O futuro é remoto? Confira as 05 principais tendências no mercado de trabalho em 2022

O ano de 2022 está começando, e com ele, empresas e colaboradores precisam se atentar sobre quais as principais tendências do mercado de trabalho. Além dos desafios comuns, este novo ano marca a retomada da sociedade após quase 2 anos de pandemia.

É inegável que esse longo período de isolamento social mudou profundamente a forma como indivíduos e organizações desempenham suas atividades e realizam negócios. Apesar do Covid-19 ainda ser um risco e de certas medidas e cuidados precisarem serem tomados, o avanço da vacinação em todo o país dão uma esperança de que em breve tudo voltará à normalidade.

No entanto, é muito difícil que o mundo dos negócios volte a ser como era antes. Por isso, é preciso estar preparado para encarar este novo ambiente corporativo. Confira neste artigo as cinco principais tendências do mercado de trabalho deste ano e como você e a sua organização podem se preparar para elas.

01. Crescimento do trabalho híbrido

Uma das principais dúvidas da maioria das organizações é referente a retomada do trabalho presencial. Boa parte dos funcionários precisou desempenhar suas atividades em home office durante a pandemia, e voltar para o antigo sistema pode causar estranheza e até mesmo rejeição por parte dos colaboradores.

As opiniões são muito diversas. Alguns indivíduos preferem continuar em casa, enquanto outros não veem a hora de voltar para a empresa. Dessa forma, qual a melhor alternativa a ser tomada? Uma boa opção é o chamado trabalho híbrido, algo que deve ganhar cada vez mais adeptos em 2022.

Neste sistema, os funcionários continuam realizando parte de seus compromissos em home office, e parte de forma presencial na própria empresa. O modelo tem tendência a ser aceito por boa parte das pessoas, pois dessa forma é possível usufruir dos benefícios tanto do home office quanto do trabalho presencial, além de facilitar a retomada da rotina pré-pandemia.

Não por acaso, uma pesquisa mostrou que 95% dos executivos acreditam que o trabalho híbrido será algo permanente mesmo quando a pandemia chegar ao fim.

02. Trabalho em qualquer lugar

Seja por necessidade ou por escolha, diversos colaboradores mudaram de cidade durante o período de pandemia. Esse fenômeno foi mais intensificado entre os jovens, que em muitos casos aproveitaram o trabalho remoto para voltar para a casa dos pais ou familiares residentes em outros municípios.

Essa tendência deve continuar em 2022, especialmente em áreas onde os profissionais não precisam se reunir presencialmente para realizar as suas funções. Oferecer essa oportunidade, além de ser visto como um benefício para boa parte dos colaboradores, pode reduzir os custos da empresa, que pode migrar para escritórios menores e mais baratos para serem mantidos.

Espaços como coworkings serão cada vez mais utilizados pelos próximos anos. Por que gastar o aluguel mensal de um escritório sendo que é possível alugar um espaço por um dia na semana para fazer reuniões, e nos demais dias cada um fazer suas atividades em casa ou em um café? 2022 com toda certeza dará muito mais liberdade geográfica para diversas organizações e colaboradores.

03. Concorrência do exterior

As fronteiras geográficas estão ficando cada vez mais inexistentes no mercado de trabalho atual. Devido ao fato de grande parte das empresas estarem realizando suas atividades em home office, organizações de outros países estão buscando cada vez mais mão de obra especializada no Brasil.

Para diversos indivíduos, isso tem sido ótimo, especialmente pelo valor financeiro, visto que nossa moeda está muito desvalorizada em relação ao dólar. Caso você possua esse sonho de trabalhar para uma grande companhia internacional sem mudar de país, a hora é essa. Invista em novos idiomas e procure por vagas em sites especializados como o LinkedIn.

Já gestores e responsáveis pelo RH de uma organização vão precisar buscar novas formas de reter os seus melhores funcionários, pois a concorrência tende a ficar cada vez maior. Apesar de ser difícil competir com o dólar, uma boa saída é focar em planos de carreira e benefícios que ofereçam uma maior segurança para os seus colaboradores.

04. Saúde emocional como prioridade

A pandemia infelizmente deixou marcas profundas na maioria dos indivíduos. O tempo de isolamento social e a infelicidade de perder parentes e pessoas próximas acaba sendo refletida no desempenho dos colaboradores. Uma pesquisa mostrou que mais de 50% dos indivíduos atuantes no mercado de trabalho notaram uma queda de rendimento por estarem emocionalmente abalados durante este período.

Apesar da possibilidade de o fim da pandemia gerar alegria e esperança, muitos indivíduos ainda terão medo e traumas em voltar para uma rotina de trabalho. Por isso, organizações precisarão focar cada vez mais na saúde emocional de seus funcionários. Vale destacar que qualquer empresa precisa ter funcionários mentalmente saudáveis para conseguir ter êxito durante o ano.

05. Tecnologia como maior aliada

Conceitos como automação e indústria 4.0 já estavam em alta antes da pandemia, e foram ainda mais adotadas durante esse período de isolamento social. Isso devido ao fato da atuação remota só ser possível graças a diversos recursos tecnológicos, como a integração de softwares e aplicativos.

Pelo fato de cada funcionário atuar em um local diferente, as empresas precisam investir em equipamentos e programas para se comunicar e realizar atividades de forma segura e eficiente. Investimentos em recursos tecnológicos devem aumentar ainda mais nos próximos anos, fazendo com que a tecnologia se torne a principal aliada de diversos funcionários.

Com isso, será cada vez mais necessário a utilização de aparelhos e softwares inteligentes durante o trabalho. Como última dica, recomendamos a você dar uma olhada nas opções disponíveis em nosso site. Oferecemos suprimentos e insumos que podem ser usados para melhorar o seu desempenho durante o home office ou em qualquer lugar que você queira realizar o seu trabalho.

Links: G1, Beer or Coffee, Whow, Revista Exame