Home Office: A importância das pausas em sua jornada de trabalho

A modalidade de trabalho home office pode oferecer muitas vantagens para os colaboradores, como permitir passar mais tempo com a família e pets, reduzir o estresse em decorrência do trânsito, ter mais tempo de sono e uma alimentação mais balanceada, por exemplo. 

Em contrapartida, o trabalho remoto também pode trazer desgastes mentais e físicos, pois algumas pessoas confundem o trabalho remoto com trabalho 24 horas. Nessa situação, o indivíduo pode enfrentar problemas de visão, desregulamentação do sono, sedentarismo, estresse, vícios posturais e esgotamento mental.  

Uma pesquisa da Oracle e em parceria com a Workplace Intelligence, realizada em 2020, apontou que os trabalhadores têm feito cerca de 40 horas extras por mês, com o home office. Dados como esse comprovam que pausas no expediente, além de importantes, são necessárias. 

Veja algumas motivações para você fazer pequenas pausas durante a jornada de trabalho.

Pausas ajudam a relaxar a mente e aguçar a criatividade

Segundo uma matéria publicada na revista Boa Forma, não conseguimos ter atenção em uma atividade por mais de 50 minutos. Veja bem, estamos recebendo uma grande diversidade de estímulos ao mesmo tempo e, enquanto executamos nossas tarefas diárias, de certa forma, geramos um grande desgaste mental, o que pode diminuir ou dificultar ainda mais esse período de atenção.

É justamente por isso que fazer pequenas pausas de 5 a 10 minutos é tão importante! Isso faz com que o cérebro relaxe e volte a focar, além de te ajudar a tomar decisões mais assertivas. Aproveite esse tempo para fazer uma série de alongamentos, tomar um café, ler, conversar um pouco com a sua família ou dar atenção para o seu pet.

Invista em um ambiente confortável

Passar muitas horas seguidas trabalhando em uma estação de trabalho inadequada pode causar sérios danos à sua saúde. O seu local de trabalho precisa estar preparado para que você possa executar suas atividades com o máximo de conforto possível. Por isso, quando o assunto é ergonomia, é imprescindível que você tenha uma mesa adequada e uma cadeira confortável, evitando problemas futuros de postura.

Além disso, a iluminação ou os barulhos podem acarretar em dores de cabeça, estresse e irritabilidade. Portanto, procure um local da sua casa que seja pouco afetado por ruídos que possam entrar pelas janelas, como ruídos externos de trânsito, construções, entre outros. 

As pausas não reduzem o seu tempo de trabalho

Quando você ouve dizer que precisa fazer várias pausas curtas, tem a impressão que irá reduzir - ou até mesmo boicotar - suas horas de trabalho? Esqueça essa ideia! Existem várias técnicas praticadas por grandes empreendedores, que incentivam as pausas. A técnica do Pomodoro é um excelente exemplo. 

Essa estratégia, desenvolvida na década de 80, pelo italiano Francesco Cirillo, gera motivação extra. A técnica Pomodoro consiste em se focar 100% em uma atividade por 25 minutos e, depois desse intervalo, fazer uma pausa breve de 5 minutos. A cada quatro ciclos completos, ou seja, a cada duas horas, você deve fazer uma pausa maior, entre 15 e 30 minutos. 

Além de te ajudar a cumprir as pausas, como você precisa se comprometer a fazer as pausas, a técnica Pomodoro pode te ajudar a sair de hábitos viciosos, aumentar sua produtividade e gerenciar melhor o seu tempo.

Desligue-se das telas

Para Cal Newport, autor do livro “Deep Work”, que ensina a ter foco num mundo cheio de distrações, “Uma das coisas que deve evitar é se expor a algo que está no mesmo contexto do trabalho”. 

Então, se você trabalha em frente ao computador, durante suas pausas, evite se distrair com telas, mesmo que você troque o computador pelo celular ou pela televisão. Ao invés disso, leia algumas páginas de um livro, monte um quebra-cabeça, escreva algo à mão, pinte, desenhe ou se exercite. O importante é sair da rotina.

Os dias atuais tem sido os mais desafiadores e desgastantes dos últimos tempos. Reuniões consecutivas, o próprio home office e a pandemia instaurada, que não tem data para ir embora, são fatores que dificultam muito a nossa rotina, então, se pequenas pausas podem te ajudar a melhorar a qualidade de trabalho, sem prejudicar em nada as tarefas diárias, faça isso por você. Se cuide! 

.....

Para mais conteúdos como este, repleto de informações sobre saúde, bem-estar e qualidade de vida no trabalho, continue acompanhando o Blog da Contabilista!