Seu PC é compatível com o Windows 11? Confira o passo a passo

O Windows 11 é a mais nova versão do sistema operacional da Microsoft, e promete diversas melhorias em relação aos seus modelos anteriores. Lançado oficialmente no Brasil em outubro de 2021, ele é disponibilizado de graça para os usuários que já possuem o Windows 10.

No entanto, nem todos os computadores e notebooks possuem os requisitos de hardware necessários para suportar o novo sistema operacional. Por isso, antes de querer migrar para a nova versão, é necessário se certificar que o seu PC está apto para isso.

Caso você não saiba muito bem quais as especificações da sua máquina, não se preocupe. Não é necessário ser um expert em informática e hardware para realizar o processo de verificação. Você pode optar por realizar um teste, que é feito de forma rápida e simples. Neste artigo, vamos te mostrar como realizá-lo para saber se o seu computador é compatível com o Windows 11.

Requisitos mínimos para instalar o Windows 11

Caso você saiba as especificações técnicas do seu PC, você pode utilizar os dados listados abaixo para saber se será possível instalar o Windows 11 na sua máquina.

  • Processador: 1 GHz com 2 ou mais núcleos em um processador de 64 bits compatível ou SoC (System on a Chip).
  • Memória RAM: 4 GB
  • Armazenamento: 64 GB
  • Firmware: UEFI, compatível com Inicialização Segura.
  • TPM: versão 2.0.
  • Placa de vídeo: compatível com Direct 12 ou posterior com drive WDDM 2.0
  • Tela: alta definição (720p) com mais de 9 polegadas na diagonal e 8 bits por canal de cor.
  • Conexão com a Internet e conta Microsoft: Windows 11 Home Edition requer conectividade com a Internet e uma conta Microsoft.

Ressaltamos que esses são os requisitos mínimos listados pela própria Microsoft. Ou seja, eles apenas garantem que o PC consiga rodar o sistema operacional, mas nem todos os seus recursos irão operar no seu desempenho máximo. Para saber os demais recursos específicos exigidos pelo Windows 11, clique aqui.

Como verificar se o PC é compatível

Pensando nos usuários que não possuem conhecimentos avançados de hardware e que não sabem as especificações de suas máquinas, a Microsoft disponibilizou uma ferramenta que consegue checar automaticamente se o seu computador é compatível com o Windows 11: o PC Health Check.

Com essa ferramenta, é possível verificar de forma simples e rápida se será possível instalar o novo sistema operacional no seu dispositivo, e o melhor, de forma totalmente gratuita. Para utilizá-la, siga esse passo a passo:

Passo 1: acesse o site oficial do Windows 11, vá até a parte de baixo do site com o seu mouse e encontre o campo “Verificar a compatibilidade”. Clique na opção “Baixar app de verificação de saúde do PC” e faça o download da ferramenta.

Passo 2: após o download ter terminado, faça a instalação do programa, seguindo os passos indicados na tela do seu PC. Em seguida, abra o aplicativo e clique em “Verificar agora”.

Passo 3: caso o seu PC esteja apto a receber o Windows 11, uma mensagem informando que “Este computador pode executar o Windows 11” irá aparecer. Agora, caso essa mensagem não apareça, clique em “Conferir todos os resultados”, e o app irá indicar quais requisitos mínimos a sua máquina não possui.

Migrar para o Windows 11 vale a pena?

A resposta para essa pergunta é muito pessoal. Para os usuários que possuem computadores com suporte ao sistema operacional, vale a pena testar o novo Windows 11.

O Windows 11 promete diversas novidades, como uma nova interface, um menu centralizado, integração com novos aplicativos e até uma melhor experiência para os usuários que gostam de jogar jogos no PC. Confira aqui os 06 destaques do novo sistema operacional da Microsoft.

Para empresas, o Windows 11 também oferece maior atratividade, especialmente porque um dos programas que terá mais conectividade com o sistema é o Microsoft Teams, que tem sido muito utilizado para videoconferências.

Com isso, mesmo que seja necessário tirar um tempo para fazer uma migração, especialmente se feita nos computadores de uma empresa, ela acaba trazendo mais benefícios para os usuários. Sem falar que por ser o sistema mais recente da Microsoft, a empresa irá agora focar os seus esforços em trazer ainda mais melhorias para o Windows 11.

Agora, caso seu PC não possua os requisitos mínimos, ou então você não utilize o Windows 10, fazer a migração para a versão 11 precisa ser ponderada, pois ela exigirá um investimento financeiro da sua parte. Porém, mesmo neste caso pode valer a pena, especialmente se você realizar um upgrade no seu PC ou adquirir um novo.

Caso a sua máquina não seja compatível com o Windows 11, isso indica que ela não possui os melhores recursos disponíveis na atualidade. Investir em um desktop ou notebook melhor pode te ajudar a ser mais produtivo no trabalho, ou então a usufruir melhor de jogos ou outras atividades que você realiza no computador no seu tempo de lazer.

Como última dica para você, que deseja investir em um computador novo, recomendamos verificar as opções disponíveis em nosso site. Aqui você encontra diversos modelos de computadores, notebooks, e periféricos de ótima qualidade! Conte conosco e desfrute do melhor que o mundo da informática tem a oferecer.

Fontes: Tecnoblog, Canaltech, TechTudo, Microsoft.com