Por que usar softwares originais?

Usar softwares piratas é uma prática ilegal, conforme o que está disposto na Lei 9.609/98. Só essa razão já seria mais do que suficiente para justificar o porquê você deve utilizar apenas softwares originais.

Entretanto, há muitos outros benefícios que somente um software original é capaz de proporcionar, como assistência técnica especializada sempre à disposição. Aqueles que imaginam estar “economizando” quando compram produtos falsificados, muitas vezes não veem que além da infração podem estar danificando a sua própria máquina.

Quais são os benefícios de usar softwares originais?

São muitos. Ao utilizar uma cópia baixada, ou mesmo comprar uma cópia pirata de um software original Microsoft, por exemplo, como o Windows, Pacote Office ou o Norton Antivírus, você automaticamente coloca o seu computador em risco. Isso porque softwares modificados podem expor a sua máquina a códigos maliciosos.

Esses vírus e malwares podem ler as suas informações pessoais e repassá-las para terceiros sem a sua autorização ou, ainda pior, sem que você saiba. Outra possibilidade é a de que códigos maliciosos infectem seu computador, resultando em problemas de hardware a componentes como HD, SSD, placa-mãe ou o processador.

Riscos como esses praticamente inexistem quando se trata da licença de um software original, seja ela vitalícia ou mensal, no modelo SaaS (Software as a Service).

As atualizações de software são outro ponto fundamental a ser observado. Depois que um programa é lançado, o trabalho dos desenvolvedores não chega ao fim. Eles seguem procurando bugs (falhas de software) e incorporando novas ferramentas que melhorem ainda mais a experiência do usuário. Quem usa software pirata automaticamente perde o acesso a tudo isso.

Além das correções, elas trazem mais segurança para o usuário, pois as eventuais ameaças que surgirem pelo caminho podem rapidamente ser neutralizadas com proteções incluídas no código. Mais uma vez, quem não dispõe de um software certificado acaba ficando de fora desses benefícios.

Por fim, há outro fator fundamental para o qual muitos só dão importância quando um problema acontece: a falta de suporte técnico. Caso seu software apresente algum problema – ou resulte em problemas para a sua máquina – basta entrar em contato com a desenvolvedora para obter orientações, a troca do código por outro ou até mesmo o dinheiro de volta. Quem opta pelos piratas abre mão de tudo isso.

O barato que sai caro

A falsa sensação de economia de alguns reais priva o usuário de uma série de benefícios e, ainda pior, faz com que ele incorra em crime. A Lei 9.609/98 estabelece que a pena para quem viola direitos autorais de programas de computador pode ser punida com pena que vai de seis meses a quatro anos de prisão, além de multa e ação cível indenizatória.

As chances de que isso aconteça com um “usuário comum” são pequenas, é verdade, mas no caso das empresas a situação muda de figura. Fiscalizações de rotina feitas pelo Ministério do Trabalho ou denúncias anônimas podem fazer com que a sua empresa tenha que desembolsar quantias altas para regularizar a situação e certamente você gastará muito mais do que gastaria se tivesse adquirido as licenças desde o início.

Além disso, vale ressaltar que os dados de uma empresa e seus clientes são um dos seus ativos mais preciosos, portanto a segurança é um pilar fundamental que necessita de atenção redobrada.

Integração com a nuvem fica prejudicada com a pirataria

Uma das características mais atrativas dos softwares atuais é o fato de eles estarem completamente integrados à nuvem. Em outras palavras, isso significa que os usuários podem salvar o conteúdo online e acessá-lo a partir de qualquer lugar, desde que tenham uma conta autorizada e verificada para fazer isso – para os piratas, essa possibilidade não existe.

Dessa forma, ao não adquirir um software original a sua empresa se torna menos competitiva do que a concorrência, pois deixa de ter acesso a recursos dinâmicos e que agilizam de forma considerável o trabalho.

Por fim, pense nos danos em termos de imagem para uma empresa que seja pega utilizando softwares não licenciados. Seus colaboradores e fornecedores perceberão nessa uma atitude mesquinha, dando a entender que a sua companhia não tem condições nem mesmo de investir nas ferramentas básicas para o trabalho. Portanto, evite dores de cabeça e recorra sempre a softwares originais.

Agora que você já sabe os benefícios e a importância de usar softwares originais, acesse a loja online da Contabilista e garanta programas originais para sua empresa.