Como funciona um antivírus e por que você precisa de um no seu computador?

Você já deve conhecer pessoas que não utilizam antivírus no computador por julgarem que esse é um investimento desnecessário. Porém, por mais que o usuário tenha conhecimento do assunto, ser apenas cuidadoso e não ter um antivírus completo instalado não é garantia nenhuma de que sua máquina não será infectada.

Para entender por que uma proteção antivírus ou um sistema de segurança é essencial em qualquer máquina, antes de tudo precisamos compreender como esse tipo de software funciona. Ao instalar um antivírus na sua máquina você fecha muitas portas para que pessoas mal-intencionadas não consigam roubar os seus dados ou ter acesso a informações pessoais.

Como funciona um antivírus?

Todo conteúdo externo que tente entrar em sua máquina pode ser considerado uma ameaça em potencial. Isso ocorre quando você carrega a página de um site, quando recebe um e-mail, quando faz o download de um aplicativo ou mesmo quando pluga um pendrive ou HD externo na entrada USB.

Em muitos casos, é claro, confiamos na fonte de origem da informação. O grande problema é quando não sabemos de onde vem o conteúdo que estamos baixando. Ao clicar em um link de um site desconhecido e baixar um programa, nada garante que ele não tenha dentro de si códigos maliciosos, plantados ali de propósito para roubar as suas informações.

É justamente nesse momento que um antivírus entra em ação. O que ele faz é escanear todo e qualquer conteúdo que vá ser baixado para a sua máquina. Para que esses donwloads sejam considerados seguros, é preciso que os aplicativos e e-mails apresentem alguns certificados de segurança, códigos ocultos que não vemos quando simplesmente clicamos em um arquivo.

Assim, funcionando como uma espécie de “pedágio”, ele barra a entrada daqueles que não estejam de acordo com as regras de segurança. Na sequência, ele emite um alerta para o usuário, informando que um arquivo sem as credenciais de segurança está tentando entrar – cabendo ao usuário aceitar ou não seguir adiante.

Barrando ameaças em tempo real

Embora essa metodologia adotada pelos softwares antivírus seja eficiente, os bandidos não perdem tempo e vários métodos para burlar essas regras são criados todos os dias. É por essa razão que o bom software antivírus é aquele que permanece atualizado, mantendo em seu banco de dados meios de identificar as mais diversas tentativas de burlar a segurança.

Um dos softwares que se destacam nesse mercado é o Norton Sistema de Segurança que não é mais apenas um antivírus. Trata-se de um dos produtos de mais renome disponíveis no mercado. Produzidos pela Symantec, os aplicativos da família Norton vão muito além de um antivírus. Eles são verdadeiras suítes de segurança eficientes contra ameaças digitais (vírus, malwares etc.) — pelo fato de se manterem constantemente atualizados —, além de incluírem no mesmo pacote ferramentas extras como proteção de dados para manter a sua privacidade segura.

Para quem acredita que o fato de não clicar em links maliciosos já basta para estar protegido, a história nos mostra que não é bem assim que as coisas funcionam. Por essa razão, proteção definitiva mesmo o usuário só encontrará se tiver em sua máquina um antivírus instalado, ativo e atualizado.

Atente para essas duas últimas palavras: ativo e atualizado. A simples instalação de um software como esse não garante resultados imediatos. Ele precisa estar ativo, sempre, especialmente durante a sua navegação na internet. Além disso, as atualizações disponibilizadas pelo desenvolvedor devem ser configuradas para download automático, de forma que mesmo as ameaças mais recentes não sejam capazes de penetrar essa camada de proteção.

Por isso, a menos que a sua máquina permaneça sempre off-line ou que o seus dados não sejam importantes – o que, acreditamos, certamente não é verdade – não há razão alguma para você deixar a sua máquina desprotegida. Baixe e instale hoje mesmo um aplicativo antivírus no seu PC e evite dores de cabeça ainda maiores.

Na Contabilista você encontra o Norton Sistema de Segurança para garantir a integridade do seu computador. Confira!