Vida nova: 10 programas para limpar e otimizar o Windows e deixar o PC como novo

O trabalho na modalidade home office fez com que muitas pessoas tivessem que recorrer aos PCs que estavam disponíveis em casa. Sem atualizações, algumas máquinas precisam de uma limpeza completa antes que estejam aptas para utilização.

É justamente aí que entram em cena os programas de limpeza e otimização de desempenho e os softwares antivírus. É essencial que você os execute antes de começar a trabalhar, como forma de atualizar os softwares que serão utilizados e, também, corrigir eventuais falhas de segurança, deixando as máquinas como se estivessem novas.

A lista de softwares de limpeza e otimização é bastante extensa, mas selecionamos aqui alguns dos melhores aos quais você pode recorrer. E o melhor de tudo: todas as ferramentas são gratuitas. Portanto, não há desculpas para não renovar o sistema operacional do seu PC hoje mesmo.

1. CCleaner

Entre todos os programas de limpeza disponíveis para Windows, o CCleaner é provavelmente um dos mais conhecidos e respeitados. Gratuito, ele permite a remoção de arquivos temporários criados pelo próprio sistema operacional, liberando espaço de armazenamento para arquivos mais importantes.

Além disso, o programa tem ainda uma ferramenta de limpeza de registro. Por meio dele você pode desinstalar programas, desabilitar a inicialização de softwares ou até mesmo listar e excluir arquivos duplicados. É recomendado tê-lo instalado e utilizar as suas ferramentas pelo menos uma vez por mês. Clique e conheça o app CCleaner para Windows.

2. WinUtilities

Assim como o CCleaner, o WinUtilities é gratuito e oferece diversas ferramentas para você dar vida nova ao PC. Seus recursos incluem soluções de limpeza, reparação, otimização e melhoria. A usabilidade é a mais simples possível: basta escolher uma função, clicar sobre ela e acompanhar a execução.

A limpeza de disco remove arquivos temporários inutilizados, recuperando espaço em disco. Já as entradas inválidas são excluídas pelo faxineiro de registro. Por fim, o reparador de atalhos corrige erros no Menu Iniciar e o gerenciador de desinstalação permite a exclusão completa de programas que não são mais utilizados. Clique e conheça o app WinUtilities para Windows.

3. Advanced System Care 14

O Advanced System Care chega à sua décima quarta versão ainda mais potente. A ferramenta pode ser utilizada para limpar arquivos inutilizados do PC, um conteúdo que nem sempre está visível para o usuário, mas que consome espaço de armazenamento no HD ou no SSD.

Além de limpar profundamente o PC, o software faz uma varredura em rastros de privacidade, removendo dados de uso em mais de 200 programas cadastrados em sua base de dados. Se algum arquivo suspeito é encontrado, automaticamente o conteúdo é isolado e colocado em quarentena. Essas ações farão com que você possa navegar mais rápido. Clique e conheça o app Advanced System Care para Windows.

4. Clean Master

O Clean Master conta com duas versões, uma paga e outra gratuita. Embora a versão Pro ofereça mais recursos, a versão gratuita é suficiente para você fazer uma limpeza completa no PC. A usabilidade do software e a sua interface acessível são os principais destaques da ferramenta.

Além de limpar o lixo, escaneando arquivos de registro de mais de mil programas, ele conta com um recurso chamado PC Boost, que otimiza o uso de memória RAM com apenas um clique. Integrado a ele há um sistema de varredura para eliminar possíveis malwares. Por fim, drivers que não estejam funcionando corretamente podem ser reparados com o recurso Driver Booster. Clique e conheça o app Clean Master para Windows.

homem usando programas para otimizar seu notebook com Windows

5. Glary Utilities

O Glary Utilities é outra alternativa gratuita e que oferece um bom número de ferramentas para limpeza do PC. Além do recurso de "Limpar & Reparar", ele traz ainda ferramentas como "Otimizar & Melhorar", "Segurança", "Arquivos & Pastas" e "Sistema".

Você conta com um desfragmentador de disco e registro, um otimizador de memória e um gerenciador de drivers em um só lugar. Essa última opção é especialmente para fazer com que PCs antigos voltem à ativa. De simples utilização, esse é um dos aplicativos mais interessantes para ter instalado. Clique e conheça o app Glary Utilities para Windows.

6. BleachBit

Para aqueles que desejam apenas liberar espaço de memória, o BleachBit é uma boa pedida. Por meio do programa, é possível analisar e excluir diversos itens que ocupam o espaço de armazenamento da sua máquina, como cache, cookies, itens na lixeira, arquivo temporário e log. O BleachBit está disponível tanto para Windows como no Linux, e você pode conhecer mais sobre ao clicar aqui. Clique e conheça o BleachBit para Windows. 

7. Privacy Eraser

O Privacy Eraser facilita a limpeza de diversos dados do seu PC, como histórico de navegação, cookies, caches, arquivos e documentos recentes e até mesmo rastros que você deixa quando navega pela internet.

Além de ser compatível com os principais navegadores da atualidade, como Mozilla, Chrome e Opera, ele oferece personalização. Dessa forma, é possível salvar os dados que você não deseja perder enquanto faz a limpa na memória do seu computador. Clique e conheça o Privacy Eraser para Windows

8. System Ninja

O System Ninja é um programa focado na remoção de arquivos, correção de problemas e aumento da performance do computador. Entre seus principais pontos fortes, estão a sua simplicidade e leveza, além de possuir uma versão totalmente em português.

