Como o café pode aumentar a produtividade nas empresas

Não importa o ramo de atuação da sua empresa, é bem provável que os seus colaboradores, em sua maioria, sejam adeptos de um bom cafezinho. Os benefícios do café para a produtividade são inegáveis e, muitas vezes, é em torno da máquina de café que os funcionários relaxam e recarregam as energias para seguir o trabalho.

Uma reportagem publicada pelo jornal El País mostrou os benefícios da “fika” na Suécia e justifica o porque da bebida ser vista como um auxílio e tanto na produtividade e na socialização da sua força de trabalho.

“A cultura empresarial na Suécia é bastante próxima e pouco hierárquica”, explica Emelie Gallego adida cultural da embaixada da Suécia na Espanha. Essa característica, coincidentemente, é similar à do Brasil. Além disso, somos o maior produtor de café do mundo, sendo responsáveis por cerca de um terço da produção mundial.

Razões para investir no café não faltam

Café e água não se nega para ninguém. É muito raro encontrar uma empresa que não forneça essas duas opções de bebidas para os seus funcionários. Além de ser uma cortesia bastante agradável, trata-se de um investimento capaz de melhorar a produtividade dos seus colaboradores.

A cafeína, o principal componente do café, age em nosso corpo liberando dopamina, um elemento responsável por deixar a nossa atenção e a memória mais aguçadas. Sabe aqueles dias difíceis no trabalho? Eles podem ficar mais amenos com uma boa xícara de café.

A situação fica ainda melhor se a sua empresa tiver uma máquina de café. Ela torna o preparo da bebida mais prático e rápido, além de proporcionar café de vários sabores, graças a ampla variedade que existe hoje no mercado. Ou seja, além de experimentar cafés de sabores variados, você garante o consumo de uma bebida sempre fresca e de qualidade.

O café deixa os ambientes mais acolhedores

Tente se lembrar de todos os seminários, cursos e palestras dos quais você já participou. É nos intervalos desses eventos, no coffee break, que muitos estabelecem contato com outras pessoas e ampliam o seu networking. O café, portanto, é o ponto de encontro das pessoas em um ambiente – e dentro de uma empresa não é diferente.

“Sempre indico aos meus clientes que tenham um espaço reservado para servir o cafezinho. Essa bebida tem o poder de conectar as pessoas, seja em ambientes públicos e comerciais ou ao receber uma visita em casa. Quando é servido um café especial, como o Reserva, o valor agregado é ainda maior. Se torna mais que um cafezinho e passa a ser uma experiência única. Recomendo”, destaca a arquiteta Mariah Cardoso, em entrevista ao site da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC).

Em outras palavras, o café é um elemento que estimula a integração entre os colaboradores. Empresas que buscam integrar os setores devem, sem dúvida, colocar a máquina de café em uma mesa localizada em um ponto estratégico do ambiente de trabalho, como nos corredores.

Você provavelmente é hoje um dos usuários do Gmail, o serviço de e-mails do Google. Pois sabia que essa ideia nasceu durante um cafezinho dentro da empresa, conforme relatado por Katelin Todhunter-Gerberg, associada sênior da equipe de comunicação do Google.

E, claro, nem é preciso dizer que para os visitantes, ser recebido com uma xícara de café é uma excelente cortesia. Sendo assim, se você tinha alguma dúvida que o café era um benefício e tanto para os seus colaboradores, saiba que mais do isso, ele pode ser um estímulo para o aumento da produtividade.

Quer oferecer um café de qualidade e ainda economizar? A dica é ter uma máquina de café no seu escritório. Além de serem mais práticas e proporcionarem bebidas mais gostosas e variadas, elas ajudam a reduzir o desperdício e requerem uma manutenção muito mais simplificada.

Fonte(s): Associação Brasileira da Indústria de Café, El País, Take Coffee, Veja, Paraná Portal e Café Point

*****

Aproveite para oferecer uma xícara de café para seus clientes e colaboradores com as opções da bebida oferecidas na loja online da Contabilista!