Quais são as novidades do Microsoft Office para 2019?

O pacote Office continua sendo uma das principais suítes de aplicativos contratadas pelas empresas em todo o mundo. Dada a ampla disseminação de uso de softwares como Word, Excel e Power Point, esse parece um reinado que está longe de terminar para a Microsoft.

Entretanto, seguindo as tendências de mercado, o Microsoft Office também se reinventou nos últimos anos. Tanto é que atualmente no mercado os consumidores podem encontrá-lo em duas versões: o Office 365, que pode ser contratado via assinatura mensal, e o Office 2019, lançado no final de 2018 e que segue ainda o modelo fixo de pagamento pela licença.

Qual a opção mais interessante para o seu negócio? Nesse artigo, falaremos sobre as novidades trazidas por essas últimas versões.

Office 2019: o que há de novo?

É público e notório que a Microsoft está conduzindo uma transição dos seus usuários do Office licença única para o modelo de SaaS (software as a service). Prova disso é que recentemente a empresa lançou uma campanha publicitária na qual aponta os benefícios do Office 365 em relação ao seu recém-lançado Office 2019.

Porém, isso não significa que o Office 2019, lançado em outubro de 2018, não seja um software no qual não valha a pena fazer um investimento. A versão mais recente da suíte de aplicativos de escritório da Microsoft traz os seguintes programas: Word, Excel, Power Point, Outlook, Project, Visio, Access e Publisher.

O Word 2019 recebeu um tema na cor escura, ferramentas de aprendizado (inclusão de legendas e descrições de áudio), recursos text-to-speech transforma a fala em texto de forma mais eficiente), além de melhorias de acessibilidade e correção de bugs.

Já no Excel 2019 as novidades são gráficos de funil, mapas 2D e linhas do tempo, possibilidade de integração ainda maior entre Excel e Power BI e melhorias no PowerPivot e no PowerQuery. No Power Point 2019 os novos recursos são funções de zoom e ordenação de slides, novas transições e possibilidade de inserir e gerenciar ícones, SVG e modelos 3D.  

Outros recursos gerais, aplicados a todos os serviços, incluem criptografia de mensagens similar à utilizada no Office 365, Enterprise Protection e identificação de sensibilidade.

Alguns recursos do Office 365 também foram integrados à plataforma e estarão disponíveis para os usuários: compatibilidade com o Microsoft Teams, 1 TB de armazenamento e compartilhamento de arquivos online e suporte técnico gratuito disponível 24 horas por dia.

Para compra única, os usuários devem procurar pelo Office Home & Business 2019. Aos que preferirem a versão cujos pagamentos são feitos mensalmente (com compromisso de contratação anual) as opções são o Office 365 Business e o Office 365 Business Premium.

Ainda vale a pena adquirir uma licença do Office 2019?

A própria Microsoft deixa bem claro em um gráfico comparativo que os benefícios presentes no Office 2019 são em menor número do que os disponíveis nas demais versões. Cada licença anual dá direito à instalação da suíte de aplicativos em apenas uma máquina (Windows ou Mac), incluindo uso comercial. Enquanto isso, as licenças com pagamento mensal se aplicam a até 5 dispositivos, incluindo PCs, tablets e smartphones.

Os que optarem pelo Office 365 tem ainda garantidas atualizações automáticas para novos recursos, mais mobilidade por meio das versões web e móveis dos aplicativos Office, compartilhamento e armazenamento de arquivos na nuvem, além de suporte por telefone 24 horas. 

Em outras palavras:  não é que o Office 2019 seja ruim ou tenha algum tipo de problema, mas o próprio comparativo da empresa indica que o Office 365 é uma alternativa que oferece uma melhor relação custo-benefício para os usuários, especialmente em se tratando de empresas. Isso porque, quer  vocêesteja trabalhando no escritório ou fora dele, obterá um conjunto familiar de ferramentas de produtividade de primeira categoria com mais mobilidade.