Lâmpadas inteligentes: Conheça as vantagens dessa tecnologia

Conceitos como casa inteligente e automação residencial estão cada vez mais populares no Brasil. A cada dia que passa, mais indivíduos adquirem produtos inteligentes capazes de facilitar as tarefas cotidianas do lar. Neste sentido, as lâmpadas inteligentes são uma ótima opção para aqueles que desejam aderir a este novo estilo de vida.

Relativamente baratas e fáceis de serem instaladas e usadas, as lâmpadas inteligentes são a opção ideal para aqueles que querem começar a experimentar mais conforto e praticidade em relação a sua casa.

Pensando nisso, criamos este artigo para ajudar você que nunca ouviu falar sobre este novo tipo de produto ou então deseja saber se realmente vale a pena trocar as lâmpadas da sua casa por modelos inteligentes.

O que é lâmpada inteligente?

Podemos definir uma lâmpada inteligente como um dispositivo que conta com recursos tecnológicos que visam aprimorar e facilitar seu desempenho em relação às lâmpadas comuns. Basicamente, ela consegue se conectar à rede Wi-Fi do ambiente onde está inserida, ou via Bluetooth, sendo controlada via aplicativo pelo celular.

Com o avanço da tecnologia IoT (Internet das Coisas), ainda é possível integrar as lâmpadas inteligentes à assistentes de voz, como a Amazon Alexa ou Google Assistente, e a demais produtos inteligentes que estão conectados à mesma rede. Dessa forma, é possível utilizar este dispositivo, desligando ou ligando as luzes sem que seja necessário ir até o interruptor, fazendo isso por comandos de voz ou através do aplicativo em seu celular.

A maioria dos modelos de lâmpadas inteligentes ainda contam com diversos recursos extras, como alterar a cor, intensidade e temperatura da luz emitida. Em alguns casos, você pode escolher entre milhares de combinações de luz, tudo em um único aparelho.

lampadas-inteligente-conheca-as-vantagens-dessa-tecnologia-escritorio

Como funciona uma lâmpada inteligente?

Como comentado anteriormente, as lâmpadas inteligentes contam com conexão via Bluetooth ou Wi-Fi. O processo de instalação do dispositivo é simples, sendo basicamente igual ao de uma lâmpada comum.

Para configurar o aparelho em seu smartphone, será necessário se atentar ao tutorial indicado na própria embalagem do dispositivo ou em seu manual. Geralmente, será preciso instalar o aplicativo da lâmpada, ou de sua fabricante, criar uma conta e realizar os passos indicados para realizar a conexão com o dispositivo.

Realizando a conexão, você já pode desligar/ligar a luz do cômodo onde a lâmpada inteligente foi inserida pelo seu celular, não precisando nem ao menos estar presente fisicamente no local para isso. Pelo próprio app também será possível programar rotinas de iluminação e acionar os outros recursos, como mudanças na cor, temperatura e intensidade da iluminação.

Caso a lâmpada consiga se conectar a assistentes de voz e demais dispositivos inteligentes, esta conexão deve ser feita no próprio assistente. Assim, você poderá controlá-la por comandos de voz se assim desejar.

Quais as vantagens de adquirir esse item?

Apesar de terem preços relativamente acessíveis no mercado, as lâmpadas inteligentes são comercializadas em valores mais altos do que os modelos comuns, o que leva muitos indivíduos a questionar se realmente vale a pena investir nestes dispositivos.

À primeira vista, desligar/ligar a luz diretamente no interruptor não é uma tarefa complicada. No entanto, contar com esse novo modelo de lâmpada oferece diversas vantagens. Vamos conhecer as principais.

Conforto

Quem nunca ficou com preguiça de sair da cama ou sofá para desligar uma lâmpada, não é mesmo? Com um dispositivo inteligente, isso deixa de existir. Podendo desligar ou ligar as luzes da sua casa diretamente pelo celular ou com comandos de voz, você consegue muito mais conforto e praticidade na sua rotina.

lampadas-inteligente-conheca-as-vantagens-dessa-tecnologia-quarto

Diversos ambientes, apenas uma lâmpada

A iluminação é capaz de modificar todo o ambiente. Temperaturas e tonalidades de luzes conseguem influenciar nosso nível de atenção e até mesmo nosso humor. Luzes mais fortes, voltadas para o branco, são ideais para momentos de estudo, pois nos ajudam a ter foco. Já as luzes mais amareladas são recomendadas para ambientes de lazer e relaxamento.

Que tal ter todas essas opções no mesmo lugar, sem precisar trocar de lâmpada para isso? Você ainda pode inovar e desfrutar de luzes das mais variadas cores, como vermelho, azul, verde, além de modificar a intensidade e temperatura da luz emitida.

Economia de energia

Apesar do seu investimento ser mais alto em relação a uma lâmpada comum, a longo prazo você irá economizar na sua conta de luz, especialmente se você tem o hábito de deixar luzes acesas por onde passa.

Pelo aplicativo, você consegue ter um controle de quais luzes estão ligadas, podendo desligá-las mesmo não estando presente na sua casa. Ainda é possível criar automações para que todas as luzes sejam apagadas no horário que você dorme ou está no trabalho, cortando os gastos de energia elétrica da sua casa.

Segurança

No Brasil, muitas pessoas possuem o costume de deixar luzes de casa acesas quando vão viajar ou ficam longos períodos fora, para simular que o local não está sem ninguém. No entanto, pessoas mal-intencionadas podem ver que uma determinada luz está há dias sem ser apagada, e notar que o local está desabitado.

Com lâmpadas inteligentes, você pode fazer uma simulação muito melhor de que há alguém na sua casa, desligando e ligando as luzes em horários estratégicos. Com isso, sua casa terá mais segurança e você mais tranquilidade enquanto aproveita a sua viagem.

Agora que você já sabe mais sobre lâmpadas inteligentes e as principais vantagens de contar com esse dispositivo, que tal comprar alguns modelos para a sua casa? Não deixe de dar uma olhada nas smart lâmpadas vendidas em nosso site. Ainda oferecemos interruptores e soquetes inteligentes para aqueles que não querem trocar as lâmpadas de casa, mas desejam automatizar a iluminação do seu lar.

Links:

https://www.techtudo.com.br/noticias/2015/05/lampadas-smart-fique-por-dentro-da-tecnologia-e-conheca-vantagens.ghtml

https://www.techtudo.com.br/noticias/2019/04/vale-a-pena-comprar-uma-lampada-inteligente-veja-pros-e-contras.ghtml

https://blog.iluminim.com.br/lampada-inteligente/