Celular corporativo: como escolher um smartphone para os colaboradores da sua empresa?

A expansão da tecnologia nos trouxe a facilidade de ter tudo na palma das nossas mãos: agenda, mapas, planilhas e até mesmo as aulas da academia. 

Se a nossa vida pessoal já se adaptou à essa nova realidade, a possibilidade de uma comunicação mais rápida e prática com os colaboradores e clientes também têm atraído as empresas que têm aderido ao uso do celular corporativo.

Sua empresa está pensando nessa possibilidade? Confira o que você precisa saber para comprar o smartphone ideal!

Identifique as necessidades das equipes

Antes de pesquisar marcas, modelos e preços de smartphones é importante que os gestores realizem um levantamento com cada área que irá utilizar o celular corporativo. O intuito é identificar quais funcionalidades devem estar disponíveis nos aparelhos para que os colaboradores otimizem sua rotina. 

Os colaboradores da área de vendas, por exemplo, normalmente usam o aparelho para fazer ligações, conversar com os clientes no WhatsApp, acessar e-mails quando estão fora do escritório ou ainda para fazer visitas externas por meio do uso do GPS.

Selecione os modelos compatíveis

Após realizar essa pesquisa, deve-se escolher os modelos que supram as necessidades de cada equipe e que se encaixam no orçamento das áreas.

Terminada essa primeira seleção, chegou a hora de analisar alguns critérios técnicos que diferenciam os aparelhos disponíveis no mercado.

Abrangência da operadora de telefonia

Busque informações sobre os planos e os pacotes de dados que melhor atendem às necessidades das equipes. Pesquise em sites confiáveis qual a reputação da operadora buscando descobrir se ela cumpre o que foi acordado em contrato. 

Não esqueça de verificar também se algum colaborador costuma realizar viagens dentro do país ou para o exterior antes de se decidir pela contratação da empresa de telefonia, pois ligações realizadas fora daquilo que o plano contratado contempla podem encarecer a conta.

Memória interna

A capacidade de armazenamento dos smartphones é responsável por limitar a quantidade de aplicativos que poderão ser instalados e o número de arquivos salvos diretamente no celular. Por isso, avalie a necessidade de uso dessas funcionalidades com cada equipe.

A medida da memória interna é dada em gigabytes (GB). Na Contabilista, você pode encontrar aparelhos que possuem de 32GB a 128GB.

Processamento

Este item refere-se à velocidade com que o aparelho executa as tarefas, isto é, quão rápido ele irá abrir aplicativos e arquivos. Celulares com pouca capacidade de processamento travam ao precisar executar diversas tarefas ao mesmo tempo.

A memória de processamento é chamada de memória RAM. Ela também é medida em gigabytes (GB). Comumente, os aparelhos saem de fábrica com uma memória RAM entre 2GB e 8GB.

Sistema operacional

Apesar de existirem dois modelos operacionais predominantes nos celulares vendidos no país, o mais compatível com a maioria deles é o Android. 

Antes de realizar a compra, verifique se o sistema operacional está atualizado pois, como o Android é um software de código aberto, os fabricantes de celulares podem escolher a versão que mais se adequa a capacidade e às funcionalidades do aparelho.

Design e tela

Uma escolha aleatória para muitos, esses dois elementos devem ser levados em consideração antes de você decidir pelo melhor modelo de celular da sua empresa. 

O design refere-se, por exemplo, ao tamanho e peso do aparelho e à posição do sensor de impressão digital. Um celular grande, que precisa ser segurado com as duas mãos, pode dificultar a realização das atividades da equipe de vendas externa, por exemplo.

Já uma tela pequena pode cansar os olhos do colaborador que precisa estar bastante tempo conectado. São pequenos detalhes que fazem grande diferença durante o uso do produto. 

Câmera

Caso a sua equipe realize muitas reuniões por vídeo ou precise gravar imagens para clientes ou para as redes sociais da empresa, por exemplo, é interessante investir em smartphones câmeras de alta resolução.

Outros recursos

Além dos principais itens, essenciais para a escolha de um celular corporativo adequado, observe também algumas funcionalidades que podem ser importantes para a sua equipe.

Os smartphones mais modernos contam com um padrão de segurança de leitor biométrico (impressão digital), que garante mais segurança dos dados da empresa, do colaborador e também dos clientes, em caso de roubo ou furto do aparelho. 

Outro ponto que merece atenção é a capacidade da bateria. Ela precisa ser adequada à velocidade de processamento de dados do celular. Portanto, para que a bateria dure, é preciso um alinhamento perfeito entre o processador, a memória RAM e o sistema operacional.

A internet móvel, sem dúvida, é um dos recursos mais importantes para as equipes que atuam fora do escritório. A tecnologia 4G é a mais utilizada no país e cobre praticamente todo o território nacional. 

Já a conexão Bluetooth pode auxiliar os colaboradores que atuam no escritório a compartilhar arquivos entre si e a conectar o smartphone com computadores, teclados, mouses e impressoras, agilizando as atividades do dia a dia.

Temos que estar atentos também à durabilidade do aparelho. Celulares com vidro na frente e atrás tendem a estragar mais rapidamente em virtude de quedas. Já os modelos com estrutura de plástico mais resistentes. 

Por fim, existem alguns modelos que suportam a imersão na água por poucos minutos. Essa praticidade evita que acidentes com líquidos atinjam a bateria e façam o aparelho parar de funcionar.

Dicas de modelos para uso corporativo

Se mesmo com essas dicas sobre a escolha do celular corporativo, você ainda está em dúvida sobre qual aparelho se encaixa nas necessidades da sua equipe, confira alguns smartphones disponíveis em nosso site e lojas físicas:

Celular para necessidades básicas

O modelo Smartphone LG K22 conta com memória de armazenamento de 32GB, memória RAM de 2GB e processador Qualcomm 215, que garante velocidade no uso da internet 4G e uma câmera dupla.

A traseira, de 13 megapixels, permite a realização de chamadas de vídeo com qualidade. Outro destaque é a espessura de 8,4 milímetros, o que torna o aparelho mais fácil de ser segurado à mão por longos períodos.

Celular para atividades mais complexas

O smartphone Smartphone Samsung Galaxy A71 possui 128GB de memória interna e velocidade de 6GB de processamento, garantindo mais agilidade e menos travamentos do sistema operacional na abertura de vários arquivos simultaneamente. 

A tela de 6,7 pixels proporciona uma resolução ideal para quem precisa realizar chamadas de vídeo corporativas. Já a resolução de 64 megapixels da câmera traseira garante vídeos muito nítidos e com contraste muito próximo à realidade. 

Pronto para escolher o smartphone que mais se encaixa nas necessidades da sua equipe? Confira todos os modelos que a Contabilista tem para a sua empresa!