Como escolher uma webcam para o seu PC?

Desde o início da pandemia de coronavírus, muitas pessoas sentiram a necessidade de adquirir um novo item para o escritório: uma webcam. As reuniões que antes eram presenciais passaram a ser feitas online e nem todos estavam preparados para fazer videoconferências.

Mesmo quem utiliza um notebook, que costuma vir com uma webcam embutida, talvez não tenha um equipamento que proporcione uma imagem de qualidade. Por isso, investir em uma webcam com melhor resolução acabou se tornando mais uma necessidade desse período. Você sabe o que precisa levar em consideração ao escolher a sua?

Neste artigo, falamos sobre as especificações técnicas e as características que precisam ser analisadas em cada modelo antes de comprar a sua. Há diversas opções de webcam no mercado, saiba qual é a melhor para atender às suas necessidades.

Fique de olho na resolução e na velocidade de captura

A resolução de vídeo suportada por uma câmera é um dos aspectos mais importantes para se observar no produto. Modelos com suporte à resolução 1080p (Full HD) e 720p (HD) são os mais indicados, pois oferecem uma imagem de alta definição. Abaixo disso, é bem provável que você obtenha uma imagem com granulações e distorções de cores.

Outro fator ligado a esse aspecto técnico é a velocidade de captura. O ideal é que a câmera seja capaz de capturar imagens com pelo menos 30 FPS (frames por segundo). Nem todos os equipamentos sustentam essa média quando estão gravando em resoluções mais altas, portanto verifique essa característica.

Observe as opções de ajuste de foco

Basicamente, existem três opções de foco entre as câmeras: autofoco, manual e fixo. O foco automático é o mais interessante dos três, pois a lente trabalha para manter a sua imagem sempre nítida ainda que você esteja se mexendo. É a opção mais indicada para videoaulas, por exemplo.

O foco manual requer ajustes e um pouco mais de conhecimento sobre o tema. Sempre que você mudar de ambiente será preciso reajustar o foco, o que pode ser um incômodo para alguns ou um ponto positivo para quem gosta de personalização. Por fim, há a opção de foco fixo, que limita o usuário com relação à distância diante da câmera, mas está presente em câmeras mais acessíveis.

Design e qualidade de construção

Poucas pessoas se atentam a esse detalhe, mas o tipo de material utilizado na lente da webcam impacta diretamente na qualidade da imagem. Modelos com lente de vidro são melhores do que os com lente de plástico, mas custam mais caro. Além disso, as lentes de vidro são mais resistentes contra riscos.

Em termos de design, observe ainda os suportes de uso que ela tem. Algumas vêm com prendedores para serem colocadas sobre o monitor, enquanto outras só podem ser utilizadas em cima da mesa. Modelos mais versáteis podem ainda ser compatíveis com tripés, dando mais opções para o consumidor.

Ampla compatibilidade

Na maioria dos casos esse não é um problema, mas é importante verificar nas especificações técnicas do produto se há compatibilidade com múltiplos sistemas operacionais, como Windows, MacOS e Android. Isso dá ao consumidor mais flexibilidade para utilizar o produto em diferentes locais.

Há modelos que são compatíveis inclusive com smartphones e tablets, via entrada micro USB. Eles podem funcionar como uma “extensão”, oferecendo uma câmera de melhor qualidade para esses dispositivos. 

Recursos extras

Outra forma que os fabricantes encontraram para diferenciar um produto de outro é incluindo recursos extras. Eles podem ser muito úteis em alguns casos, aumentando a usabilidade do produto, e simplificando a vida do usuário. Dependendo do seu uso, vale a pena investir um pouco mais para ter essas funções.

Há modelos com microfone embutido, por exemplo, que prometem aplicação de efeitos via software. Rotação 360º, recursos de correção de som e luz e LEDs RGB estão entre as opções. Falando em software, há muitas variações nesse aspecto, com funções para troca de plano de fundo, compensação de exposição para ambientes pouco iluminados, entre outras possibilidades.

.....

Se você está em busca de uma webcam para o seu escritório ou home office, consulte as opções disponíveis no site da Contabilista. Trabalhamos com as principais marcas do mercado, como Microsoft, Logitech, Maxprint e Xiaomi. 

Tags: webcam