Como escolher um HD externo para fazer backup das suas informações

Fazer backup de informações importantes é essencial em qualquer escritório. Você não pode confiar apenas no seu PC, pois um eventual problema pode fazer com que todos os arquivos salvos na máquina se percam, gerando um prejuízo imensurável.

Por isso, de tempos em tempos é recomendável fazer um backup e para isso nada melhor do que recorrer a um HD externo. Esses dispositivos portáteis são a alternativa mais simples e acessível para quem deseja guardar arquivos ou mesmo transferi-los de uma máquina para outra sem perder muito tempo.

Porém, basta dar uma olhada nas opções disponíveis nas lojas para perceber que são muitas as alternativas e a variedade de preços também é grande. Você sabe quais aspectos técnicos precisam ser observados antes de comprar um produto como esse?

Capacidade de armazenamento

O primeiro item a ser observado em um HD externo é a sua capacidade de armazenamento. Quanto maior a capacidade, mais caro ele custará. Porém, o custo por GB tende a diminuir nos modelos mais robustos. Há versões a partir dos 320 GB de espaço, que já são suficientes para armazenar muita coisa.

Porém, os modelos mais procurados hoje no mercado são os de 1 TB e 2 TB. Tudo vai depender do tipo de arquivo que você pretende guardar. Quem armazena muitas fotos e vídeos deve preferir as versões de maior capacidade. Já quem tem apenas arquivos de texto e planilhas pode optar por modelos mais acessíveis.

Conexões compatíveis

Outro item importante a ser observado são os tipos de conexão com o qual o equipamento é compatível. Modelos mais antigos podem ter apenas conexão USB 2.0 ou 3.0, enquanto os mais modernos têm conexão USB 3.1, eSATA ou Thunderbolt.

Além da compatibilidade com os seus dispositivos, conexões mais modernas proporcionam transferência de arquivos com maior velocidade. Entretanto, é importante checar se a sua máquina suporta tais velocidades, caso contrário um equipamento de ponta poderá ser subutilizado em PCs mais antigos.

Velocidade de leitura, gravação e transferência

Além das conexões, observe ainda a velocidade de leitura e gravação de dados que o dispositivo oferece. Alguns HD externo são otimizados para transferências de dados de grande porte e, por conta disso, são capazes de processar mais arquivos por segundo. Esse indicativo é feito por meio do índice de RPM (Rotações por Minuto).

Um HD externo com 10.000 RPM, por exemplo, terá um melhor desempenho do que um modelo com 4.200 RPM. No entanto, para que tudo funcione perfeitamente, é fundamental que a máquina em questão também seja compatível com as mesmas características.

Compatibilidade com o SO

Windows e Mac, os dois sistemas operacionais mais utilizados, têm sistemas de arquivos diferentes. Enquanto a Microsoft utiliza o formato NTFS, a Apple opta pelo HFS+. Muitos HD's externos são compatíveis com ambos os formatos, mas não de forma simultânea.

Sendo assim, um HD com arquivos NTFS pode não ser lido por um Mac, e vice-versa. Fique atento a essa especificação do produto, pois deve haver indicação de compatibilidade com o sistema de arquivos. Se você utiliza os dois sistemas, a recomendação e adquirir um HD externo para Windows e outro para Mac.

Peso e mobilidade

Por último, mas não menos importante, você deve observar os aspectos de design e estética do produto. Há HDs externos leves e finos e versões mais pesadas e espessas. Na prática isso não impacta no desempenho, mas para quem leva o produto na mochila, carregar um item mais leve pode fazer a diferença.

Para se ter uma ideia, é possível encontrar modelos no mercado que pesam até 350 gramas, mas também há versões que chegam a quase 1 quilo. Os modelos mais compactos podem caber até mesmo no bolso da calça. Além disso, alguns vêm com capinhas protetoras, o que aumenta a durabilidade do produto e facilita o transporte.