Como calcular a distância correta de instalação do projetor?

Os projetores de imagem são um item cada vez mais presente nos escritórios. O aumento na demanda por apresentações mais profissionais, somado aos preços mais acessíveis desse tipo de equipamento fez com que muitos consumidores passassem a incluir esse item em suas listas de compra. Mesmo para aqueles que já têm um desses, saber como calcular a distância de instalação de um projetor ainda permanece sendo um mistério.

Felizmente, estamos aqui para descomplicar a sua vida e mostrar que não existem muitos segredos com relação a isso. Tudo vai depender, basicamente, do tamanho da imagem que você pretende projetar (em polegadas) e do aspecto de tela mais indicado para cada ocasião. Tendo isso em mente você verá que tudo fica mais fácil.

Qual o tamanho da imagem que você quer?

Ampliar uma determinada imagem é a principal razão da existência de um projetor. No entanto, por mais que você queira ver uma tela enorme em uma sala, é preciso saber se há espaço para tal projeção. Além disso, leve em consideração a potência da luz do projetor: quanto mais lúmens ele tiver, mais nítidas ficarão as imagens mesmo em distâncias maiores.

Em linhas gerais, as projeções variam entre 80 e 150 polegadas. Portanto, esse é o primeiro número que você precisa ter em mente, o tamanho de imagem que você quer ver. Depois é preciso observar o aspecto de tela. Trata-se do formato da imagem que vai ser projetada. Nesse caso, temos três opções: os formatos widescreen 16:10 e 16:9 e o formato TV 3:4.

Para filmes, por exemplo, os dois primeiros são os mais indicados. Já alguns programas de TV, especialmente os mais antigos, podem ficar melhor no formato 3:4. Até mesmo as suas apresentações em Power Point precisam se adaptar ao chamado aspecto de tela. É ele, somado com o tamanho da imagem em polegadas, que vai definir a distância do projetor.

Calculando a distância de projeção

As tabelas abaixo mostram a distância na qual deve ser colocado o projetor. Primeiramente, defina o aspecto de tela. Depois, escolha qual é o tamanho final da imagem projetada que você deseja, em polegadas e pronto. Seu projetor deve ser posicionado em uma distância intermediária entre o mínimo e o máximo indicados abaixo.

Projeção de tela com aspecto 16:10

  • Imagem de 80 polegadas: distância entre 2,48 m e 2,70 m
  • Imagem de 100 polegadas: distância entre 3,10 m e 3,38 m
  • Imagem de 120 polegadas: distância entre 3,73 m e 4,07 m
  • Imagem de 150 polegadas: distância entre 4,67 m e 5,09 m

Projeção de tela com aspecto 4:3

  • Imagem de 80 polegadas: distância entre 2,81 m e 3,06 m
  • Imagem de 100 polegadas: distância entre 3,51 m e 3,83 m
  • Imagem de 120 polegadas: distância entre 4,22 m e 4,61 m
  • Imagem de 150 polegadas: distância entre 5,29 m e 5,77 m

Projeção de tela com aspecto 16:9

  • Imagem de 80 polegadas: distância entre 2,55 m e 2,78 m
  • Imagem de 100 polegadas: distância entre 3,19 m e 3,48 m
  • Imagem de 120 polegadas: distância entre 3,83 m e 4,18 m
  • Imagem de 150 polegadas: distância entre 4,79 m e 5,23 m

Obviamente, aparelhos mais modernos permitem uma série de outras regulagens, como foco e intensidade de brilho, mas o importante é que essas regras básicas sejam observadas. De resto, falamos de itens que nem sempre podem estar disponíveis, mas que ainda assim não serão um impeditivo para que a sua diversão ou a sua apresentação ocorram da melhor maneira possível.

A Contabilista possui diferentes tipos de projetores de marcas renomadas como Dell e Epson para a sua casa ou escritório com preços excelentes. Confira!