Teste vocacional: como escolher uma profissão e definir os rumos da carreira

Desde pequenos escutamos a famosa pergunta: “O que você quer ser quando crescer?”. Se este é seu último ano do Ensino Médio, chegou mesmo a hora de pensar em seu futuro, não é mesmo?

Apesar de nos dias de hoje a pressão para trabalhar em uma única área até a aposentadoria ser menor, ainda assim a atividade remunerada que você irá exercer todos os dias vai influenciar sua maneira de viver, quem você será e, como consequência, impactar a sua felicidade.

Para ajudar você a descobrir qual a sua vocação e o que te tornará um profissional realizado, os testes vocacionais são uma ótima ferramenta. Quer saber mais? Entenda como eles podem indicar caminhos para o seu futuro.

Como funcionam os testes vocacionais?

Esse instrumento avalia sua personalidade e seus interesses para apontar áreas de trabalho específicas que combinam com você e nas quais será possível desenvolver sua carreira

É importante destacar, porém, que os testes vocacionais são apenas uma das estratégias utilizadas pelos psicólogos para realizarem um processo de orientação profissional com os jovens que estão iniciando sua trajetória no mundo do trabalho ou com os adultos que desejam mudar de área.

O que é orientação profissional?

Chamada antigamente de orientação vocacional, ela corresponde a um processo de autoconhecimento que auxilia as pessoas a identificarem as profissões que mais se encaixam em seu perfil, de acordo com suas habilidades técnicas e aspectos pessoais que precisam ser desenvolvidos. 

Além da aplicação de testes formais que podem avaliar a inteligência e algumas habilidades específicas, como memória e raciocínio lógico, esse método conta também com uma etapa onde são realizadas entrevistas com o jovem para identificar seus gostos, valores pessoais, interesses e profissões que chamam a sua atenção no momento. 

Na sequência, ainda podem ser realizadas dinâmicas de grupo e atividades reflexivas, como uma pesquisa sobre as disciplinas que serão estudadas no curso, a realidade do mercado de trabalho e a média salarial da profissão. Por último, é possível até mesmo entrar em contato com profissionais que já atuam na área escolhida pelo estudante para que ele possa amadurecer sua escolha. 

Toda essa jornada contribui para que a decisão seja mais certeira e mostre ao jovem como ele deve se preparar para as próximas fases de sua vida profissional.

O que os testes vocacionais não são

Como você pode perceber, os testes vocacionais e o processo de orientação profissional não apresentam ao estudante um caminho a ser seguido cegamente. Eles servem apenas como um guia para a escolha ao cruzar informações sobre o que ele gosta e tem habilidade para realizar e o que o mercado de trabalho exige em determinada profissão.

Portanto, a escolha sobre o futuro profissional ainda está apenas em suas mãos.

Onde posso realizar a orientação profissional?

De acordo com o Conselho Federal de Psicologia, apenas psicólogos podem aplicar testes para orientação profissional. Para trilhar essa jornada procure um psicólogo especialista nesse tipo de atividade.

Além dessa possibilidade, algumas escolas públicas e particulares oferecem esse tipo de serviço. Universidades que possuem cursos de Psicologia também costumam oferecer suporte em orientação profissional para a comunidade externa, de maneira gratuita.

Pra que área eu vou?

Se você deseja aprofundar suas informações sobre as profissões também pode começar a pesquisar sobre as grandes áreas de conhecimento. Conheça quais são elas e confira alguns exemplos de cursos que são ofertados:

  • Ciências Agrárias: Agronomia, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária e Zootecnia.
  • Ciências Biológicas: Biologia, Botânica, Fisiologia, Genética e Zoologia. 
  • Ciências da Saúde: Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Odontologia, Psicologia e Terapia Ocupacional.
  • Ciências Exatas e da Terra: Ciência da Computação, Estatística, Física, Matemática e Química.
  • Ciências Humanas: Antropologia, Filosofia, Geografia e História. 
  • Ciências Sociais Aplicadas: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Informação, Comunicação, Direito, Economia, Serviço Social e Turismo. 
  • Engenharias: Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Engenharia Química. 
  • Linguística, Letras e Artes: Cinema, Fotografia, Letras e Teatro. 

Para entender melhor cada área, busque as habilidades exigidas e os maiores desafios de cada uma delas. E para descobrir qual é mais compatível com o seu perfil aprimore seu autoconhecimento refletindo sobre essas questões:

  • Quais matérias eu mais gosto de estudar? E quais são as que não me fazem feliz?
  • Em quais temas tenho mais facilidade? Quais são aqueles que me mais me desafiam?
  • Em que tipo de ambiente eu gostaria de trabalhar?
  • Com o que eu gostaria de trabalhar: pessoas, números, animais ou objetos?

Como a orientação vocacional pode ajudar na escolha da carreira?

O desenvolvimento do autoconhecimento, a partir do reconhecimento de suas habilidades, competências e pontos críticos, aliado a informações aprofundadas sobre a realidade da carreira que você pretende seguir são elementos muito importantes para dar mais segurança e tranquilidade à escolha do seu futuro profissional. Por isso, dedique-se a esse momento e reflita sobre quem você quer ser daqui para frente!