Qual a temperatura ideal do ar condicionado no ambiente de trabalho?

Em qualquer escritório, há sempre uma discussão sobre a temperatura do ar condicionado: em geral, algumas pessoas preferem mais quente, enquanto outras mais frio. Afinal, qual é a temperatura ideal do ar condicionado no ambiente de trabalho?

Talvez você não saiba, mas existe até mesmo uma norma que regulamenta isso. E mais: trabalhar em um ambiente cuja temperatura não seja agradável, além de diminuir a produtividade dos colaboradores pode fazer com que aumente o número de erros. Quer saber como resolver essa questão?

A temperatura ideal do ar condicionado

Existem 36 Normas Regulamentadoras de Segurança e Medicina do Trabalho (NR). As primeiras foram estabelecidas em 1978, há mais de quatro décadas. Porém, poucos sabem que uma delas trata especificamente sobre as condições de temperatura do ambiente de trabalho.

É a NR 17.5. Segundo o texto, as temperaturas do ambiente de trabalho devem ficar entre 20 e 23 graus Celsius, em locais como salas de controle, laboratórios, escritórios, salas de desenvolvimento ou de análise de projetos. A norma contempla ainda os demais espaços em que haja “produção intelectual” ou em que se requeira “atenção constante”. Veja a íntegra do item 17.5.2:

17.5.2. Nos locais de trabalho onde são executadas atividades que exijam solicitação intelectual e atenção constantes, tais como: salas de controle, laboratórios, escritórios, salas de desenvolvimento ou análise de projetos, dentre outros, são recomendadas as seguintes condições de conforto:

  • Níveis de ruído de acordo com o estabelecido na NBR 10152, norma brasileira registrada no INMETRO;
  • Índice de temperatura efetiva entre 20oC (vinte) e 23oC (vinte e três graus centígrados);
  • Velocidade do ar não superior a 0,75m/s;
  • Umidade relativa do ar não inferior a 40 (quarenta) por cento.

17.5.2.1. Para as atividades que possuam as características definidas no subitem

17.5.2, mas não apresentam equivalência ou correlação com aquelas relacionadas na NBR 10152, o nível de ruído aceitável para efeito de conforto será de até 65 dB (A) e a curva de avaliação de ruído (NC) de valor não superior a 60 dB.

17.5.2.2. Os parâmetros previstos no subitem 17.5.2 devem ser medidos nos postos de trabalho, sendo os níveis de ruído determinados próximos à zona auditiva e as demais variáveis na altura do tórax do trabalhador.

Já a norma ISO 9241 indica que o ideal é que a temperatura seja mantida entre 20 e 24 graus Celsius no verão e entre 23 e 26 no inverno, com umidade relativa do ar entre 40% e 80%.

Ambiente inadequado compromete a produtividade

Um ambiente de trabalho com temperatura inadequada diminui a produtividade dos colaboradores. Foi o que revelou um estudo realizado pela Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, em 2004. A pesquisa “Vinculando condições ambientais à produtividade” revelou quanto mais gelado é o ambiente, maior é a tendência dos funcionários em cometer erros.

Segundo o estudo, em ambientes mais frios o corpo produz mais movimentos involuntários e esse nível maior de tremores pode comprometer a digitação. Já em ambientes muito quentes, nosso corpo aumenta o gasto fisiológico de energia, o que pode causar uma sensação de sonolência. Em ambos os casos, portanto, o resultado é ruim para todos.

A melhor maneira de resolver o problema não é impondo nenhuma regra, mas sim dialogando com os seus colaboradores. A NR 17 indica uma faixa de temperatura, mas uma enquete entre os trabalhadores pode ser ainda mais adequada para que se determine qual é a média de temperatura que os presentes naquele local gostariam de ter.

Outra solução é rearranjar as posições de trabalho. Aqueles que sentem mais calor, por exemplo, podem preferir trabalhar em posições sob a saída de ar, enquanto as pessoas que sentem mais frio podem ser alojadas em posições mais afastadas das correntes de vento.

Acesse o site da Contabilista e confira todas as opções em ventiladores, aquecedores e circuladores de ar, além de todo o tipo de materiais para o seu escritório. 

Fonte(s): Guia Trabalhista e G1