Casa inteligente: Saiba como a IoT e a automação formarão as casas do futuro

Dispositivos eletrônicos estão mudando as nossas vidas. Em um mundo cada vez mais conectado, é praticamente impossível ficar um dia sem acessar a internet. Além de impactar a forma como nos comunicamos, estudamos e trabalhamos, a tecnologia está transformando os ambientes em que vivemos, graças à automação residencial.

Automação residencial não é um conceito novo, mas com o avanço da tecnologia IoT (Internet das Coisas), ela tem se tornado cada vez mais possível, abrangente e prática. Este segmento veio para ficar e promete mudar a forma como nós vivemos.

Pensando nisso, criamos esse artigo para te ajudar a compreender esses termos e ficar pronto para as mudanças que já estão acontecendo. Como diz o ditado, o futuro começa agora, então vamos lá!

Como funciona a automação residencial?

Automação residencial é o processo de deixar uma casa mais inteligente. Podemos entender casa inteligente como um imóvel que possui aparelhos que podem ser acionados e controlados por dispositivos eletrônicos, como via aplicativo de celular ou tablet ou também por controle de voz.

Já imaginou viver em um local que apaga as luzes quando você vai dormir, faz o seu café na hora desejada, envia alarmes quando alguma movimentação suspeita é detectada e muda a temperatura do local para sempre deixar no clima que você gosta? Isso já é possível com aparelhos inteligentes, que são integrados à rede Wi-Fi da sua casa. Dessa forma, eles podem ser acessados e controlados pelo seu smartphone. Sair da cama para desligar a luz? Isso não será mais necessário. Pedir para o vizinho vigiar a sua casa quando você for viajar? Com uma câmera inteligente, você consegue ver as imagens do seu lar ao vivo, em qualquer lugar do mundo, a poucos cliques de distância.

Esses dispositivos ainda conseguem se comunicar uns com os outros, sendo possível criar automações onde um determina o que o outro deve fazer. Você pode, por exemplo, programar para que no horário que você costuma acordar, as luzes do quarto sejam acesas e a cafeteira comece a fazer o seu café.

Isso é possível graças à tecnologia IoT, que como o próprio nome já diz, integra os aparelhos à rede da sua casa e aos assistentes virtuais. Utilizando inteligência artificial, esses softwares são capazes de entender ordens, executando as tarefas que são solicitadas.

Como será a casa do futuro?

Como destacado anteriormente, a casa do futuro não será apenas um local físico onde as pessoas dormem, se relacionam e guardam suas coisas. Ela atuará como uma central inteligente, visando tornar as vidas de seus moradores mais prática, cômoda e segura.

Quem não gostaria de contar com robôs que realizam todo o trabalho doméstico enquanto apenas relaxamos e aproveitamos nosso tempo, não é mesmo? Isso tem sido cada vez mais possível. Por que gastar energia e tempo em atividades simples que podem ser automatizadas?

Antigamente, uma casa exigia muitos cuidados, como limpeza, manutenção, sem falar nos esforços para deixá-la segura. Agora, com a automação residencial, nossos lares passam a ser grandes aliados em nossa rotina, tudo graças aos produtos inteligentes e a tecnologia IoT.

O que está por vir com relação a dispositivos de automação residencial?

Já é possível encontrar uma vasta gama de produtos inteligentes, focados em diversos segmentos como segurança, iluminação, entretenimento e energia. E não se preocupe! Não é necessário reformar toda a sua casa para deixá-la inteligente, afinal esses produtos operam por internet sem fio e possuem fácil instalação e uso.

A automação residencial já é uma realidade, e deve cada vez mais impactar positivamente as nossas vidas. Espera-se que ao longo do tempo surjam novos itens, para que tenhamos mais praticidade em nossas rotinas domésticas.

Você pode hoje mesmo modernizar a sua casa com aparelhos inteligentes. Acesse nosso site e conheça a linha Izy Casa Inteligente, da Intelbras.

Links: Grupo Binario, Block Time, Intelbras