Como será o funcionamento do setor de compras daqui a cinco anos? Se olharmos para trás, veremos que a maneira como esse segmento das empresas evoluiu nas últimas décadas indica uma necessidade de atualização constante.
Por conta disso, estar atento às novas tecnologias e metodologias de trabalho que visam facilitar a vida dos profissionais envolvidos nas compras se torna cada vez mais essencial.
A importância estratégica do setor também cresceu. Hoje, é sabido que o aumento da lucratividade de uma empresa passa por uma gestão de compras mais eficiente. Será que a sua companhia está preparada para uma abordagem 4.0 nas compras?
1. Profissionais precisam estar mais preparados
Com um papel mais estratégico dentro das companhias, os profissionais de compras precisam rever as suas funções. As tarefas atuais, como organização de demandas, pesquisa de preço e negociações não serão deixadas de lado. Porém, haverá uma necessidade cada vez maior de pensar as compras dentro do contexto do planejamento.
Uma das formas mais eficientes para aumentar a lucratividade de um negócio passa por uma tomada de decisão mais assertiva no que diz respeito às compras. Não se trata apenas de “o que comprar” e “quanto comprar”, mas também de “como comprar melhor”. Em outras palavras, demandando menos tempo é preciso encontrar as opções que resultem em uma melhor relação custo-benefício.
2. Conhecimento das ferramentas disponíveis é fundamental
Novas ferramentas e aperfeiçoamento de metodologias de gestão são reveladas dia após dia. O profissional de compras moderno precisa estar antenado com as novidades, sabendo não apenas utilizá-las como extrair o melhor de cada uma delas.
Por exemplo, fazer os pedidos de material de escritório online é uma alternativa que oferece inúmeras possibilidades a mais do que se considerarmos os caminhos tradicionais. Além de facilitar o comparativo de preços, os pedidos se tornam mais ágeis. É possível até mesmo automatizar os pedidos recorrentes.
3. Gestor de compras como estrategista
O perfil que se espera do profissional de compras moderno é o de um colaborador proativo, especialmente no que diz respeito à tomada de decisões. Optar por um produto mais barato pode significar economia em um primeiro momento, mas em médio e longo prazo a qualidade pode ser comprometida?
A forma de fazer compras também requer atenção. Pedidos maiores resultam em itens com custo unitário mais baixo. Porém, vale a pena comprometer um valor mais alto do fluxo de caixa mantendo esses itens por mais tempo no seu estoque? Softwares de gestão ajudam a gerar dados mais precisos sobre essas escolhas, permitindo a tomada de decisão de forma mais rápida.
4. Inteligência artificial nas compras
Quando o volume de dados é muito grande, por mais que a sua equipe seja enorme, é impossível dar conta de todas as informações. Hoje, com as soluções de big data, a tendência é que a quantidade de dados disponíveis só aumente. A solução é recorrer à inteligência artificial (IA).
Sistemas que utilizem IA e deep learning estão cada vez mais acessíveis e mesmo pequenas e médias empresas podem utilizar essas soluções para automatizar partes do processo. Saber manusear esses softwares e tirar proveito da agilidade que eles proporcionam pode se tornar um diferencial competitivo significativo.
5. Profissionalização em todas as pontas
Por fim, de nada adianta as empresas e os profissionais de compras se especializarem se do outro lado estiverem lidando com fornecedores inexperientes. Buscar empresas reconhecidas no mercado e capazes de atender às demandas de maneira ágil é essencial.
Sistemas de compras online e que permitam até mesmo o gerenciamento de pedidos entre matriz e filiais são características que poucos fornecedores são capazes de oferecer. As soluções da Contabilista, por exemplo, estão entre as mais modernas do mercado e certamente agregarão valor às suas estratégias.
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