Como ativar filtro de luz azul no computador?

A maioria das pessoas que trabalham horas em frente a uma tela de computador, após um dia cheio de trabalho, já deve ter sentido cansaço, dor de cabeça e até mesmo um incômodo “atrás dos olhos”. Esses efeitos são causados pela luz azul emitida por telas de computador, celular e outros aparelhos. 

Mas porque a luz azul é tão danosa para a saúde? Uma das explicações para isso está relacionada ao sono. O ritmo circadiano, que é o ciclo biológico de todos os seres vivos, é influenciado pela variação de luz, temperatura, entre outros fatores. Sendo o sono um dos elementos mais importantes para esse ciclo. Naturalmente, a luz e a escuridão afetam diretamente o sono. A luz natural do dia induz a produção de melatonina e outros hormônios associados ao sono. Porém, com o uso de luzes artificiais o corpo fica um pouco confuso e interrompe os sinais de sono. A luz azul emitida pelos aparelhos digitais faz com que a produção de melatonina diminua e, consequentemente, interfere na qualidade do sono, causando insônia muitas vezes. 

Nesse sentido, existem dois tipos de luz azul. A luz azul turquesa vem dos raios do sol e auxilia no processo natural do sono, como já citado. Essa não é nociva para a saúde.  

Já a luz azul violeta advém da emissão dos computadores, celulares, tablets e outros aparelhos eletrônicos, sendo ela considerada prejudicial para os olhos. Os seus efeitos são diversos, entre eles: dores de cabeça, visão embaçada, fadiga ocular, ressecamento dos olhos e insônia. 

Para quem precisa trabalhar em frente ao computador por muitas horas, esses efeitos podem ser uma distração no ambiente de trabalho e tornar a rotina exaustiva, podendo prejudicar até mesmo a produtividade. Às vezes, um simples detalhe como esse, em relação a uma luz nociva, pode afetar diretamente a qualidade de vida das pessoas, o humor e, automaticamente, prejudicar o seu trabalho.

Além disso, quem já possui problemas oculares, deve ficar em alerta, pois a luz azul pode agravar ainda mais o seu diagnóstico, podendo levar até à cegueira. 

Pensando em solucionar esses problemas, foi desenvolvido o filtro azul ou a chamada luz noturna, que garante a proteção da visão contra os efeitos nocivos da luz azul.  Esse filtro já existe em vários sistemas operacionais, como Windows e IOS, por exemplo. Além disso, existem aplicativos muito fáceis e acessíveis para baixar. 

A nova atualização do Windows 10 Creator Update conta com o modo noturno ou Luz da Noite. Com essa funcionalidade, é possível ativar cores mais quentes que não prejudicam a visão. Para encontrar é muito simples, basta acessar configurações > sistema > tela > configurações de luz noturna > ativar e, por fim, escolher o horário que a luz noturna será ativada. 

Mas, se você não tem essa atualização, não se preocupe! Existem alguns aplicativos que também funcionam da mesma forma, entre eles, o F.lux e Iris mini. 

O F.lux é um dos aplicativos mais conhecidos e o melhor é que ele é totalmente gratuito, e está disponível para Windows, Mac e Linux. 

Ele age de forma automática ajustando as cores do monitor. Além disso, ele desliga automaticamente o filtro quando você assiste filmes ou séries. 

O Iris mini também é muito fácil de usar. Ele funciona de forma manual e automática, você escolhe. Está disponível Windows, Mac e Linux. 

No caso dos celulares, a maioria conta com essa funcionalidade de ativação automática do filtro de luz azul, assim como configuração de intensidade e também os horários de ativação do filtro. Veja a seguir como ativar no seu celular e no computador o filtro de luz azul. 

Apple

  1. Acesse Ajustes ou Central de Controle; 
  2. Selecione a opção “Tela e Brilho”; 
  3. Selecione “Night Shift”; 
  4. Defina as configurações de agendamento e temperatura. 

Samsung

  1. Acesse a Central de Notificações ou Configurações; 
  2. Clique em Visor; 
  3. Selecione “Filtro de luz azul”
  4. Configure os ajustes de horário e opacidade. 

Xiaomi

  1. Acesse as Configurações; 
  2. Seleciona a opção “Tela”; 
  3. Clique em “Modo de leitura”; 
  4. Ative o modo leitura e personalize os seus horários de ativação. 

LG

  1. Vá em Configurações; 
  2. Selecione “Tela; 
  3. Clique em “Visualização confortável”; 
  4. Ative a opção “Usar Visualização confortável” e configure a temperatura. 

Computadores com sistema Windows 

  1. Vá até a opção Iniciar; 
  2. Digite na barra de pesquisa “Luz noturna”; 
  3. Clique em “Luz noturna”; 
  4. Ative e configure o horário. 

Computadores com sistema macOS

  1. Selecione o menu e clique em “Preferências do Sistema”; 
  2. Clique em “Monitores”; 
  3. Escolha a opção “Night Shift”;
  4. Ative manualmente ou configure o agendamento automático. 

Viu só como é simples ativar o filtro de luz azul no seu aparelho? Com certeza, agora, você não terá mais aquelas dores de cabeça, cansaço, entre outros efeitos indesejados. 

Mas, além de ativar o filtro, se atente a um outro detalhe. Milhões de pessoas usam o celular antes de dormir. Porém, saiba que quando as luzes do quarto estão apagadas e apenas o seu celular está ligado, isso é muito prejudicial para a sua visão e para a qualidade do seu sono. 

Quando está escuro, o corpo entende que é um momento para começar a relaxar, diminuir a intensidade e, finalmente, dormir. Mas, quando você utiliza luzes artificiais mesmo estando a noite ou escuro, o corpo fica confuso e encontra dificuldades para desligar totalmente já que nesse ambiente ainda existe um estímulo presente. 

Por isso, se você tem dificuldade em pegar no sono e não sabe como dormir melhor, uma das principais dicas é: não leve o celular para a cama, evite usar algumas horas antes de dormir e use o filtro de luz azul quando for trabalhar, estudar ou quando achar necessário, principalmente se for à noite.

Gostou das nossas dicas? Além de  nosso blog com diversos conteúdos relacionados à rotina organizacional e trabalho remoto, também  criamos o Contabilista Em Casa. Nele, trazemos ideias, assuntos, produtos para a sua ergonomia, conforto e novidades sobre o home office.