Um dos destaques é a sua remoção rápida de arquivos que não possuem mais utilidade para o usuário, como arquivos temporários, links de torrents e demais itens que podem estar prejudicando o desempenho da máquina. Clique e conheça o System Ninja para Windows

9. CleanMem

CleanMem é um software capaz de otimizar a memória RAM, aumentando assim a eficiência e performance de um PC. Como vantagens, podemos listar o fato dele ser um programa extremamente leve e ter uma interface funcional e prática. Clique e conheça o CleanMem para Windows

10. AVG Web TuneUp

O AVG Web TuneUp é uma extensão disponível para Internet Explorer, Firefox e Chrome, que protege contra ameaças e rastreadores ocultos. Ao evitar que esses agentes se proliferem na sua máquina, ele garante que o desempenho dela não seja comprometido.

Um dos seus principais pontos fortes é o fato dele ser gratuito, sendo necessário apenas adicionar o plugin no navegador que você usa. Clique e conheça o AVG Web TuneUp para Windows

Dicas para melhorar o desempenho do seu PC

Contar com bons programas de limpeza é uma ótima forma de melhorar o desempenho do seu PC. Entretanto, para aqueles que desejam ver a sua máquina rodando a pleno vapor, há outras medidas que podem ajudar isso a se concretizar. Confira as principais:

Desinstalar programas sem uso

Um computador não teria a mais utilidade se não fossem pelos aplicativos e programas instalados nele, certo? Todavia, alguns sistemas operacionais vêm com diversos programas instalados que não são usados pelos usuários. Além disso, é comum muitas pessoas não deletarem aqueles apps que foram úteis em outrora, mas hoje não são mais necessários.

Esses aplicativos acabam ocupando o espaço do HD e da memória da sua máquina, e por consequência, a deixando mais lenta. Por isso, faça uma varredura e desinstale os programas que você não utiliza.

Limpe as pastas, arquivos e lixeira

Ainda sobre o quesito liberar espaço, verificar a quantidade de arquivos salvos no seu PC também ajuda você a ter mais quantidade de armazenamento e, por isso, um computador menos lento. Se você já está com essa máquina há alguns anos, é muito provável que tenha salvo diversos arquivos que não precisa mais. Delete-os e, em seguida, tire-os da lixeira, para ter mais espaço disponível no seu HD.

homem fazendo a limpeza dos arquivos salvos em seu computador

Desative a inicialização de programas

Seu PC é muito devagar toda vez que você liga ele? Isso pode acontecer devido a inicialização automática de programas, recurso que abre alguns apps instalados na máquina toda vez que ela é ligada. Para desativar essa função no Windows, clique com o botão direito do mouse na barra de tarefas e escolha a opção “Gerenciador de Tarefas”. Em seguida, clique na aba “Inicializar” e escolha os programas que você não quer que sejam abertos automaticamente e clique em “Desabilitar”.

Atualize sempre o seu SO

Não costuma atualizar o seu sistema operacional? Esse pode ser um dos motivos para a sua máquina apresentar lentidão. Novas atualizações servem, entre outras coisas, para corrigir bugs e melhorar o desempenho do SO.

Portanto, por mais que você gaste algum tempo precisando baixar e instalar a próxima atualização, isso pode melhorar a performance do seu PC, além de deixá-lo mais seguro. Para verificar se o computador está rodando com a última versão do Windows, digite na barra de pesquisa “Atualizações” e clique em “Verificar se há atualizações”. No novo menu que se abrir, clique em “Verificar se há atualizações” novamente.

Limpe as placas da memória RAM

Com o passar do tempo, os slots onde são encaixadas as placas da memória RAM podem acumular sujeira. Em alguns casos, a situação pode chegar ao nível de gerar mau contato entre a placa e o conector, ou então danificar os dispositivos. Por isso, é recomendado fazer uma boa limpeza dessas placas de tempos em tempos.

Adicione mais memória RAM

Adicionar mais memória RAM é uma das formas mais imediatas de deixar o seu PC com um desempenho melhor. Afinal, a máquina passará a ser mais potente devido ao seu hardware.

Em computadores desktop, fazer essa adição é algo mais fácil e barato em relação aos notebooks, que em alguns casos, nem permitem esse acréscimo. No entanto, se instalar peças numa máquina não estiver na sua zona de conhecimento, procure uma ajuda especializada. Melhor pagar por uma instalação do que correr o risco de perder toda a peça ou danificar o seu computador.

Elimine os vírus do seu PC

Vírus e malwares, além de colocar em risco os seus arquivos e informações pessoais, podem prejudicar o desempenho do seu computador. Por isso, não deixe a sua máquina desprotegida e instale um bom antivírus. Porém, opte por escolher um programa que não ocupe tanto o armazenamento do PC, pois softwares mais pesados podem deixar o dispositivo mais lento.

Verifique se há superaquecimento

Alguns travamentos ou lentidão na hora de executar certos programas se devem pelo superaquecimento que a máquina apresenta. Por meio de alguns programas, você pode monitorar a temperatura do seu PC, conseguindo com isso verificar se ele está rodando há uma temperatura maior do que a recomendada.

Muitas vezes, um superaquecimento se deve ao excesso de poeira acumulada nos canais de ventilação, ou por falhas nas ventoinhas. Caso esse seja o seu caso, faça uma boa limpeza ou acione um técnico especializado.

Gostou das nossas dicas? Então basta colocá-las em prática e desfrutar de um computador muito mais leve e veloz. Caso você queira adquirir peças ou dispositivos para melhorar ainda mais o desempenho da sua máquina, verifique o catálogo de produtos de tecnologia e informática disponível em nosso site.

Fonte(s):

ELGScreen, HP e TechTudo.