Windows 11: Confira 06 destaques do novo sistema da Microsoft

O Windows 11 foi lançado no Brasil em outubro de 2021. Desenvolvido pela Microsoft, os sistemas operacionais Windows logo conquistaram o mercado, tanto para computadores domésticos como em empresas.  

O novo modelo chega de forma gratuita para aqueles que já possuem o Windows 10, e promete mudanças e inovações em relação às suas versões anteriores. Apesar das melhorias, muitos indivíduos ficam em dúvida se vale a pena migrar para uma versão diferente do sistema.

Esse dilema é visto especialmente em grandes organizações, onde tempo e esforços consideráveis precisam ser gastos para fazer essa mudança em diversas máquinas. Pensando nisso, criamos este artigo para ajudar você! Vamos mostrar os principais destaques que o Windows 11 tem a oferecer.      

1. Visual mais elegante

Print de tela do visual mais elegante do Windows 11

Foto: Divulgação/Microsoft

A primeira mudança que ganha destaque no Windows 11 é o seu novo visual. A interface do sistema operacional foi reformulada, promovendo telas translúcidas e janelas com cantos arredondados, trazendo um toque de modernidade em itens como a barra de ferramentas, ícones, wallpapers e muito mais.

A estética do sistema como um todo ficou mais minimalista e com um aspecto mais clean, fazendo com que a tela inicial do PC não fique tão poluída visualmente. Além disso, o Menu Iniciar foi centralizado, semelhante ao visto nos sistemas macOS e Linux.

Por fim, vale destacar os nos temas que o novo Windows possui, que vão desde versões escuras até opções mais claras, com uma paleta de cores mais abrangente e atraente. 

2. Melhorias na Microsoft Store

Foto: Divulgação/Microsoft

A Microsoft Store, loja oficial de aplicativos da companhia, passou por mudanças com o Windows 11. Ela também possui agora melhorias visuais, com uma nova interface gráfica mais moderna. Além disso, ela promete melhorias tanto para os desenvolvedores como para os usuários.

Para usuários, é possível buscar e instalar aplicativos do Android, que serão executados de forma nativa no sistema operacional. Com isso, não é mais preciso utilizar emuladores do Android. Já os desenvolvedores têm a vantagem de receber 100% das receitas geradas com a venda dos seus apps.

3. Foco na produtividade

Foto: Divulgação/Microsoft

Um dos principais focos do novo Windows é ajudar os usuários a aumentar a sua produtividade. O Microsoft Teams, plataforma de comunicação que tem sido amplamente utilizada durante a pandemia, foi totalmente integrado ao sistema operacional, facilitando o seu uso.

Além disso, o Windows 11 possui um novo painel de widgets que pode ser totalmente personalizado. Com isso, cada usuário pode definir quais itens estarão disponíveis para visualização rápida, facilitando o seu acesso durante o dia a dia.

Outro destaque é o novo suporte a desktops virtuais, dando ao usuário um nível de controle maior sobre essas áreas de trabalho, permitindo inclusive a fixação de janelas, o que pode ajudar aqueles que precisam ficar com diversos apps ou programas abertos ao mesmo tempo. 

4. Suporte multitelas

Além da integração com programas e personalização de janelas, outro grande destaque do Windows 11 é o seu novo sistema de suporte multitelas. Com ele, usuários poderão integrar seu PC com outros dispositivos, como um tablet, por exemplo, podendo usá-los simultaneamente.

Assim, será possível organizar os programas em ambos os dispositivos, escolhendo em qual deles devem ser executados. Tablets ainda terão um novo sistema touch, possibilitando arrastar os programas para outras telas com os dedos.

5. Mais veloz e seguro

Durante sua apresentação, a Microsoft destacou que o novo sistema operacional é a opção mais segura e rápida já feita pela companhia. Essas melhorias são ótimas, especialmente para grandes empresas que procuram um bom sistema operacional. Afinal, aumentar a produtividade e manter as informações seguras deve ser uma das prioridades de qualquer organização, não é mesmo? 

6. Melhoria para jogos

Foto: Divulgação/Microsoft

O mercado gamer é um dos principais focos do Windows 11. Um dos principais destaques do sistema é o seu mapeamento Auto HDR, que aplica essa tecnologia em jogos que foram lançados sem esse recurso. Assim, os jogos rodados no PC ficam com uma qualidade gráfica melhor.

Outra vantagem é o acesso à tecnologia DirectStorage, que permite um carregamento mais rápido de jogos pesados. Por fim, o sistema tem integração com o Xbox Game Pass, sendo possível jogar os games do Xbox no PC. 

Qualquer PC pode receber o Windows 11?

O Windows 11 já está disponível para ser instalado pelos usuários brasileiros, sendo totalmente grátis para aqueles que já possuem o Windows 10. No entanto, nem todos os PCs que rodam na versão anterior possuem capacidade para receber a nova versão do sistema operacional. Para saber se o seu dispositivo está apto para receber o Windows 11, clique aqui

Para aqueles que possuem um PC incompatível, a Microsoft aconselha manter a versão 10 do seu sistema operacional, que terá suporte até 2025. No entanto, para os usuários que possuem condições, instalar e utilizar o Windows 11 oferece diversos benefícios, como os listados neste artigo.

Seu uso pode ainda ser potencializado, especialmente em empresas, com a aquisição do Office Home & Business, pacote que as versões e licenças dos principais programas da Microsoft para atividades pessoais e empresariais, como o Excel e o Word, por exemplo.

A Contabilista, empresa que é referência em suprimento para escritórios há mais de 35 anos, oferece esse pacote por um ótimo preço. Acesse nosso site e conte conosco como parceira para os seus negócios.