Transição de carreira: 5 dicas para quem está pensando em mudar de área

Sucesso profissional não significa necessariamente realização profissional. O simples fato de alguém ter uma carreira consolidada não significa que essa pessoa esteja destinada a atuar nesta área pelo resto da vida. 

Aliás, é cada vez mais comum lermos história de profissionais com 40 ou 50 anos que decidiram “jogar tudo para o alto” e respirar novos ares. Porém, fazer uma transição de carreira não deve ser uma decisão tomada por impulso. É preciso planejamento e muito cuidado para não acabar confundindo uma frustração momentânea com um desejo genuíno de fazer algo novo.

Independentemente da sua idade, se de alguma forma você se vê em meioF às ideias de atuar em outra área, confira as dicas que listamos aqui e pondere bem antes de tomar essa decisão. Se for esse o caso, então inicie seu planejamento de médio e longo prazo para tornar esse processo menos doloroso.

1. Reflita: “por que eu quero mudar de carreira?”

A primeira coisa a se fazer é refletir e tentar encontrar os motivos que o estão levando a tomar essa decisão. Não confunda um momento profissional ruim, como um trabalho no qual você não se sente bem ou a falta de oportunidades no mercado, como motivos para trocar de área. É preciso que exista um desejo genuíno de abraçar uma nova profissão.

Seja pelo fato de esse ser um desejo antigo ou porque se trata de um tema pelo qual você se apaixonou ao longo da carreira, não importa. Converse com seus amigos e familiares e com profissionais de psicologia sobre esse assunto. Lembre-se ainda que qualquer mudança não acontecerá da noite para o dia e, portanto, você terá que ter muita força de vontade para recomeçar.

2. Tenha um planejamento

Como já mencionamos, qualquer transição a que você se proponha não acontecerá da noite para o dia. Largar tudo para mergulhar em uma nova carreira pode ser bastante desastroso se você não tiver um planejamento claro de como fazer isso. Pense no aspecto financeiro e na possibilidade de ter que mudar seu estilo de vida.

Considere um tempo de dois a cinco anos para uma transição completa. Você terá que estudar, fazer cursos e se especializar em uma nova área e levará um certo tempo até que seja possível ter o mesmo prestígio que você tem hoje na profissão atual. Essas mudanças impactam também no cotidiano das pessoas que estão à sua volta, portanto envolva-as na tomada de decisão.

3. Faça uma reserva financeira

Muitas pessoas que decidem mudar de carreira o fazem por necessidade, em momentos de instabilidade emocional e financeira. Entretanto, se você não estiver preparado para encarar as mudanças é bem provável que a situação se torne ainda pior. Nesse momento, o planejamento financeiro precisa ser considerado.

Um profissional com dez anos de experiência em uma determinada área provavelmente tem um patamar salarial que um iniciante não conseguirá com facilidade. Ao recomeçar do zero você competirá por cargos mais simples, cujo salário provavelmente será insuficiente para manter seu padrão de vida atual. Portanto, faça uma reserva financeira que o permita ficar sem trabalhar por um período se for preciso.

4. Amplie a sua rede de contatos

Pense em todos os contatos que você construiu ao longo da profissão. Dependendo de qual for a sua próxima área de atuação, talvez essa rede não tenha o mesmo valor, o que pode fazer com que você se torne um profissional “desconhecido” no novo ramo. Portanto, você terá que cultivar uma nova rede de contatos se quiser se destacar na nova área, algo que leva tempo.

Um bom caminho, além de realizar cursos, é participar de eventos relacionados ao setor. Conversar com outros profissionais e visitar empresas o ajudará a ter uma visão mais clara sobre seu novo caminho. É fundamental fazer isso antes de decidir pela mudança, pois muitas vezes conhecemos apenas as aparências de um segmento, que parece ideal, mas quando pesquisamos a fundo vemos que as coisas não são bem assim.

5. Esteja preparado para uma jornada difícil

Mudanças de carreira são possíveis em qualquer idade, mas elas não são simples. Quanto mais experiente você for em uma área, mais difícil será para fazer uma transição completa. Durante um longo período você terá que se dispor a trabalhar por períodos mais longos, muitas vezes abraçando duplas jornadas que o deixarão longe dos familiares. 

Se por um lado isso não é um grande problema para os mais jovens, por outro aqueles já com família constituída e filhos podem se sentir frustrados por não dar conta de uma vida “dupla” por muito tempo. Portanto, esteja ciente de que você terá um grande desafio pela frente, mas não desista quando os primeiros percalços aparecerem no caminho.

.....

Não há idade limite para decidir mudar de carreira, mas é preciso se assegurar que essa mudança servirá para melhorar sua qualidade de vida ou que permitirá que sonhos antigos sejam realizados. Reflita bastante antes de tomar sua decisão e prefira não fazer isso por impulso ou em momentos ruins.