Windows 11: é melhor atualizar ou fazer instalação limpa?

O Windows 11 chegou ao Brasil em outubro de 2021, e promete diversas melhorias e novidades em relação à sua versão anterior. Visando atrair mais usuários para o novo sistema operacional, a Microsoft disponibilizou de forma gratuita a sua atualização para aqueles que já utilizam o Windows 10.

No entanto, muitos usuários possuem dúvida se essa seria a melhor opção. Para alguns, realizar uma instalação limpa, formatando a máquina e apagando os dados da versão anterior, é a melhor escolha. Mas será que essa afirmação é realmente verdade? A forma como você irá inserir o Windows 11 irá impactar o seu PC? Vamos descobrir!

Instalação limpa pode melhorar seu PC

A instalação do Windows 11 do zero pode sim melhorar o rendimento do seu PC, especialmente se você não formata sua máquina ou faz uma limpa de dados há algum tempo. Ao realizar esse processo, você evita que o computador sofra com lentidão, sem falar que evita que vírus ou outros problemas que já estejam alojados no dispositivo infectam o novo sistema operacional.

No entanto, vale destacar que esse método acaba se tornando mais trabalhoso do que apenas fazer um upgrade de versão, visto que você terá que formatar a sua máquina e instalar o sistema do zero.

Uma dica, caso você queira poupar tempo, é realizar a instalação em um SSD, e não no seu PC em si. Dessa forma, todo o processo poderá ser feito de forma mais rápida. Porém, você precisará fazer um backup de todos os dados e arquivos importantes que estão armazenados na sua máquina.

Portanto, realize esse método somente se você tiver um bom conhecimento de informática, ou conte com a ajuda de alguém que saiba como realizar o processo. Você não vai querer perder as fotos das suas últimas férias ou então aquela documentação importante do trabalho, não é mesmo?

Atualização oferece melhor qualidade para gamers

A instalação limpa não é o único método que oferece suas vantagens. Fazer um upgrade direto do Windows 10 para o Windows 11 pode ser uma boa opção, especialmente se você costuma usar o seu PC para jogos.

Isso se deve ao fato do upgrade não habilitar o Virtualization-Based Security (VBS), sistema de segurança feito pelo Microsoft usado para diminuir o risco de malware e outros ataques hackers. Apesar do programa ser usado como um item de segurança, ele acaba deixando o PC mais lento, especialmente na hora de executar algum jogo.

Em alguns casos, a redução na taxa de quadros dos jogos chegou a ser de quase 30%. Por isso, se você gosta e joga com frequência, a atualização direta irá te oferecer uma melhor experiência gamer.

No entanto, lembre-se de fazer uma limpa ou backup no seu PC antes de realizar o upgrade. Caso o HD esteja muito lotado, seu PC pode apresentar sinais de lentidão e travamento do mesmo jeito, prejudicando a performance da máquina, e por consequência, a sua, durante o jogo.

Além disso, certifique-se que o seu PC esteja totalmente limpo, sem nenhum vírus ou malware instalado. Ao fazer o upgrade, seu Windows 11 já estará menos protegido ao não contar com o VBS. Por isso, é bom ter um bom sistema antivírus ou garantir que nada contamine seu novo sistema operacional.

Qual dos dois processos escolher? Migrar para o Windows 11 vale a pena?

Como foi possível observar, ambos os processos oferecem suas vantagens e desvantagens. Neste caso, você deve avaliar qual método se adequa de forma melhor às atividades que você realiza ao seu computador e ao estado em que ele se encontra.

Em primeiro lugar, busque avaliar a sua máquina. Há quanto tempo ela não é formatada? Ela está apresentando sinais de lentidão? Quanto de espaço o seu HD ainda possui disponível? Responder essas perguntas pode te ajudar a tomar uma decisão.

Além disso, questione se você possui conhecimento necessário para fazer uma formatação ou backup, instalar o sistema operacional do zero e contar com bons sistemas de vírus. Antes de decidir pela instalação limpa, é preciso garantir que ela será feita da forma correta, seja por você, uma pessoa próxima ou ajuda profissional.

Por fim, com qual frequência você joga ou executa programas pesados no seu PC? Caso eles façam parte da sua rotina e do seu momento de diversão, realizar a atualização direta é a melhor opção.

Independente da sua escolha, não deixe de experimentar o Windows 11. O novo sistema operacional da Microsoft possui um design inovador, e promete ajudar os usuários em produtividade, além de ter um melhor desempenho e segurança do que as versões anteriores do Windows.

Além disso, por ser o novo sistema operacional da Microsoft, é muito provável que a empresa se dedique exclusivamente a ele a partir de agora, apresentando mais novidades no futuro.

Gostou desse artigo? Então não deixe de conferir as demais informações, dicas e tutoriais do nosso blog, e dê uma espiadinha nos itens vendidos em nosso site!

Links: TecMundo [1] e [2]