Como criar um perfil de sucesso no LinkedIn

Mais do que ter um bom currículo, é preciso saber de que maneira mostrar essas informações para o mercado de trabalho. Em se tratando de visibilidade profissional, não há ferramenta mais eficiente do que o LinkedIn.

A rede social que hoje pertence à Microsoft é uma referência quando se trata de criar um perfil profissional. Entretanto, ainda que você tenha boas qualificações, será que você as exibe da melhor maneira possível para que o algoritmo saiba como encontrá-lo? Neste artigo, trazemos dicas práticas de como criar um perfil de sucesso no LinkedIn.

Tenha uma URL personalizada

Para que você possa ser encontrado nas buscas com maior facilidade, o primeiro passo é personalizar a URL do seu perfil. Além de demonstrar um grau de conhecimento na plataforma e atenção aos detalhes, isso permite que você possa compartilhar um endereço mais simples com o mercado, facilitando a memorização e aumentando as chances de acesso.

Para alterar a URL do perfil, acesse o LinkedIn e clique em “Visualizar Perfil”. No menu da lateral direita, escolha “Informações pessoais e de contato”, clicando no ícone de edição. Por fim, localize a opção “Editar URL do seu perfil público” e defina o nome que desejar. O resultado será algo como http://www.linkedin.com/in/seu-nome-completo.

Inclua palavras-chave no seu perfil

Se você pudesse resumir suas qualificações em três palavras-chave, quais seriam elas? Incluir ao menos três termos bastante específicos em sua descrição facilita a localização da sua página pelos mecanismos de busca. Por exemplo, um jornalista pode incluir termos como “jornalista”, “redator” ou “marketing” para ser associado diretamente a esse tipo de busca.

Se você não tem certeza sobre quais palavras-chave são mais relevantes na sua área, utilize o serviço online Google Keyword Planner para encontrar os termos mais atrativos. Lembre-se: as palavras escolhidas serão determinantes para que você apareça nas primeiras posições relacionadas ao tema em questão.

Preencha todas as informações possíveis

Quanto mais dados você fornece para o perfil, mais subsídios oferece para que outras pessoas pesquisem sobre o seu histórico profissional. Algumas pessoas têm receio de compartilhar dados relacionados a trabalhos anteriores, mas o fato é que quanto mais você puder mostrar para os outros sua experiência, melhor.

Outra dica: o LinkedIn permite que você crie perfis em mais de um idioma. Por exemplo, se o seu foco são clientes de outros países, uma boa ideia é manter versões em inglês ou espanhol como secundárias. Sempre que um usuário acessar sua página, além de ter acesso às opções, poderá visualizar seu conteúdo automaticamente em um idioma com o qual tem mais familiaridade.

Compartilhe conteúdo relevante

Tente se lembrar de alguns perfis que servem de referência para você no LinkedIn. É bem provável que eles compartilhem conteúdo relacionado a um determinado tema com uma certa frequência. Quando nos acostumamos a ver alguém comentando sobre um determinado assunto, associamos o perfil ao conhecimento ou domínio de um tema em especial.

À medida que seu conteúdo é visualizado e que as pessoas interagem com ele, aumenta a sua visibilidade, pois sua postagem é exibida na linha do tempo de pessoas que não o seguem. Sendo assim, programe-se para fazer pelo menos duas ou três postagens relevantes toda semana para se manter em evidência. Compartilhe informações de valor para o seu setor.

Interaja com outros perfis

A interatividade é a métrica que determina a visibilidade em uma rede social. Pessoas que comentam, curtem ou compartilham posts de outros perfis tendem a ter maior visibilidade do que aquelas que apenas consomem o conteúdo e não o passam adiante. A informação de qualidade precisa circular.

Portanto, se você viu um post interessante, curta. Se gostou do que leu ou assistiu, comente. Se achar que é relevante para o seu segmento, compartilhe, sempre citando a fonte original. Essas boas práticas certamente farão com que o número de visitas no seu perfil cresça semana a semana, ampliando possíveis oportunidades.