Motivação: como avaliar se os seus funcionários estão motivados

Quais são os principais fatores que motivam os colaboradores da sua empresa? Se engana quem pensa que os únicos itens da lista são estabilidade no trabalho, salário ou perspectivas de crescimento. A lista de respostas possíveis é praticamente infinita.

A motivação no trabalho leva em consideração diversos fatores e saber como identificá-los e avaliá-los pode fazer a diferença no sucesso da sua equipe. Por exemplo, pense que você definiu que dará um bônus salarial para quem entregar uma quantidade de trabalho acima da meta. Porém, se sua equipe já estiver sobrecarregada, esse “benefício” será menos atrativo do que alguns dias de folga, apenas para citar uma possibilidade.

Por essa razão, tão importante quanto motivar as pessoas que estão à sua volta é compreender as razões individuais pelas quais elas decidem cumprir seu papel ou dar “algo a mais” na hora de concluir as tarefas.

Como avaliar a motivação dos seus funcionários?

É papel dos proprietários, dos gestores e dos responsáveis pelo departamento de Recursos Humanos identificar fatores motivadores (ou desmotivadores) entre os colaboradores. Parta do princípio de que não há como presumir ou pressupor uma resposta: pergunte, sempre, e prepare-se para se surpreender com as respostas.

1. Crie meios de avaliar a produtividade

Funcionários mais motivados produzem mais. Porém, esse não é o único indicador que deve ser levado em consideração. É preciso observar o histórico de cada colaborador e a média dele quando comparado aos demais. Alguém que foi muito produtivo no passado, mas está entregando menos pode estar passando por algum problema.

Identificar as razões pelas quais os números estão mais baixos é o primeiro passo para compreender quais são as melhores ações a serem tomadas. Pode ser que a questão principal seja o ambiente de trabalho em si, e não o salário ou as perspectivas de carreira. Mensurar resultados é um aspecto-chave.

2. Tenha um NPS interno

NPS é uma sigla para Net Promoter Score, uma métrica criada pelo consultor norte-americano Fred Reichheld em 2003. A metodologia é bastante simples: nela o colaborador é convidado a dar uma nota de 0 a 10 com relação à satisfação sobre um determinado tema. Quanto maior a nota, mais satisfeito ele está.

A partir do cruzamento de respostas de diversas perguntas é possível traçar um panorama sobre os itens mais valorizados pelos funcionários e aqueles nos quais a sua empresa está sendo insuficiente. Em muitos casos, uma mudança de gestor ou melhorias no ambiente de trabalho já são suficientes para deixar mais pessoas motivadas.

3. Reavalie os benefícios oferecidos

Oferecer benefícios para os colaboradores é sempre um fator motivacional. Porém, certos tipos de complementos podem ter pouca ou nenhuma eficiência sobre um determinado grupo. Por isso, é preciso que você conheça o seu “público-alvo”, da mesma maneira como o perfil dos seus clientes é avaliado.

Uma empresa com colaboradores mais jovens, por exemplo, pode valorizar mais descontos para aprender inglês ou frequentar uma academia do que a possibilidade de fazer home office. Por outro lado, uma equipe com mais pais e mães pode dar valor à flexibilidade de horários e ao banco de horas mais do que o aprendizado de um idioma.

4. Faça pesquisas sobre o clima organizacional

Como já mencionamos, muitas vezes a forma de motivar os colaboradores de uma empresa é muito mais simples que se imagina. Aquisição de móveis novos, materiais de escritório de qualidade, um aparelho de ar-condicionado ou mesmo regras mais flexíveis que não comprometam a produtividade são muito bem-vindas.

A melhor maneira de compreender o que se passa na cabeça dos seus funcionários é perguntando a eles. Faça pesquisas de avaliação do clima organizacional e deixe que eles mesmos destaquem os pontos positivos e negativos. Melhore o que estiver ruim e invista naquilo que for bem avaliado.

5. Ofereça perspectivas

Toda empresa tem os seus valores, regras e objetivos. Entretanto, nem sempre eles estão alinhados com as expectativas dos funcionários. Os mais jovens podem preferir um plano de carreira mais bem definido enquanto os mais velhos podem preferir estabilidade e segurança. O que a sua companhia tem a oferecer?

Criar estratégias para reter seus melhores talentos — ou atrair novos — é uma forma de investir na motivação dos seus colaboradores. Certifique-se de contratar pessoas que têm um perfil compatível com a sua empresa. Isso o ajudará a reduzir a rotatividade de pessoal e deixará mais tranquilos aqueles que compartilham o crescimento do negócio com você diariamente.