neste momento.

Sua ansiedade neste momento é normal

Todos nós enfrentamos um momento único em nossas vidas, no qual não temos certeza sobre o que acontecerá em médio e longo prazo. Portanto, é normal que você se sinta mais ansioso do que o habitual. Quando nos sentimos ameaçados, nosso organismo ativa mecanismos de defesa que nos permitem ficar mais alertas.

Aceitar que esse é um momento atípico é o primeiro passo. Não se cobre por padrões, objetivos e metas que haviam sido traçadas quando o cenário era outro. Esse é um momento de ter calma, refletir sobre as suas prioridades e buscar segurança. Entenda suas emoções e busque ajuda por meio de terapia, se necessário, mas entenda que nesse momento é preciso lidar com frustrações.

Faça exercícios físicos

Nossa rotina foi afetada pelas medidas de distanciamento social. Antes, saímos de casa para o trabalho, para fazer compras, para se divertir e praticar exercícios físicos. Hoje, evitamos ao máximo qualquer saída que não seja de primeira necessidade. É claro que essa falta de movimentação afeta o nosso organismo de alguma maneira.

Mesmo em casa, inclua exercícios em sua rotina. A cada duas horas, levante-se e alongue-se. Caminhe pela casa e, se possível, dê uma volta na quadra em horários com poucas pessoas na rua. Além disso, assista a vídeos no YouTube e exercite-se em casa, nem que seja por 15 minutos ao dia. O exercício proporciona uma sensação de calma e prazer.

Mantenha contato com a família e os amigos

O distanciamento social não significa deixar de conversar com amigos e familiares. Felizmente temos à nossa disposição diversas ferramentas para videoconferência que nos permitem amenizar a saudade. Não se isole do mundo, procure se mostrar solícito para conversar pelo menos uma vez por semana.

Quando temos a oportunidade de dividir nossas alegrias, expectativas e frustrações com outras pessoas nos sentimos mais leves. Ouvir conselhos e aconselhar, quando necessário, também nos faz refletir sobre problemas que muitas vezes também são nossos, mas sob outro ponto de vista.

Mantenha uma atitude positiva

Entre ser pessimista demais ou realista de menos, busque um equilíbrio. Por mais otimista que possa parecer, na vida é possível encarar as situações olhando-as por um viés mais positivo. Mesmo quando vivemos momentos ruins é possível tirar dessas circunstâncias lições que podem nos auxiliar no futuro.

Por exemplo: é óbvio que não estamos satisfeitos por não poder sair de casa e viajar como fazíamos antes. Porém, não é interessante pensar que essa pandemia nos permitiu momentos de reflexão para repensar nossos valores e necessidades que provavelmente não aconteceriam se o vírus não se espalhasse? Procure enxergar o copo “meio cheio” sempre que possível.

Permita-se momentos de lazer

Trabalhar em casa nos faz ter a sensação de que passamos mais tempo trabalhando. Na verdade, nem sempre isso acontece, porém a perspectiva é que “se estamos diante do computador, estamos à disposição”. Para controlar isso, tenha uma rotina definida e permita-se ter momentos de lazer ao longo do dia.

Tire algumas horas para ficar longe do computador, seja para ler um livro, fazer exercícios ou simplesmente espairecer. Não passe o dia todo consumindo notícias, especialmente quando elas são negativas em sua maioria. Isso nos deixa ainda mais ansiosos. Tenha momentos específicos para se atualizar e viva com mais tranquilidade.