5 dicas de iluminação para escritório pequeno

A iluminação é um dos aspectos mais importantes na decoração de um escritório. Seguir algumas dicas de iluminação para escritórios pequenos é o primeiro passo para valorizar esses espaços e garantir que mesmo em ambientes com metragem reduzida você vai se sentir bastante à vontade.

Nesse artigo, selecionamos cinco dicas relacionadas à iluminação que você pode observar em escritórios pequenos, visando proporcionar não apenas um ambiente aconchegante, mas também produtivo e esteticamente agradável:

1. Use e abuse da luz natural

Nem todos os ambientes são privilegiados em ter uma boa iluminação natural. Às vezes, o posicionamento de portas e janelas não ajuda e você acaba tendo que recorrer às luminárias e aos focos de luz. No entanto, se existir essa possibilidade no seu escritório, não pense duas vezes em usá-la a seu favor.

Além de portas e janelas serem elementos importantes para a circulação do ar, essas características permitem que o local se mantenha arejado e com temperatura ambiente. A dica é buscar equilibrar as fontes de iluminação. Assim, aposte em janelas abertas, mesas posicionadas de forma a receber essa luz e spots auxiliarem para direcionar o foco.

2. Vá além do funcional

Você pode ser criativo na iluminação do seu escritório. Uma das maneira de fazer isso é por meio da iluminação decorativa, uma forma eficaz de dar um charme especial aos ambientes e fugir do padrão luz branca e nada mais. Quanto mais agradável e personalizado puder ser o seu ambiente, provavelmente melhor você se sentirá nele.

A dica aqui é apostar em spots direcionáveis voltados para objetos de decoração. Assim, quadros nas paredes e objetos de arte nos cantos da sala podem ganhar contornos especiais. Aposte no bom gosto e não abuse dos pontos de luz. E, o mais importante: garanta que o local de trabalho seja sempre bem iluminado, porém sem excessos que possam causar desconforto às pessoas.

3. Aposte nos focos de luz

Por mais que o seu ambiente tenha uma boa iluminação, não há nada melhor do que ter uma luz direcionada sobre a sua mesa de trabalho. Elas ajudam a dar mais amplitude às tarefas que você está realizando e ajudam a melhorar a concentração. Lugares com iluminação difusa, nos quais você tenha que forçar as vistas, podem se tornar cansativos.

Aqui vai a boa dica nesse sentido: aposte em luzes de LED no teto na cor branca fria. Além de elas serem mais econômicas, também podem ter uma intensidade de brilho acima da média. Outra solução são as luminárias de mesa, que têm como vantagem o fato de serem articuladas e direcionáveis. Contudo, evite as lâmpadas com altas temperaturas.

4. Cuidado com a posição da luz

No item anterior, falamos sobre a importância de se ter focos de luz sobre o objeto de trabalho. Ou seja, o posicionamento dos spots é fundamental. Tome cuidado para não ficar de costas para a luz. Esses focos podem refletir na tela do computador ou da televisão, gerando um brilho irritante e incômodo. O mesmo vale para a luz natural.

Evite ainda que a posição da luz projete sombras sobre a sua mesa. Em muitos casos, luzes posicionadas de forma errada podem reduzir a produtividade dos funcionários. A solução pode estar nas luminárias de mesa, uma vez que elas têm o foco ajustável. Contudo, é importante que você fique ciente de que a iluminação deve ser sempre plena e confortável.

5. Encontre o equilíbrio

Se trabalhar com pouca luz pode ser um grande incômodo, trabalhar com muita luz pode ser igualmente cansativo. O excesso de luz provoca um efeito de ofuscamento e dificulta para que nós enxerguemos as coisas. A nossa recomendação é que a iluminação de cada cômodo deve ser pensada em função das atividades que serão realizadas neles.

Luzes amareladas, por exemplo, são mais adequadas para recepções e espaços de relaxamento, pois ajudam a tornar o ambiente mais aconchegante. Já as luzes brancas dão uma sensação de amplitude e luminosidade maiores. Elas são consideradas estimulantes e, por essa razão, são as mais indicadas para o ambiente de trabalho.