Smart Home: 7 itens que podem ser acionados por voz

Você já ouviu falar em casa inteligente? Esse conceito, também conhecido como smart home, tem se tornado cada vez mais popular, mudando o estilo de vida de milhões de indivíduos ao redor do mundo. Basicamente, podemos definir uma casa inteligente como um imóvel que conta com diversos equipamentos e produtos eletrônicos que se comunicam entre si e são capazes de realizar tarefas de forma automatizada ou via comandos de voz.

Imagine o seguinte cenário: no mesmo horário em que o seu despertador tocar, um smart speaker informa a temperatura lá fora e a sua cafeteira começa a fazer o seu café do jeitinho que você gosta, tudo isso sem que você tenha saído da cama. Seria ótimo, não é mesmo?

Situações como essa parecem coisa do futuro, mas já são uma realidade, graças à automação residencial e a produtos inteligentes que contam com tecnologia IoT (Internet das Coisas). Quer mais uma boa notícia? Transformar o seu lar em uma smart home pode custar muito menos do que você imagina.

Descubra neste artigo mais sobre este conceito e quais os principais itens do seu lar que podem ser trocados por versões inteligentes que permitem automatizações e uso via comandos de voz.

Por que as smart homes são uma forte tendência?

O conceito de smart home existe há algumas décadas, mas tem se tornado uma verdadeira tendência nos últimos anos, graças a diversos fatores. Um deles é a popularização dos assistentes de voz, como o Google Assistente e a Alexa, da Amazon. Esses softwares, que podem ser usados em smartphones ou em speakers, se conectam aos mais diversos aparelhos que possuem tecnologia IoT, permitindo que os seus donos possam acioná-los usando somente a sua voz.

Além disso, é possível usar os assistentes de voz para criar cenas automatizadas que ativam os aparelhos inteligentes da sua casa em horas ou situações específicas, como desligar todas as luzes da casa no horário que você costuma ir dormir, por exemplo.

senhora usando comando de voz para controlar os itens de sua casa inteligente

Ao que tudo indica, este novo mercado só tende a crescer e atrair novos consumidores nos próximos anos. Atualmente, mais de 320 milhões de casas ao redor do mundo contam com pelo menos um aparelho conectado. Segundo estudo do IDC Brasil, o mercado de smart homes cresceu mais de 20% em 2021 na comparação com 2022. A perspectiva é que o crescimento seja ainda maior nos próximos anos, atingindo uma taxa de 30% a cada ano.

Apesar das ações e tarefas que podem ser automatizadas atualmente serem consideradas simples, uma automação residencial é de grande valia para aqueles que desejam ter mais conforto, praticidade, segurança e tempo de sobra no dia a dia. Ficou interessado? Então confira abaixo os principais produtos que podem ser usados via comandos de voz.

1. Lâmpadas e soquetes

As lâmpadas smart são uma das melhores opções para aqueles que desejam começar a transformar o seu lar em uma smart home, devido ao seu baixo custo e fácil uso. Além de serem controladas via comandos de voz ou pelo smartphone, lâmpadas inteligentes oferecem outras vantagens como trocar a intensidade e temperatura da emissão de luz, além de alterar a tradicional luz branca ou amarelada para outras cores.

Não deseja trocar as lâmpadas da sua casa? Sem problemas! Você pode utilizar um soquete inteligente. Dessa forma, você pode ligar ou desligar a lâmpada que está conectada a ele via comandos de voz. 

2. Interruptor de luz

Para aqueles que não desejam trocar todas as lâmpadas da casa ou de um cômodo de uma só vez, testar um interruptor de luz inteligente é uma boa escolha. Dessa forma, é possível controlar todas as lâmpadas que o interruptor tem acesso, podendo ligá-las, desligá-las e até mesmo criar cenas de automatização sem nem ao menos estar em casa, precisando somente do assistente de voz para isso.

3. Sensor de abertura para portas e janelas

Como mencionado acima, uma casa inteligente não é apenas mais prática, mas também mais segura. Existem modelos de sensores de abertura smart que enviam notificações para o seu celular caso alguém tente invadir a sua residência. Dessa forma, você será sempre avisado quando alguém tentar invadir a sua casa, tendo tempo para tomar as melhores providências para garantir a segurança do seu lar.  

4. Ar-condicionado

Se você mora em um lugar muito quente, contar com um ar-condicionado em sua casa irá com toda certeza melhorar a sua qualidade de vida. Tendo uma versão inteligente desse aparelho, você pode acionar comandos de voz para ligar ou desligar o ar sem precisar do controle remoto para isso. Sabemos que muitas vezes o controle acaba sendo extraviado. Portanto, ao invés de perder tempo procurando, use a sua voz para controlar o aparelho e deixar a temperatura da sua casa a mais agradável possível

casal na sala com ar condicionado automatizado

5. Adaptador de tomada

Outra ótima opção que irá te ajudar a economizar na conta de luz são os adaptadores inteligentes. Muitos eletrodomésticos acabam consumindo muita energia, mesmo quando não usados ou ligados, apenas por estarem na tomada.

Ao usar adaptadores smart, você pode desligar verdadeiramente esses aparelhos. Além disso, ao ser capaz de ligar ou desligar os equipamentos que estão plugados nestes adaptadores, você acaba “transformando” eles em aparelhos inteligentes, conseguindo ligá-los e desligá-los por comandos de voz ou pelo seu smartphone.  

Nesse sentido, o Interruptor Conector Inteligente EWS é capaz de transformar qualquer tomada em uma tomada smart, garantindo que você possa acionar ou desligar os aparelhos conectados a ele usando apenas a sua voz. 

6. Central de controle universal

Por falar em controlar outros aparelhos, nada melhor do que contar com uma central de controle inteligente. Com ela, você pode acionar outros itens da sua casa como TV, ar-condicionado, home theater e muito mais, sem falar que nunca mais vai precisar procurar ou usar diversos controles para acionar ou desligar esses aparelhos.

7. Aspirador de pó

Derrubou um alimento no chão ou fez sujeira em algum ambiente? Não precisa ir correndo buscar um pano ou materiais de limpeza. Basta acionar um robô aspirador inteligente por um comando de voz e deixar ele fazer o trabalho duro para você.

Onde comprar?

No mercado, há diversas opções de aparelhos inteligentes que podem ser acionados via comandos de voz. Porém, é preciso se atentar há alguns fatores na hora de decidir quais adquirir, como a qualidade e suporte ao assistente de voz que você for utilizar. 

Nesse sentido, os produtos da linha Izy da Intelbras oferecem ótimos recursos, bom tempo de durabilidade e um preço que pode caber no seu bolso. Você pode encontrar diversas opções desta linha em nosso site! Clique aqui e confira. 

Fonte(s):

TecMundo e Weg.net.