Compras 4.0: o uso da tecnologia aliada às estratégias para processos mais eficientes

Assim como muitas áreas, o setor de compras das empresas também está sendo impactado pelo uso cada vez maior da tecnologia. Se há dez anos fazer compras online era uma opção que não estava na pauta da maioria das companhias, hoje essa é apenas uma entre as muitas possibilidades oferecidas.

A chamada “revolução 4.0” se utiliza de conceitos e tecnologias como big data, machine learning, business intelligence, cloud computing e IoT para tornar os processos mais eficientes, menos onerosos e mais rentáveis. Nesse contexto, podemos dizer que já vivemos a época das “compras 4.0” e é sobre ela que falaremos nesse artigo.

O que é Indústria 4.0?

A chamada “Indústria 4.0”, também conhecida como “quarta revolução industrial”, faz referência ao uso de tecnologias para automação de tarefas e geração e análise de dados. A ideia é ter “fábricas inteligentes”, “empresas inteligentes” e o que mais for possível graças ao uso de softwares poderosos, capazes de processar grandes quantidades de informação.

Nesse contexto, tecnologias como as que citamos acima - big data, machine learning, business intelligence, cloud computing e IoT – são alguns dos elementos utilizados para tornar as companhias mais produtivas. No setor de compras não é diferente e todos esses recursos podem ser utilizados para a obtenção de processos mais ágeis e menos custosos.

As principais tecnologias para compras 4.0

Se na teoria esses termos certamente já passaram pela sua frente, na prática ainda são poucas companhias que sabem ao certo como utilizar a tecnologia para tornar seus processos mais eficientes. Tomando como exemplo esses conceitos, vamos ilustrar como isso se aplica ao setor de compras.

Big data

Analisar grandes quantidades de dados no menor tempo possível permite aos gestores tomarem decisões mais assertivas. O setor de compras pode se valer de dados de relação custo-benefício e usabilidade dos produtos para saber quanto e quando comprar com os melhores preços.

Machine learning

A partir do momento que os bancos de dados são alimentados com informações, eles passam a “aprender sozinhos” com as decisões tomadas. Identificando padrões, os softwares são capazes de tomar sozinhos decisões mais simples ou automatizar tarefas de rotina.

Business intelligence

A inteligência de negócios está utilizando melhor os dados disponíveis do que o seu concorrente. Com as compras não é diferente. Suas decisões devem ser respaldadas por números para que as chances de erro sejam as menores possíveis.

Cloud computing

Todas as tecnologias acima demandariam altíssimos investimos e seriam inacessíveis às pequenas e médias empresas se não fosse a cloud computing. A computação na nuvem é que permite às companhias dividir servidores e escalar as demandas conforme as necessidades.

IoT: Internet of Things

A Internet das Coisas é o que dá vida às múltiplas formas de automação possíveis hoje. A conexão dos mais variados itens com a internet permite enviar e receber dados em tempo real, tornando a gestão de estoques muito mais simples e dinâmica.

Que competências os profissionais devem desenvolver para acompanhar o cenário de compras 4.0?

Paralelo a tecnologia, há que se pensar em profissionais cujo desenvolvimento esteja adaptado para as necessidades que o mercado precisa. O “comprador 4.0” deve ser criativo, ter pensamento crítico, conhecer metodologias agile e saber lidar com softwares de análise de dados.

Além disso, eles devem ser do tipo adaptativo, pois a realidade do mercado muda constantemente. As soluções que funcionam hoje podem já não ser as melhores de amanhã e acompanhar essa evolução é algo que demanda investimento de tempo em estudo e em relacionamento com grandes nomes do mercado.

Por que investir no setor de compras 4.0?

Mais do que uma aposta, começa a se tornar cada vez mais necessário investir em ferramentas modernas que permitam aos operadores gastar menos tempo em tarefas manuais. Um setor de compras 4.0 é mais analítico do que executivo e o uso de dados é uma constante como suporte na tomada de decisões.

É importante ressaltar que não se trata de uma simples substituição do homem pela máquina, pelo contrário. Nunca se precisou tanto de profissionais com qualificação para analisar dados e tomar decisões. 

Se a sua empresa busca vantagens competitivas, redução de custos operacionais ou maior produtividade no setor, então investir em tecnologia nunca foi tão necessário quanto se é hoje. Até quando sua companhia vai esperar para se preparar para o futuro?