Vida nova: 5 programas para limpar e otimizar o Windows e deixar o PC como novo

O trabalho na modalidade home office fez com que muitas pessoas tivessem que recorrer a PCs que estavam disponíveis em casa. Sem atualizações, algumas máquinas precisam de uma limpeza completa antes que estejam aptas para utilização.

É justamente aí que entram em cena os programas de limpeza e otimização de desempenho e os softwares antivírus. É essencial que você os execute antes de começar a trabalhar, como forma de atualizar os softwares que serão utilizados e, também, corrigir eventuais falhas de segurança, deixando as máquinas como se estivessem novas.

A lista de softwares de limpeza e otimização é bastante extensa, mas selecionamos aqui alguns dos melhores aos quais você pode recorrer. E o melhor de tudo: todas as ferramentas são gratuitas. Portanto, não há desculpas para não renovar o sistema operacional do seu PC hoje mesmo.

1. CCleaner

Entre todos os programas de limpeza disponíveis para Windows, o CCleaner é provavelmente um dos mais conhecidos e respeitados. Gratuito, ele permite a remoção de arquivos temporários criados pelo próprio sistema operacional, liberando espaço de armazenamento para arquivos mais importantes.

Além disso, o programa tem ainda uma ferramenta de limpeza de registro. Por meio dele você pode desinstalar programas, desabilitar a inicialização de softwares ou até mesmo listar e excluir arquivos duplicados. Potente, é recomendado tê-lo instalado e utilizar as suas ferramentas pelo menos uma vez por mês.

Conheça o app CCleaner para Windows

2. WinUtilities

Assim como o CCleaner, o WinUtilities é gratuito e oferece diversas ferramentas para você dar vida nova ao PC. Seus recursos incluem soluções de limpeza, reparação, otimização e melhoria. A usabilidade é a mais simples possível: basta escolher uma função, clicar sobre ela e acompanhar a execução.

A limpeza de disco remove arquivos temporários inutilizados, recuperando espaço em disco. Já as entradas inválidas são excluídas pelo faxineiro de registro. Por fim, o reparador de atalhos corrige erros no Menu Iniciar e o gerenciador de desinstalação permite a exclusão completa de programas que não são mais utilizados.

Conheça o app WinUtilities para Windows

3. Advanced System Care 13

O Advanced System Care chega à sua décima terceira versão ainda mais poderoso. A ferramenta pode ser utilizada para limpar arquivos inutilizados do PC, um conteúdo que nem sempre está visível para o usuário, mas que consome espaço de armazenamento no HD ou no SSD.

Além de limpar profundamente o PC, o software faz uma varredura em rastros de privacidade, removendo dados de uso em mais de 200 programas cadastrados em sua base de dados. Se algum arquivo suspeito é encontrado, automaticamente o conteúdo é isolado e colocado em quarentena. Essas ações farão com que você possa navegar mais rápido.

Conheça o app Advanced System Care para Windows 

4. Clean Master

O Clean Master conta com duas versões, uma paga e outra gratuita. Embora a versão Pro ofereça mais recursos, a versão gratuita é suficiente para você fazer uma limpeza completa no PC. A usabilidade do software e a sua interface acessível são os principais destaques da ferramenta.

Além de limpar o lixo, escaneando arquivos de registro de mais de mil programas, ele conta com um recurso chamado PC Boost, que otimiza o uso de memória RAM com apenas um clique. Integrado a ele há um sistema de varredura para eliminar possíveis malwares. Por fim, drivers que não estejam funcionando corretamente podem ser reparados com o recurso Driver Booster.

Conheça o app Clean Master para Windows

5. Glary Utilities

O Glary Utilities é outra alternativa gratuita e que oferece um bom número de ferramentas para limpeza do PC. Além do recurso de "Limpar & Reparar", ele traz ainda ferramentas como "Otimizar & Melhorar", "Segurança", "Arquivos & Pastas" e "Sistema".

Você conta com um desfragmentador de disco e registro, um otimizador de memória e um gerenciador de drives em um só lugar. Essa última opção é especialmente para fazer com que PCs antigos voltem à ativa. De simples utilização, esse é um dos aplicativos mais interessantes para ter instalado.

Conheça o app Glary Utilities para Windows