Compras 4.0: Conheça 5 tendências do setor

O mundo está em constante evolução. Atualmente, devido aos avanços tecnológicos e a adoção da internet, nossa sociedade está passando por um processo chamado de Indústria 4.0, ou Quarta Revolução Industrial.

Esse conceito engloba o maior uso de tecnologias como Internet das Coisas (IoT), computação em nuvem, machine learning, sistemas digitais e automação de processos. Em um mundo cada vez mais dinâmico e conectado, empresas e indivíduos precisam estar atentos e preparados para essas mudanças, caso queiram ter sucesso no mercado.

O setor de compras, área importante para diversos modelos de negócios, certamente já está sendo (e será ainda mais) transformado por essas inovações. Vamos entender melhor sobre isso, e mostrar como você pode se preparar para ter mais sucesso nesta área.

Novos desafios para o setor de compras

Profissionais que atuam no setor de compras de suas respectivas empresas precisam se adaptar rapidamente às mudanças tecnológicas que estão acontecendo em nossa sociedade. Isso porque esta área em muitos casos é fundamental para o crescimento e até mesmo para a sobrevivência da empresa.

Conseguir uma maior eficiência na compra de insumos e matérias-primas, além de poder fazer o negócio como um todo ter uma maior economia financeira, garante que a empresa lide sempre com produtos de boa qualidade. Além disso, o uso da tecnologia pode prevenir a entrega de produtos de ruins ou atrasos que podem paralisar toda a linha de produção, evitando que a empresa tenha problemas com seus clientes.

Por isso, adotar um modelo de compras 4.0 pode ser a garantia que o seu negócio não se torne obsoleto e menos atrativo em relação aos seus concorrentes.

Como o gestor de compras pode se adaptar?

Conforme descrito pelo relatório da The Hackett Group de 2019, realizar uma transformação digital do setor de compras já é um dos principais objetivos da maioria das grandes empresas do mercado.

Devido a isso, as empresas estão buscando cada vez mais funcionários que dominem e saibam usar recursos tecnológicos, seja para automatizar processos, ou então para reduzir custos e erros, melhorar a comunicação com fornecedores e conseguir melhores informações e orçamentos.

Portanto, profissionais que desejam atuar nessa área precisam se atualizar, buscando um maior conhecimento sobre recursos que podem auxiliá-los em suas atividades. Seguindo e sabendo dominar as principais tendências do mercado, a chance de você, que deseja atuar nesta área, conseguir condições melhores no mercado aumenta significativamente.

Entre as principais tendências do mercado, que podem fazer o gestor de compras ter uma visão mais estratégica e um desempenho mais eficiente e eficaz em suas atividades estão:

1. Adoção de tecnologia para simplificar tarefas

Essa é possivelmente a tendência mais ampla e mais buscada por empresas que desejam inovação tecnológica em suas atividades. Com o apoio de programas e recursos, além de conceitos como machine learning, diversas tarefas operacionais do dia a dia podem ser simplificadas e até mesmo automatizadas, eliminando o risco de erros, fazendo a empresa diminuir seus custos de operação, além de agilizar todo o processo.

Podemos listar como exemplo a emissão de notas fiscais. Essa atividade, que outrora tinha que ser feita por um funcionário de forma manual, pode agora ser feita por meio de arquivos XML. Além disso, etiquetas ou códigos inteligentes juntamente com softwares de gestão podem oferecer um controle muito mais rápido e eficaz dos estoques e rastreamento de peças.

Dessa forma, é possível saber quais produtos precisam ser adquiridos, garantindo que nenhum processo da empresa seja paralisado por falta de insumos.

2. Proteção digital

Com todos os avanços tecnológicos e a implementação de diversos recursos e programas, empresas precisam estar atentas com hacks e demais atividades digitais criminosas. É preciso seguir protocolos de segurança e conscientizar os funcionários, incluindo os do setor de compras, a se protegerem dessas atividades. Dessa forma, recursos financeiros e informações confidenciais da empresa estarão seguros.

3. Maior relacionamento com fornecedores

Gestores de compra também precisarão mudar o seu modo de relacionamento com os seus fornecedores. Conseguir fazer o fornecedor enxergar na sua empresa uma parceria de negócios é algo que tem se tornado cada vez mais essencial. Dessa forma, ao buscar condições que sejam favoráveis e ajudem ambas as empresas a crescer, um profissional bem qualificado poderá concretizar negócios com prazos de entrega e valores melhores.

Além disso, sistemas e outros recursos tecnológicos podem auxiliar na prospecção de novos fornecedores e em modelos de avaliação, ajudando a verificar se as demandas estabelecidas estão sendo cumpridas.

4. Aumento da rede de fornecedores

Por falar em fornecedores, conseguir expandir sua rede de contatos e melhorar o seu networking é uma boa estratégia para diminuir a dependência criada com um parceiro de negócios específico. Assim, caso haja algum atraso, ou então um imprevisto ou demanda maior que o normal, seu processo de fabricação não irá parar pela falta de produtos e insumos, garantindo que a sua empresa consiga cumprir com as suas atividades.

5. Maior responsabilidade ambiental

Consumidores estão cada vez mais preocupados com o meio ambiente, chegando muitas vezes a boicotar marcas e empresas que não possuem esse consentimento e que causam impactos negativos na natureza.

Por isso, uma grande tendência do setor de compras é o de formar uma rede de parceiros que possuam responsabilidade social e ambiental. Além de ajudar o planeta, a sua empresa pode ter uma imagem mais atrativa no mercado sendo “eco friendly”.

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