Os 5 melhores programas para você organizar arquivos e pastas no computador

Você sabia que o simples fato de deixar a sua Área de Trabalho bagunçada pode impactar diretamente na sua produtividade? Não é à toa que os melhores programas para organizar pastas e arquivos no computador são tão requisitados nos sites de download.

A menos que você domine métodos de organização com eficiência, é bem provável que sem o auxílio de apps adequados as suas pastas e arquivos fiquem completamente bagunçadas. Nesse artigo, listamos cinco programas perfeitos para resolver problemas como esses de uma vez por todas. Escolhe o seu e dê adeus à perda de tempo procurando arquivos.

Download Mover

A simplicidade do Download Mover é um dos aspectos mais elogiados pelos usuários. Ele permite que você organize os arquivos de acordo com as suas respectivas extensões. Por exemplo, dá para direcionar todos os “.JPG” ou “.PNG” para uma pasta chamada “Fotos”.

O segredo consiste em estabelecer quais regras o organizador de arquivos deve seguir. Depois disso, ele varre a pasta Downloads ou qualquer outra que você defina e puxa cada arquivo para o seu devido destino. Quando ativo, você pode determinar os intervalos de tempo entre uma varredura e outra.

DropIt

Tire alguns minutos para criar regras de organização para os seus arquivos e, depois, apenas desfrute dos benefícios que o DropIt tem a oferecer. A missão do programa é organizar os seus arquivos automaticamente. Porém, para isso ele precisa saber quais regras seguir e é você quem define quais serão elas.

Depois de definir os parâmetros, tudo o que você precisa fazer é arrastar os itens para a interface do DropIt. Ele se encarrega de dar o destino correto a cada item. Você pode criar regras baseadas na extensão dos arquivos ou usando um termo específico que esteja no nome do item. Por exemplo, todas os arquivos “.JPG” ou com a palavra “foto” no nome podem ir para uma pasta específica.

Files 2 Folder

Seguindo a mesma lógica, o Files 2 Folder faz o trabalho de organizar os arquivos para você a partir de diretrizes pré-determinadas. Basta definir qual é a pasta de origem, para que o software faça a varredura, e quais são as regras para as pastas de destino. Porém, diferente dos demais, ele é um pouco mais complicado de usar.

O processo de seleção de arquivos é mais eficiente quando feito de maneira manual. Você precisa selecionar todos os arquivos clicando com o botão direito do mouse. Depois, é preciso definir um nome para a pasta para a qual irão os arquivos selecionados que atendam aos critérios pré-estabelecidos.

Digital Janitor

Sem muitos segredos, o Digital Janitor funciona da mesma forma que os demais. Você define a pasta de origem e as regras para as pastas de destino e o programa se encarrega de fazer o restante do trabalho. Você pode criar quantas regras quiser, mas todas elas precisam ter relação com a extensão dos arquivos.

Entre todos os que listamos, o Digital Janitor é um dos que tem uma das interfaces mais simpáticas. Embora ele esteja disponível apenas em inglês, não será nenhum problema enviar cada um dos arquivos para os seus respectivos destinos.

MusicZen

Sabemos que o download de músicas não é mais tão popular quanto já foi antigamente, mas ainda existem muitos usuários que fazem questão de ter a sua coleção de MP3s nas máquinas. Se esse é o seu caso, saiba que existe um organizador perfeito para elas.

O MusicZen usa como referência as tags dos arquivos de áudio, como por exemplo o nome do artista ou o álbum. A partir disso, ele cria pastas automáticas, separando as suas músicas de forma que vai ficar muito mais fácil encontrar o seu artista preferido em meio a milhares de arquivos.

Para mais dicas sobre organização, não deixe de assinar o newsletter da Contabilista, a loja número 1 em suprimentos para escritório!