5 melhores práticas para uma cadeia de suprimentos eficiente

A cadeia de suprimentos, também conhecida como supply chain, abrange todas as etapas e processos realizados para que a empresa consiga desempenhar as atividades e negócios que se propõe a fazer, seja criar e comercializar produtos ou prestar serviços para os seus clientes. Portanto, ela engloba desde a seleção de fornecedores e compra de matérias-primas e demais insumos até a entrega de encomendas para os consumidores finais.

Manter todos os processos da cadeia de suprimentos detalhados e bem alinhados oferece diversas vantagens para a organização e seus colaboradores. Entre os principais, estão a economia com gastos desnecessários, mitigação de riscos e chance de melhorar e otimizar atividades.

Dessa forma, uma boa gestão de supply chain pode garantir que seu negócio tenha uma melhor saúde financeira, consiga entregar seus produtos e/ou serviços com melhor prazo e qualidade e tenha uma boa relação com seus clientes, fornecedores e demais envolvidos.

Portanto, vale a pena implementar algumas ações e procedimentos para buscar a excelência nesta área. Pensando nisso, listamos 5 práticas para que a cadeia de suprimentos do seu negócio ou local de trabalho se torne mais eficiente. 

1. Mapeie todos os processos

O primeiro passo é conseguir mapear o estado atual da sua cadeia de suprimentos. Para isso, é preciso coletar informações e organizar todas as atividades que o seu empreendimento realiza. Quantas matérias-primas a empresa compra? Em quais quantidades e de quais fornecedores? Quais as etapas realizadas desde que os insumos são recebidos até a produção dos produtos que sua empresa comercializa? Como eles chegam até os seus clientes?

Ao conseguir esquematizar todos esses processos, listando a quantidade de pessoas, materiais, custos e departamentos envolvidos em cada um deles, você conseguirá verificar quais áreas precisam ser melhoradas para fazer a sua cadeia de suprimentos evoluir.

gestor de cadeia de suprimentos verificando informações em um tablet

2. Otimize a sua demanda

Ter grandes estoques de um produto pode aumentar os custos do seu negócio, sem falar que esses materiais podem se deteriorar com o tempo. Por outro lado, operar com uma quantidade pequena pode fazer sua empresa perder oportunidades de realizar produções extras, além de gastar mais na compra desses insumos.

Por isso, é preciso otimizar a previsão das demandas de seus clientes. Isso irá variar conforme os produtos ou serviços que você oferece no mercado. Em alguns casos, a produção pode aumentar ou diminuir de acordo com fatores externos, como uma fábrica de sorvetes que tem sua demanda aumentada no período do verão. Devido a isso, esteja sempre atento às condições do mercado e em contato com os seus clientes para saber o quanto você deve produzir.

3. Integre seus departamentos e equipes

O ideal é que a sua empresa, e por consequência, a sua cadeia de suprimentos, opere de forma harmônica igual as engrenagens de um relógio, e não com cada setor ou funcionário fazendo o seu trabalho sem se comunicar ou saber como está o trabalho dos demais.

De nada adianta ter uma ótima produção, se seus fornecedores não enviam os insumos necessários dentro do prazo ou se a sua logística é incapaz de entregar os produtos finalizados aos seus clientes. Por isso, é preciso integrar todos os processos, conseguindo com isso ter mais eficiência e aproveitar as oportunidades do mercado.

funcionários de equipes diferentes conversando no estoque

Um cliente pediu uma grande encomenda para o mês que vem? É preciso verificar com o setor de produção se será possível atender dentro do prazo. Um fornecedor está oferecendo uma quantidade maior de materiais por um preço acessível? O setor de compras precisa primeiro verificar com o de logística se será possível receber e armazenar esses produtos em estoque.

4. Use a tecnologia ao seu favor

Anotar informações e fazer planejamentos em quadros ou papéis pode até ser útil em reuniões ou alinhamentos com algumas equipes, mas nada melhor do que contar com a tecnologia para isso.

Existem diversos softwares de gestão capazes de agrupar informações e gerar atualizações em tempo real, que podem ser verificadas por todas as equipes e colaboradores do seu negócio. Com isso, você tem a garantia que nenhum dado será perdido ou que haverá divergências entre as informações de cada equipe.

5. Estabeleça alianças com seus fornecedores

homens apertando as mãos indicando um bom relacionamento entre os empresários e os fornecedores

Um grande erro que muitos gestores e profissionais cometem quando o assunto é cadeia de suprimentos é focar mais nos processos internos e no relacionamento com seus clientes do que com os seus fornecedores. Mesmo que seu negócio seja um cliente dessas empresas, é preciso buscar ter boas relações e condições de benefício mútuo.

Dessa forma, sua empresa será capaz de conseguir condições melhores de preço e entregas, além de estar preparada para eventuais compras de emergência que podem surgir quando a sua demanda aumentar.

Ao adotar critérios de avaliação para ter ao seu lado os melhores fornecedores do mercado, e tendo um bom relacionamento com eles, você garantirá que todas as partes do seu supply chain estejam atuando em prol do crescimento do seu negócio.

Por falar nisso, que tal ter ao seu lado uma empresa que há mais de 35 anos é referência em suprimentos de materiais e insumos para escritórios? Conte com os nossos serviços e produtos para fazer a sua cadeia de suprimentos evoluir ainda mais. Entre em nosso site e saiba mais sobre a Contabilista!

Fonte(s):

Guia Corporativo, IBID e Linkana.